PENSAMENTO DO DIA
PENSAMENTOS e FILOSOFIA

ABRIL de 2005


www.nossosaopaulo.com.br

Voltar ao Atual

01/Abril/2005:

“ AS LIMITAÇÕES DA EMOÇÃO HUMANA ”

“ Ninguém consegue preservar qualquer forma de prazer nos mesmos níveis por muito tempo. Ao longo dos anos, devido ao processo da psicoadaptação, o amor diminui invariavelmente de intensidade e, se houver sucesso, será possível substituí-lo paulatinamente pela amizade e pelo companheirismo.

A psicoadaptação é um fenômeno inconsciente que faz diminuir a intensidade da dor ou do prazer ao longo da exposição de um mesmo estímulo.

A energia emocional não é estática, mas dinâmica. Ela se organiza, se desorganiza e se reorganiza num fluxo vital contínuo e ininterrupto. Nossa capacidade de amar é limitada. Amamos com um amor condicional e sem estabilidade. As frustrações, as dores da existência, as preocupações cotidianas sufocam os lampejos de amor que possuímos. Portanto, o segredo do limitado amor humano nem sempre está em conquistá-lo, mas em cultivá-lo.

Apesar de todas as limitações da emoção em criar, viver e cultivar uma esfera de amor, amar é uma das necessidades vitais da existência.
Quem ama vive a vida intensamente.
Quem ama extrai sabedoria do caos.
Quem ama tem prazer em se doar.
Quem ama aprecia a tolerância.
Quem ama não conhece a solidão.
Quem ama supera as dores de existência.
Quem ama produz um oásis no deserto.
Quem ama não envelhece, ainda que o tempo lhe sulque o rosto.

O amor transforma miseráveis em ricos. A ausência do amor transforma ricos em miseráveis.
O amor é uma fonte de saúde psíquica. O amor é a expressão máxima do prazer e do sentido existencial. O amor é a experiência mais bela, poética e ilógica da vida.

Cristo discursava sobre a revolução do amor ... ”

A fita VHS da palestra "Treinando a Emoção para ser Feliz", do Dr. Augusto Jorge Cury, continua à disposição dos interessados - CLICK AQUI (R$30 + R$5 do Correio).

( Dr. Augusto Jorge Cury - Biografia - 1958 /*** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

04/Abril/2005:

“ A MORTE ”

“ A implacável morte pisa com igual pé o majestoso palácio e a humilde cabana do pobre. Nem as honras, as riquezas, ou os prazeres, nem o abril valente da juventude, nem a beleza e delicadeza do sexo, ou a força atlética do homem forte podem alongar a sua existência sobre a terra. Só a virtude é capaz de encher o vazio que a fama deixa nas ações dos homens bons. ”

( Bruno Calil Fonseca - Biografia - 1963/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

05/Abril/2005:

“ ESTAR MORTO ”

“Quando se afirma que as pessoas mais sensíveis são, afinal de contas, as mais felizes, ocorre-me o provérbio Hindu: Estar sentado é melhor do que estar de pé, deitado melhor do que sentado, e ainda melhor do que tudo isso é estar morto. ”

( Sébastien-Roch Nicolas Chamfort - Biografia - 1741/1794 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

06/Abril/2005:

“ COMO DERROTAR O SEU ADVERSÁRIO ”

“Paciência - certamente será um ingrediente que não deve faltar ! Se for agredido, insultado, vilipendiado, se lançarem algumas pedras em sua direção, cuspe e outros maus-tratos em sua campanha, permaneça impassível, pois, ao final o seu adversário baterá em retirada, cansado, vencido e humilhado. E com certeza carregará consigo a dose dupla e amarga da inveja e do ódio, pois, não aceitando e não rivalizando com o dissipador do mau, não recebemos a carga negativa atirada e esta permanecerá com ele, que a cada dia terá uma bagagem maior e mais pesada de inconvenientes males. ”

( Bruno Calil Fonseca - Biografia - 1963/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

07/Abril/2005:

“ O ÊXITO ”

“Unir-se é o ponto de partida. Permanecer juntos, progredir, trabalhar ombro a ombro, o êxito. ”

( Henry Ford - Biografia - 1863/1947 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

08/Abril/2005:

“ FALHAS x MÉRITOS ”

“Há pessoas que meditam nas falhas dos amigos, e com isso não se ganha nada. Por mim, tenho sempre considerado os méritos dos meus adversários e tenho me dado muito bem. ”

( Goethe - Johann Wolfgang von Goethe - 1749/1832 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

11/Abril/2005:

“ SURPREENDER ”

“ A alegria e a beleza de viver estão intimamente ligadas ao fato de que a vida pode surpreender você. ”

( Frank Herbert - 'Biografia' - 1920/1986 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

12/Abril/2005:

“ CASTELOS NO AR ”

“ Se construístes castelos no ar, não te envergonhes deles; estão onde deveriam estar. Agora, constrói os alicerces. ”

( Henry David Thoreau - 'Biografia' - 1817/1862 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

13/Abril/2005:

“ CRITÉRIO INFALÍVEL PARA CONHECER A VERDADE ”

“Temos um critério infalível para o conhecimento da pura verdade. Temos esse critério nas perfeições infinitas do Criador. Tudo que as exaltar é pura verdade. Tudo que as rebaixar é pura mentira. ”

( Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti - 'Biografia' - 1831/1900 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

14/Abril/2005:

“ A VITÓRIA ”

“A vitória é a glória de muitos, porém, é a satisfação do egoísmo de poucos. ”

( Bruno Calil Fonseca - Biografia - 1963/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

15/Abril/2005:

“ OS GUIAS DA ALMA ”

“Os cinco sentidos são os guias da alma. ”

( Leonardo da Vinci - Biografia - 1452/1519 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

18/Abril/2005:

“ ETERNO PROVISÓRIO ”

“ Nossa vida é um eterno provisório. Isso de esperar o advento duma era de paz e prosperidade é tolice da grande. O mundo é eternamente guerra e desordem. ”

( Monteiro Lobato - Biografia - 1882/1904 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

19/Abril/2005:

“ A CARTA DE GETÚLIO VARGAS ”
- Veja, abaixo, nosso Comentário: Boletim 005/2005 -

“ Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se novamente e se desencadeiam sobre mim.

Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes. Sigo o destino que me é imposto.
Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais , fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao Governo nos braços do povo.
A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho . A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário-mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar a liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre. Não querem que o povo seja independente .

Assumi o Governo dentro da aspiral inflacionária que destruía os valores de trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. Na declaração de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se o nosso principal produto. Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia a ponto de sermos obrigados a ceder.

Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida . Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado. Quando a fome bater a vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos. Quando vos vilipendiarem, sentireis no meu pensamento a força para a reação.
Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta
.

Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com o perdão. E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém . Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate.

Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história . ”

( Getúlio Vargas - Biografia - 1883/1954 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

!!! LIBERDADE PARA PENSAR E AGIR - Nº 05/2005 !!!
- NOSSO COMENTÁRIO SOBRE A CARTA DE GETÚLIO -

" Nesta data festiva, quando comemoramos o aniversário de nascimento de um Grande Patriota Brasileiro, Getúlio Vargas, vemos que ele cometeu muitos erros, como todos nós cometemos, mas também acertou bastante, e mais importante que os erros e acertos: sempre se mostrou um amante convicto deste nosso BRASIL, até mesmo na hora da sua morte !!!

Infelizmente, grande parte do seu trabalho em prol da verdadeira soberania e independência da nossa pátria vem se perdendo..., e pelos mesmos interesses internacionais de outrora, e pelo mesmo tipo de TRAIDORES da PÁTRIA que entregam, dia-a-dia, as nossas riquezas e os filhos desta nação à voracidade dos especuladores internacionais, da mesma forma como Judas entregou o mestre do amor e da sensibilidade ao carrasco.

Sentimos, muitíssimo, constatar que o último desejo de Getúlio até hoje não foi concretizado, porquê o seu amado povo novamente está ESCRAVO, dos braços e o que é pior, do intelecto, tanto de inescrupulosos especuladores nacionais como internacionais, com a conivência dos nossos 'desgovernos' e em total e flagrante desrespeito às nossas próprias leis, à Carta Magna brasileira e à Declaração dos Direitos Humanos da ONU !!! A educação das crianças, viga mestra sobre a qual é erigida a liberdade e o orgulho de um povo está órfã..., a disciplina foi banida dos bancos escolares, e não existe educação sem disciplina !!! Formamos, todos os anos, batalhões de semi-analfabetos, em primeiro e segundo graus, em colégios técnicos e nas faculdades. Jovens que não aprenderam a pensar, que não foram treinados na tríade da ciência (as artes da dúvida, da pergunta e da crítica), que não valorizam o seu país, que não sabem nem bem ler ou escrever no seu próprio idioma, quiçá lutar por seus direitos ou pelos direitos de uma nação...

Quando é que o nosso povo vai conseguir enxergar, no sangue deste grande brasileiro, a chama imortal, e haurir dela a vibração sagrada da coragem para a resistência ??? Quando deixaremos de ser OMISSOS, permitindo que a mentira e a maldade grassem sem nenhuma oposição na Pátria Amada ??? Quando é que teremos a BRAVURA de declarar novamente a nossa INDEPENDÊNCIA e o FIM DA ESCRAVIDÃO no BRASIL ??? Quando é que teremos a OUSADIA e a INTREPIDEZ necessárias para iniciar uma luta sem tréguas contra a ESPOLIAÇÃO DO BRASIL e dos BRASILEIROS, seja por grupos nacionais ou internacionais ???

Temos a história em nossas mãos... em cada nova ELEIÇÃO... !!! Vamos DEMITIR sumariamente os traidores, os mentirosos, os espoliadores e substituí-los, um-a-um, por homens e mulheres melhores, por verdadeiros governantes . Se fizermos isso, sem a necessidade de nenhum tiro, ao cabo de alguns anos estaremos vivendo num país maravilhoso, do qual poderemos nos orgulhar perante os nossos filhos e netos !!!

Já se passaram mais de 50 anos da morte de Getúlio e continuamos adormecidos !!! O Gigante Adormecido !!!
Somente o TEMPO, o incansável dominador de homens e civilizações e sempre o melhor conselheiro, saberá como vai terminar esta história brasileira !!!

( Eng. Celio Franco - Biografia - 1959/*** )

OPINIÃO DO LEITOR:

19/Abril/2005
Caro Companheiro Celio,

Oportuno o teu lembrete sobre a data de passagem de Getúlio Vargas. Também, concordo com a tua avaliação inicial de que erros e acertos foram cometidos por este personagem da nossa história e, o que de bom foi implantado, deve ser mantido e aperfeiçoado.

Infelizmente, temos sido reféns de intenções externas que nos obrigam a "dançar conforme a música" das orquestras internacionais e não temos procurado valorizar as nossas riquezas, nosso povo e nossas tradições.

Talvez por sermos uma Nação formada por vários povos, não temos uma enraizada tradição cívica e de amor ao que é nosso e, cultuamos valores que não são da nossa lavra.

É sempre bom fazermos estes libelos e, em especial, levar esta mensagem aos jovens, que pouco conhecem ou sabem da nossa história e da construção deste Pais continente.

A carta testamento é, sempre, impactante pois traz uma mensagem de alerta que não soubemos entender até agora e continuamos escravos em um país livre, pobres em um pais rico, famintos em um pais celeiro do mundo.

É preciso paciência para consertar esta situação e, como você bem disse, escolha correta dos que formulam leis e detêm o poder. Isto é difícil em um Pais de pouca instrução geral, em que favores são moeda de troca e vantagens são ideal de vida...

Mas, por outro lado, vejo cada vez mais isto sendo discutido em várias esferas e não mais só em ambientes intelectualizados e elitizados. A elite, por sinal, não quer mudar o "status quo" das suas receitas e nada quer abrir mão do que tem ( Deus sabe como o conseguiram ) e, assim, fica difícil melhor dividir o bolo.

Se neste ambiente ainda houver os véus de matizes esquerdistas e partidários, então, nada vai acontecer a não ser inverter o lado da balança e tudo ficará como estava, só que mudam os beneficiários das benesses do poder.

Temos um longo caminho a percorrer e só vejo solução a médio prazo ( três décadas, por exemplo ) se nos voltarmos para a educação de boa qualidade extensiva a todas as crianças e jovens em todos os níveis ( a exemplo do que ocorre na Coréia do Sul ) e sanearmos os gastos públicos para que, finalmente, sobrem recursos para tal investimento.

Com essa gente que aí está, fica difícil, já que, a exemplo da elite dominante, eles não querem abrir mão de nada. É preciso rever as leis, que são mal formuladas, o judiciário que é lento, só acessível aos ricos e a saúde pública que é uma calamidade.

O ambiente é semelhante ao descrito pelo ex-presidente, só que muito mais complexo do que o vivido naquela época. Hoje temos uma dívida maior em todos os níveis e da forma que nossas riquezas são surrupiadas, não vamos poder quitar esta promissória tão cedo.

Se não estancarmos a sangria, o roubo descarado e não defendermos - de fato - as nossas fronteiras, sempre seremos um pais dependente e secundário. Para que isto ocorra, é preciso inteligência e princípios éticos, morais e cívicos, como você bem diz na tua mensagem de hoje.

Temos que fazer a nossa parte e, cada vez mais agir como preconiza a prova quádrupla, procurarmos ser correto em nossas ações e dar exemplo aos que nos rodeiam, divulgar princípios de ética e moral sempre que tivermos a oportunidade, fugir dos exemplos nefastos da midia global, por exemplo, que é agente do interesse capitalista desestabilizante e desagregador.

Há muito o que ser feito e, a exemplo do pequeno pássaro que leva uma gota d´água em seu bico para apagar o incêndio na floresta, temos que fazer a nossa parte.

Grato pela tua mensagem, sempre oportuna e que nos remete à reflexão e revisão de postura e atitude. E, para que não se turve o brilhante conteúdo, tomo a liberdade de fazer um reparo no teu último parágrafo, mude os 100 anos, para 50 anos.

Muito grato pelo momento de reflexão

Receba meu fraternal abraço

Carone - São Paulo - SP

20/Abril/2005:

“ CALA-TE ”

“Quando não puderes elogiar; cala-te. ”

( José Maria Escrivá - Biografia - 1902/1975 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

21/Abril/2005:

“ LIBERTAS QUAE SERA TAMEM”
- Liberdade ainda que Tardia -

“Os dizeres da bandeira dos inconfidentes nunca estiveram tão atuais !!!
A opressão e a espoliação do povo brasileiro, então, consegue ser maior que no período da 'derrama', onde os trabalhadores brasileiros eram obrigados a recolher um quinto dos ganhos em impostos (o quinto dos infernos) aos cofres de Portugal. Hoje, pagamos dois quintos dos ganhos em impostos (dois quintos dos infernos), para um desgoverno que prefere brincar com questões como 'assédio moral' e investir pesado em marketing político, do que trabalhar para resolver as questões básicas da sociedade, tais como emprego, saúde, educação, segurança, moradia, ... Pudera, trabalhar cansa !!!”

( Eng. Celio Franco - Biografia - 1959/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

22/Abril/2005:

“ FRASES PARA O SEU DIA-A-DIA 6 ”

“ A alma clama, a vida chama ! ”

( Bruno Calil Fonseca - