PENSAMENTO DO DIA
PENSAMENTOS e FILOSOFIA

MAIO de 2005


www.nossosaopaulo.com.br

Voltar ao Atual

02/Maio/2005:

“ MÁXIMAS DA FILOSOFIA - 101 ”

“ Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos
fragmentos de futuro em que a alegria seja servida como
sacramento, para que as crianças aprendam que o
mundo pode ser diferente. Que a escola,
ela mesma, seja um fragmento do
futuro... ”

( Rubem Alves - Biografia - 1933/*** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

03/Maio/2005:

“ LIBERDADE DE IMPRENSA ”

“ (...) No Dia da Liberdade de Imprensa, prestemos homenagem aos que tombaram, vítimas dos perigos inerentes à sua vocação. Saudamos a coragem e dedicação dos jornalistas que enfrentam riscos e a barbárie pura e e simples para exercer o seu direito de procurar e dizer a verdade. E lembramos, especialmente aos Governos, que o direito de “procurar, receber e difundir informações e idéias por qualquer meio de expressão” está consagrado no artigo 19° da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A censura, a repressão da informação, a intimidação e a interferência são uma negação da democracia, um obstáculo ao desenvolvimento e uma ameaça à segurança de todos (...) click aqui e leia a íntegra. ”

( Kofi Annan - Biografia - 1938/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

04/Maio/2005:

“ FRASES PARA O SEU DIA-A-DIA 7 ”

“ Caminhar sem rumo é, no mínimo, saudável. ”

( Bruno Calil Fonseca - Biografia - 1963/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

05/Maio/2005:

“ MORRER SE PRECISO FOR. MATAR, NUNCA! ”
- Marechal RONDON -

“ Os índios do Brasil, arrancados à voraz exploração dos impiedosos seringueiros, amparados pelo SPI (Serviço de Proteção ao Índio) em seu próprio habitat, não ficarão em reduções, nem em aldeamentos adrede preparados. Assistidos e protegidos pelo governo republicano, respeitados em sua liberdade e independência, nas suas instituições sociais e religiosas, civilizar-se-ão espontaneamente, evolutivamente, mediante educação prática que, por imitação, recebem. ”

Paul Claudel - poeta francês: "Rondon, esta alma forte que se interna pelo sertão, na sublime missão de assistir o selvagem, é uma das personalidades brasileiras que mais me impressionaram. Rondon dá-me a impressão de uma figura do Evangelho".

( Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon - Biografia - 1865/1059 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

06/Maio/2005:

“ OS SONHOS: CONTEÚDO MANIFESTO E CONTEÚDO LATENTE ”
- Significados conscientes e subconscientes -

“A vida psíquica dá sentido e coloração afetivo-sexual a todos os objetos e a todas pessoas que nos rodeiam e entre os quais vivemos. Por isso, sem que saibamos por que desejamos e amamos certas coisas e pessoas odiamos e tememos outras. As coisas e os outros são investidos por nosso inconsciente com cargas afetivas de libido.

É por esse motivo que certas coisas, certos sons, certas cores, certos animais, certas situações nos enchem de pavor, enquanto outras nos enchem de bem-estar, sem que o possamos explicar. A origem das simpatias e antipatias, amores e ódios, medos e prazeres desde a nossa mais tenra infância, era geral nos primeiros meses e anos de nossa vida, quando se formaram as relações afetivas fundamentais e o complexo de Édipo.

Essa dimensão imaginária de nossa vida psíquica - substituições, sonhos, lapsos, atos falhos, prazer e desprazer com objetos e pessoas, medo ou bem-estar com objetos ou pessoas, indica que os recursos inconscientes para sugerirem indiretamente á consciência possuem dois níveis: o nível do conteúdo manifesto (escada, mar e incêndio, no sonho; a palavra esquecida e a pronunciada, no lapso; pé torcido ou objeto partido, no ato falho) e o nível do conteúdo latente, que é o conteúdo inconsciente real e oculto (os desejos sexuais).

Nossa vida normal se passa no plano de conteúdos manifestos e, portanto, no imaginário. Somente uma análise psíquica e psicológica desses conteúdos, por meio de técnicas especiais (trazidas pela psicanálise), nos permite decifrar o conteúdo latente que se dissimula sob o conteúdo manifesto. ”

( Sigmund Freud - Biografia - 1856/1939 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

08/Maio/2005:

“ OS FILHOS NÃO PODEM ESPERAR ”
- Children Won't Wait -

“Há um tempo de abraçá-los bem forte e contar-lhes as mais belas histórias que conhecemos...

