PENSAMENTO DO DIA
PENSAMENTOS e NEGÓCIOS

DEZEMBRO de 2004


www.nossosaopaulo.com.br

Voltar ao Atual

01/Dezembro/2004:

“ FRASES PARA O SEU DIA-A-DIA 4”

“ Fantástica é uma vitória imprevista, quando só esperávamos derrota. ”

( Bruno Calil Fonseca - Biografia - 1963/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco !!!

02/Dezembro/2004:

“ NOVOS RECURSOS ”

“ Vitalizemos a potência do servir que se encontra em cada um de nós, lembrando-nos de que novos recursos são dados àqueles que utilizam os recursos e as forças que já possuem. ”

( W. Jack Davis - RI Presidents - PRI 1977/1978 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco !!!

03/Dezembro/2004:

“ BRILHANDO NA ARTE DE PENSAR - 1”

“ A arte de pensar é a manifestação mais sublime da inteligência.
Todos pensamos, mas nem todos desenvolvemos qualitativamente a arte de pensar.
Por isso, freqüentemente, não expandimos as funções mais importantes da inteligência, tais como aprender a se interiorizar, a destilar sabedoria diante das dores, a trabalhar as perdas e frustrações com dignidade, a agregar idéias, a pensar com liberdade e consciência crítica, a romper as ditaduras intelectuais, a gerenciar com maturidade os pensamentos e emoções nos focos de tensão, a expandir a arte da contemplação do belo, a se doar sem a contrapartida do retorno, a se colocar no lugar do outro e considerar suas dores e necessidades psicossociais.

A temporalidade da vida humana é muito curta.
Em poucos anos encerramos o espetáculo da existência. Infelizmente, poucos investem em sabedoria nesse breve espetáculo, por isso não se interiorizam, não se repensam.
Se compararmos a lista dos homens que brilharam em suas inteligências e investiram em sabedoria ao contingente da nossa espécie, ela se torna muito pequena. ”

( Augusto Jorge Cury - Análise da Inteligência de Cristo - 1958/* )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

06/Dezembro/2004:

“ BRILHANDO NA ARTE DE PENSAR - 2”

“ Houve um homem que viveu há muitos séculos e que não apenas brilhou na sua inteligência, mas teve uma personalidade intrigante, misteriosa e fascinante.
Ele conquistou uma fama indescritível, tanto que o Mundo comemora o seu nascimento. Todavia, em detrimento de sua enorme fama, algumas áreas fundamentais da sua inteligência são pouco conhecidas. Ele destilava sabedoria diante das suas dores e era íntimo da Arte de Pensar. Esse homem foi Jesus Cristo.

A personalidade é constituída de muitos elementos. Em síntese, ela se constitui da Construção dos Pensamentos, da Transformação de Energia Emocional, do Processo de Formação da Consciência Existencial (quem sou, como estou, onde estou), da História Inconsciente arquivada na memória e da Carga Genética.

Aqui convencionarei que a Inteligência é a manifestação da Personalidade diante dos estímulos do mundo psíquico, bem como dos ambientes e das circunstâncias em que uma pessoa vive. Todo ser humano possui uma inteligência, mas nem todos desenvolvem suas funções mais Importantes.

Interpretar a história é uma das tarefas intelectuais mais complexas: é RECONSTRUIR a história e não resgatá-la de maneira pura. Reconstruir os fatos, ambientes e circunstâncias do passado é um grande desafio e, se o leitor tentar resgatar as experiências mais marcantes da sua história, verificará que esse resgate, freqüentemente, REDUZ a dimensão das DORES e dos PRAZERES vividos no passado. ”

( Augusto Jorge Cury - Análise da Inteligência de Cristo - 1958/* )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

07/Dezembro/2004:

“ AO NOSSO ALCANCE ”

“ Uma sala pode estar escura, porque o SOL não está brilhando,
ou porque os vidros da janela estão sujos.

É claro que não se pode fazer brilhar o SOL,
mas pode-se lavar os vidros da janela.

Não nos desanimemos com o que não podemos fazer,
mas façamos aquilo que estiver ao nosso alcance. ”

( Morio Hasegawa - Cartilha Rotária - )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

08/Dezembro/2004:

“ A HORA PERDIDA ”

“ Perdeu-se ontem, entre o nasceu e o por-do-sol,
uma hora adornada com sessenta minutos resplandescentes;
não se oferece gratificação para quem achá-la,
porque está eternamente perdida... ”

( Desconhecido - xxxx - se conhecer o autor(a), informe-nos )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

09/Dezembro/2004:

“ A BASE DE TODO TRATAMENTO ”

“ Toda doença é uma mensagem direta dirigida a você,
lhe dizendo que não tem amado quem você é,
nem se tratado com carinho a fim de ser você mesmo.
Essa é a BASE de todo o tratamento. ”

( Barbara Ann Brenan - Mãos de Luz - )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

10/Dezembro/2004:

“ ESCREVO PORQUE... ”

“ Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo, a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro... ”

( Clarice Lispector - Biografia - 1920/1977 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

14/Dezembro/2004:

“ ADOECER ”

“ Tanto se adoece por comer em excesso,
Como se definha à míngua. ”

( Shakespeare - Biografia - 1564/1616 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

15/Dezembro/2004:

“ WALDEN, or LIVE IN THE WOODS ”
A VIDA NOS BOSQUES (trecho)

“ Eu fui aos bosques porque queria viver deliberadamente, enfrentar somente os fatos essenciais da vida, e ver se não podia aprender o que ela tinha a me ensinar, e não, quando viesse a morrer, descobrir que não havia vivido.

Não queria viver o que não fosse vida, viver é tão bom; nem queria praticar a resignação, a menos que fosse realmente necessário.

Eu queria viver profundamente e sorver toda a essência da vida, viver violenta e espartanamente, de forma a derrotar tudo que não fosse vida, e reduzi-la aos seus mais simples termos e, se isso se provasse pobre, porque então alcançar a sua miséria completa e genuína, e anunciar esta miséria ao mundo; ou, se fosse sublime, conhecer de experiência, e ter condições de dar um relato fiel disto em minha próxima excursão. ”

( Henry David Thoreau - Biografia - 1817/1862 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

16/Dezembro/2004:

“ WALDEN, or LIVE IN THE WOODS ”
A VIDA NOS BOSQUES (trecho)

“ A natureza está, a todo momento, se esforçando ao máximo para o nosso bem. ”

( Henry David Thoreau - Biografia - 1817/1862 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

17/Dezembro/2004:

“ AS DOENÇAS E O REEQUILÍBRIO ”

“ De fato, todas as vezes que o nosso corpo apresenta alguma 'mazela', isto deve ser tomado como um sinal de que alguma coisa não está bem.

E, de uma forma ou de outra, isso é patrocinado, gerado ou acalentado por nós mesmos, pelo que devemos observar as doenças como 'Sinais de Alerta' e não como um mal em si, pois, se sabemos que algo está desequilibrado e não nos sentimos bem com isso, devemos procurar o REEQUILÍBRIO e não ficarmos a maldizer o veículo sinalizador. ”

( Jacob Melo - Biografia - 1952/*** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

21/Dezembro/2004:

“ SABORES E VALORES DO NATAL ”

“ Embora estejamos vivendo uma das épocas mais brilhantes da história da humanidade, em termos de descobertas científicas e de invenções tecnológicas, precisamos estar atentos para que esses fatos, que aproximam as distâncias, não nos levem à 'distanciar as proximidades'. Essas transformações derrubaram barreiras e ampliaram fronteiras, impactando o nosso cotidiano e transformando o nosso estilo de vida. A evolução deixou como herança um profundo abismo entre a ilha de ricos e o oceano de pobres.

Esta abordagem no final de ano, que é o período em que o espírito de solidariedade é mais abrangente, e envolvente, é oportuna para uma reflexão sobre a nossa caminhada pessoal, profissional e social. As organizações devem analisar, além da frieza dos números contábeis, qual foi o saldo do balanço social da sua trajetória. A fraternidade universal deve ser desenvolvida de forma incondicional, independentemente de raça, credo religioso ou condição social, pois além de atender as necessidades materiais, mínimas e dignas para a sobrevivência das pessoas, deve abranger todas as demais carências físicas e emocionais, que pelo seu aspecto democrático atingem homens e mulheres, pobres e ricos, brancos e negros, crianças e idosos. Educação e saúde, de excelente qualidade, representam o alicerce da promoção humana.

Movimento exemplar de grande destaque no mundo atual, é o que leva o nome de responsabilidade social, voluntariado ou Terceiro Setor. O marketing social, que abriga essa tendência, tem sido responsável pelo despertar da percepção das pessoas em partilhar o mais precioso tesouro da nossa era - o conhecimento - certidão de nascimento da cidadania.

Para que os 'sabores' do NATAL deixem de ser efêmeros e passem a agregar valores ao nosso relacionamento interpessoal, basta observarmos o que a natureza insiste em nos mostrar: ela segue um modelo semelhante ao genuíno sentimento natalino. Quando um ganso bate as asas, cria uma área de sustentação para a ave que voa logo atrás. Voando em formação 'V', todos do bando tem um desempenho 71% melhor do que teriam se voassem separados. Pessoas que compartilham dons, competências e habilidades podem atingir suas metas mais rápido e facilmente. Sempre que um ganso sai da formação, sente subitamente a resistência do ar ao tentar voar sozinho. Rapidamente, volta para a formação, aproveitando o movimento da ave imediatamente à sua frente.

Se tivermos o mesmo comportamento dos gansos, permaneceremos em formação com aqueles que comungam com os nossos princípios e nos disporemos a aceitar a sua ajuda, assim como prestar a nossa colaboração aos outros. Quando um ganso líder se cansa, ele passa para trás e, imediatamente, outro assume o seu lugar, voando para a posição da ponta. É preciso sistematizar o revezamento das tarefas pesadas e dividir a liderança. As pessoas, assim como os gansos, são dependentes umas das outras.

Os gansos de trás, na formação, grasnam para motivar os da frente e aumentar a velocidade do grupo. Incentivos e estímulos são indispensáveis quando queremos manter ou melhorar a qualidade e o ritmo dos trabalhos em equipe. Quando um ganso fica doente e fraco, ou é abatido, dois gansos saem da formação 'V' e seguem-no para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que ele esteja apto para voar, ou até que acabe morrendo. Só assim, eles voltam ao procedimento normal, com outra formação, ou vão atrás de outro bando. Se nós tivermos a solidariedade que os gansos demonstram, também estaremos ao lado das pessoas que estejam vivendo momentos difíceis.

Concluímos que, através do comportamento dos gansos, a natureza tem sido incansável em sinalizar que - AMAR AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO - é o único caminho que poderá conduzir os povos à tão sonhada 'terra prometida': a PAZ MUNDIAL !!! ”

( Faustino Vicente - Biografia - 1935/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

22/Dezembro/2004:

“ A FELICIDADE ”

“ A felicidade dos bons espíritos consiste em conhecer todas as coisas, não sentir ódio, nem ciúme, nem inveja, nem ambição, nem qualquer das paixões que desgraçam os homens. ”

( Allan Kardec - Biografia - 1804/1869 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

23/Dezembro/2004:

“ O AMOR ”

“ O amor é um mestre admirável que nos ensina a sermos o que nunca fomos;
e, muitas vezes, com as suas lições, muda completamente,
num instante, os nossos costumes. ”

( Moliere - Jean Baptiste Poquelin - 1622/1673 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

27/Dezembro/2004:

“ O CORPO E A ALMA ”

“Se a cabeça e o corpo devem andar bem, deveis começar por curar a alma; esta é a primeira coisa (...) o grande erro de nossa época no tratamento do corpo humano é que os médicos separam a alma do corpo. ”

( Platão - Biografia - 427/347 a.C. )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

28/Dezembro/2004:

“ A PAIXÃO ”

“A paixão nos torna tolos e vulneráveis. Mas ser genial e correto o tempo todo é tão monótono!”

( Regina M. Azevedo - Biografia - ***/*** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

30/Dezembro/2004:

“ AS CERTEZAS ”

“De tudo ficaram três coisas:
A certeza de que estamos começando,
a certeza de que é preciso continuar
e a certeza de que podemos ser interrompidos
antes de terminar.

Façamos da interrupção um caminho novo.
Da queda um passo de dança,
do medo uma escada,
do sonho uma ponte,
da procura um encontro ! ”

( Fernando Sabino - Biografia - 1923/2004 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

 

Pensamento do Dia - Esta página mantém Pensamentos, Filosofia, Negócios e Mensagens de Otimismo.
This page keeps information concerning Philosophy, Thinks and Sublime Optimism Messages.
Portal Nosso São Paulo - www.nossosaopaulo.com.br