Há um tempo de deixar os pratos na pia, para balançá-los no parque,
Apostar uma corrida, fazer desenhos, apanhar uma borboleta e dar a eles uma amizade alegre...
Porque os filhos não podem esperar ! ”

( Helen Young - Biografia - 1911/2002 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

09/Maio/2005:

“ A IMPORTÂNCIA DO FOCO NAS REALIZAÇÕES ”

“As criaturas mais fortes, concentrando a sua energia num objeto único, realizam grandes coisas, ao passo que o homem mais forte e mais hábil que não saiba economizar suas forças, gastando-as em muitas coisas, não realiza nenhuma! ”

( Thomas Carlyle - Biografia - 1795/1881 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

10/Maio/2005:

“ A VERDADEIRA JUSTIÇA ”

“É belo ser-se justo. Mas a verdadeira justiça não permanece sentada diante da sua balança, a ver os pratos a oscilar. Ela julga e executa a sentença. ”

( Romain Rolland - Biografia - 1866/1944 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

11/Maio/2005:

“ A LIDERANÇA ”

“A liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de o fazer. ”

( Harry Truman - Biografia - 1884/1972 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

12/Maio/2005:

“ HOMENS POBRES E LENTOS ”

“ Estamos convencidos de que a mudança histórica em perspectiva provirá de um movimento de baixo para cima, tendo como atores principais os países subdesenvolvidos e não os países ricos; os deserdados e os pobres e não os opulentos e outras classes obesas; o indivíduo liberado, partícipe das novas massas, e não o homem acorrentado; o pensamento livre e não o discurso único. Os pobres não se entregam e descobrem a cada dia formas inéditas de trabalho e de luta; a semente do entendimento já está plantada e o passo seguinte é o seu florescimento em atitudes de inconformidade e, talvez, rebeldia. ”

( Prof. Milton Santos - Biografia - 1926/2001 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

13/Maio/2005:

“ SOBRE OS ESCRAVOCRATAS ”

“ Ter escravos não é nada, mas o que se torna intolerável é ter escravos chamando-lhes cidadãos. ”

( Denis Diderot - Biografia - 1713/1784 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

16/Maio/2005:

“ A MAIS HONROSA OCUPAÇÃO DA MULHER ”

“ A mais útil e honrosa ciência e ocupação da mulher é a ciência dos cuidados domésticos. ”

( Michel Eyquem de Montaigne - Biografia - 1533/1592 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

17/Maio/2005:

“ COMUNICAR-SE ”

“Em suma, todo o problema da vida é este: como romper a própria solidão, como comunicar-se com os outros.”

( Cesare Pavese - Biografia - 1908/1950 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

18/Maio/2005:

“ O VIDRO E A FELICIDADE ”

“A felicidade é como o vidro; tem, como ele, o brilho e a fragilidade. ”

( Públio Siro - Biografia - 85/43 a.C. )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

19/Maio/2005:

“ RARAMENTE LEMOS UM LIVRO QUE NOS DÃO ”

“Raramente lemos um livro que nos dão; e poucos nos são dados. A maneira de espalhar uma obra é vendê-la a um preço baixo. Pois ninguém comprará algo ainda que custe apenas cêntimos, se não tiver a intenção de lê-la.”

( Samuel Johnson - Biografia - 1709/1784 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

20/Maio/2005:

“ OS DESASTRES DO GRANDE ALMIRANTE ”

“ (...) Ainda durante a terceira viagem à América, Cristóvão Colombo regressa a Espanha sob prisão. Será depois ilibado das acusações. Faz ainda uma quarta viagem em 1502. Escreve aos Reis Católicos, lamenta-se:

- Era jovem quando ofereci os meus serviços a Vossas Majestades. Agora os meus cabelos são brancos e o meu corpo é débil. Tudo o que meus irmãos e eu mesmo possuímos, foi-nos tomado e vendido, inclusive o meu manto, o que grandemente ofendeu a minha honra. Não creio ter sido o acontecimento ordem de Vossas Majestades. A restauração da minha honra e a restauração das minhas perdas, assim como o castigo dos que provocaram tais injustiças, somente poderão engrandecer, mais uma vez, Vossas Majestades. (...) Debruçado sobre a minha dor, ferido e aguardando quotidianamente a morte, cercado por um milhão de selvagens hostis e cruéis, privado dos Sacramentos da Santa Igreja, como ficará abandonada a minha alma assim que ela deixar o meu corpo ! (...) Suplico humildemente a Vossas Majestades que se dignem ajudar-me, se Deus permitir que abandone estas paragens, e me desloque a Roma, e inicie outras peregrinações. Queira a Santíssima Trindade proteger vossas vidas e vossos bens.
( Escrita nas Índias, na ilha da Jamaica, a sete de Julho de mil quinhentos e três)

Afinal, sempre fora encontrado ouro nas Índias Ocidentais. Dando o dito por não dito, El-rei D. Fernando dividira o vice-reinado por tantos responsáveis quantos os mais capacitados para aumentarem em tempo mínimo o tesouro da Casa Real, rapinagem. E para isso Messer Colombo não serve, visionários são empecilho...

Regressa a Espanha em 1504. Tenta reaver o vice-reinado que lhe fora prometido... não consegue. Morre em Valladolid, a 20 de Maio de 1506. Pobre, Esquecido e Abandonado por todos. Inclusive pelo Anjo.”

( Fernando Correia da Silva / Cristóvão Colombo - Biografia - 1451/1506)
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

23/Maio/2005:

“ MMDC ou MMDCA”

“ Na noite de 23 de maio de 1932, houve tumulto no centro de São Paulo. Na Praça do Patriarca, a população foi chamada para seguir até a sede do Partido Popular Paulista (PPP), fiel a Getúlio Vargas, na Praça da República.

Dentro do prédio, os legalistas, como eram chamados, resistiram. Como os revolucionários não conseguiam entrar, chegaram duas escadas para que os populares invadissem. Um jovem subiu e tomou um tiro. Mais quatro tentativas frustradas, resultando em cinco mortos: Martins, Miragaia, Drausio, Camargo e Alvarenga. O último faleceu 81 dias depois, sendo esquecido por muito tempo. No dia seguinte ao tumulto, num jantar no restaurante Posilipo, foi fundado o MMDC, grupo que exerceu um importante papel no episódio de 32. ”

Mário MARTINS de Almeida
31 anos, solteiro, fazendeiro em Sertãozinho.
Nascido em São Manoel-SP. Morto em 23/5/32.

Euclydes Bueno MIRAGAIA
21 anos, solteiro, auxiliar de Cartório em São Paulo.
Nascido em S. José dos Campos-SP. Morto em 23/5/32.

DRÁUSIO Marcondes de Souza
14 anos, ajudante de farmácia em S. Paulo.
Nascido em São Paulo-SP. Morto em 28/5/32.

Antonio Américo de CAMARGO Andrade
30 anos, casado, 3 filhos, comerciário em São Paulo.
Nascido em São Paulo. Morto em 23/5/32.

Orlando Oliveira ALVARENGA
33 anos, casado, um filho.
Nascido em Muzambinho- MG, em 18/12/1899.

( MMDCA - Revolução Constitucionalista - 1932 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

24/Maio/2005:

“ TEMOS VAGAS ”

“ 'Há vagas no comércio, mas os lojistas enfrentam dificuldades para encontrar profissionais de venda com talento e experiência'. Essa frase faz parte de uma reportagem jornalística e está intimamente ligada a excelência no atendimento e ao relacionamento com os clientes. Vendas, essa verdadeira arte milenar, exige cada vez mais conduta ética, competência técnica e habilidade eclética. Mas, quais seriam as razões que estariam levando os empresários a exigirem elevada qualificação profissional de seus funcionários?
Entre elas destacamos a maior exigência por parte dos consumidores, a revolução tecnológica, o novo estilo de vida gerado pela crescente participação da mulher no mundo dos negócios, os 'efeitos colaterais' da globalização, o aumento da concorrência e a perda do poder aquisitivo provocada pela escalada do desemprego. Somam-se, ainda, o impacto da carga tributária e as altas taxas de juros, reduzindo a margem de lucratividade das empresas.

Com todos esses desafios no horizonte, os candidatos às vagas disponíveis terão que superar a expectativa da empresa contratante. Além da qualificação profissional, que permite comunicar-se adequadamente com os clientes, o vendedor deve revelar valores subjacentes, tais como: humildade para 'ser um eterno aprendiz', criatividade no desenvolvimento do processo de associação de idéias, habilidade no relacionamento interpessoal e solidariedade para trabalhar em equipe. Acrescente-se a percepção de que o mundo é dos curiosos. As vendas, nos dias de hoje, dependem de uma série de valores-chave, tais como a credibilidade, produtos ou serviços de excelente qualidade, sistema diferenciado de atendimento ao cliente e gestão inovadora.

Não podemos nos esquecer do preço, planos de pagamento, prazo de entrega e serviços complementares, como os oferecidos pelos shopping centers através da enorme concentração de ofertas. Pós-vendas é alavanca para a fidelização. Já não basta vender, é preciso conquistar a mente do cliente – lugar onde não cabem dois primeiros colocados. O marketing – 'que não é uma batalha de produtos, mas uma guerra de percepção'– nos leva a concluir que o diferencial entre o fracasso e o sucesso de uma empresa, encontra-se no SEG - sistema de excelência da gestão – um conjunto de estratégias, políticas e normas de procedimento, que devem ser compartilhadas, apaixonadamente, por todos os dirigentes e funcionários.

Evidência exemplar dessa nossa afirmação está no setor da aviação, onde empresas – com elevado conceito e muita experiência amargam prejuízos, enquanto outras mais novas festejam lucros e crescente participação no mercado. Detalhes sobre esse segmento têm sido destaque em todos os meios de comunicação. O curioso é que os aeroportos são os mesmos, os fabricantes dos aviões também, o espaço aéreo idem, a tripulação tem a mesma formação técnica restando, naturalmente, o sistema de excelência da gestão. A variabilidade, a perecibilidade, a intangibilidade e a inseparabilidade, características essenciais da prestação de serviços, exigem que o processo de melhoria da qualidade faça da inovação o fator que excede a expectativa do cliente, encantando-o.

A empresa pode perder uma venda, pode até perder um cliente, mas nunca deve perder a sua identidade – um de seus dois patrimônios intocáveis - a sua marca. O outro? Os seus recursos humanos. Tanto para os apaixonados por vendas como para os que sonham com uma carreira bem-sucedida, lembramos um pouquinho da genial estilista – Gabrielle 'Coco' Chanel – (1883-1971): 'Eu criei um estilo de vida para o mundo inteiro; Não há nada que se assemelhe.' Ela, nos anos 1920, liberou as mulheres do uso de corpetes introduzindo uma moda feminina elegante, confortável e casual, dando às mulheres a possibilidade de rir e comer, sem necessariamente desmaiar.”

( Faustino Vicente - Biografia - 1935/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

25/Maio/2005:

“ OS GRANDES HOMENS ”

“ Há grandes homens que fazem com que todos se sintam pequenos. Mas o verdadeiro grande homem é aquele que faz com que todos se sintam grandes. ”

( Gilbert Keith Chesterton - Biografia - 1874/1936 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

26/Maio/2005:

“ LEMBRANÇAS ”

“As melhores histórias jamais serão escritas,
Assim como os melhores momentos jamais retornarão.

Por isso, quanto estiveres feliz, tire o máximo desta felicidade.
Pois o tempo arrastará tudo, e só ficarão as
Lembranças. ”

( Alceu Malossi - Biografia - 1935/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

27/Maio/2005:

“ AGRADAR AO OPOSITOR ”

“Agradar ao opositor é como uma faca de dois gumes: ou leva ao ridículo ou neutraliza muitos atos desvairados. Então, vale a pena arriscar !!! ”

( Bruno Calil Fonseca - Biografia - 1963/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

30/Maio/2005:

“ EDUCAÇÃO E JUSTIÇA ”

“A vida se constitui num privilégio, algo maravilhoso que desde o seu início mostra ao homem a sua complexidade, em determinado momento e às vezes, inexplicável. Sabemos que o homem é capaz de trilhar o caminho do bem ou do mal, ou seja, o comportamento humano é circunstancial. Desde os primórdios que o homem se adapta às circunstâncias, no entanto, essa adaptação está sempre vinculada a interesses. Esses interesses produzem conflitos que, por sua vez, geram prejuízos. Ao explorar sua inteligência o homem achou por bem se auto-organizar, pois, assim seriam criadas normas, regras ou leis que possibilitaria conduzi-los de forma organizada. A partir dessa iniciativa se tornara perceptível o certo e o errado. Ficava estabelecido que, aqueles que desrespeitassem as normas, regras ou leis seriam responsabilizados, pois, do contrário, não teria sentido tal iniciativa. No entanto, nem todos tinham conhecimento do certo ou errado, pois não tinham acesso às informações, assim, se fazia necessário dar publicidade, mas como dar publicidade se a maioria se constituía de ignorantes. Notem que me foi possível desenvolver o raciocínio acima colacionado e, por conta disso, podemos compreender a importância da educação. A educação, talvez, seja tão complexa quanto à própria vida, pois em relação à vida, todos têm, mas não são todos que podem viver bem. Por quê? Porque, na verdade, as normas, regras ou leis não são cumpridas e, às vezes, as cumprem direcionando interesses ao ponto de não gerar conflitos. Os conflitos, às vezes, não são gerados por conta do condicionamento a submissão. A submissão ocorre em face de ausência de expectativas, pois não há possibilidade de se acreditar em alguém.

Os educadores sofrem com a falta de expectativas, uma vez que necessário se faz, por exemplo, educar os jovens mostrando a eles o que é certo e errado. Certa vez, na condição de policial militar ambiental fui há uma escola para desenvolver programa de educação ambiental. O programa (Beija-Flor) era composto de dez horas aula. Na primeira aula, no momento em que me apresentava para 35 (trinta e cinco) alunos da sétima série, percebi que um aluno se posicionava ao fundo e de costas, ou seja, não olhava para frente, mas sim, olhava para a parede ao fundo da sala de aula.

Essa atitude despertou a curiosidade dos demais alunos, pois olhavam para mim como que perguntando, o que o senhor vai fazer? Naquele momento, procurei refletir bastante sobre o que teria levado aquele jovem a tal comportamento. O que teria acontecido na vida dele ou o que não teria acontecido? Uma coisa era certa e me deixava feliz, ele estava na escola e por certo com vontade de aprender. Quem sabe se em conseqüência, no futuro, venha a ter uma vida melhor. Em minha concepção o comportamento desse jovem não tinha conotação de desrespeito, pois eu não sabia o que tinha acontecido na vida dele. Dei prosseguimento até a quinta aula e retornei para o quartel sem fazer comentários. No outro dia retornei a escola para fazer a segunda parte, ou seja, completar as dez horas aula. O aluno se comportou do mesmo jeito, não se manifestando em nenhum momento. Importante esclarecer que, às vezes, me deslocava até o fundo da sala de aula e me colocava em frente ao aluno, nesses momentos, ele permanecia cabisbaixo.

Quando chegamos à última hora aula solicitei aos alunos para que fizessem uma redação, com o tema meio ambiente. Ao final, os alunos entregaram as redações, exceto aquele que se posicionava de costas para mim. Eu tenho certeza absoluta de que jamais esquecerei o conteúdo das redações, bem como aquela escola e aqueles alunos. A maioria das redações enfatizava problemas sociais (emprego, alcoolismo, drogas, habitação) etc. Nos últimos minutos de aula fiz a entrega dos certificados, o que gerou expectativas em relação ao aluno do fundo. Os alunos me perguntavam baixinho: o senhor vai entregar o certificado para ele? Os alunos pegaram os certificados á frente, junto à mesa do professor. Faltava entregar apenas um... o jovem não veio à frente. Fui ao fundo da sala de aula, me posicionei na frente do aluno e disse: por favor, receba o seu certificado. Ele olhou para mim e respondeu: Eu não o mereço, não participei. Foi a primeira vez que ele se manifestou. Olhei para ele e respondi: Você foi o aluno que mais prestou atenção, é com satisfação que faço a entrega desse certificado e espero que tudo de certo em sua vida. Ele respondeu: muito obrigado!

Concluindo: quero ressaltar o quanto é importante preservar o meio ambiente, entretanto, importante esclarecer que a espécie humana deve ter prioridade no contexto. É complicado para o educador passar orientações quanto à necessidade de se respeitar as leis ambientais, para assim preservar a fauna, a flora, a atmosfera e os recursos hídricos, quando a sua frente se apresenta sua própria espécie, degradada pelo não cumprimento de outras leis... Há pessoas no Brasil que detém a ferramenta que possibilitaria justiça social, no entanto, prevalece o individualismo e as decisões são tomadas atendendo a outros interesses.

Em nome da vida... até quando? ”

( Jorge Gerônimo Hipólito - Biografia - 1952/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

31/Maio/2005:

“ A VIRTUDE DO AFORISTA ”

“A excelência dos aforismos não consiste tanto na expressão de algum sentimento raro e abstruso, como na compreensão de algumas óbvias e úteis verdades em poucas palavras. Nós freqüentemente caímos em erros e distrações, não porque os verdadeiros princípios de ação não sejam conhecidos, mas porque, durante algum tempo, eles não são recordados; e o aforista pode, então, ser enumerado justamente entre os benfeitores do gênero humano que contrai as grandes regras da vida em sentenças curtas, que podem ser facilmente colocadas na memória, e serem ensinadas através da lembrança freqüente para que possam ocorrer periodicamente à mente.”

( Samuel Johnson - Biografia - 1709/1784 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

 

 

Pensamento do Dia - Esta página mantém Pensamentos, Filosofia, Negócios e Mensagens de Otimismo.
This page keeps information concerning Philosophy, Thinks and Sublime Optimism Messages.
Portal Nosso São Paulo - www.nossosaopaulo.com.br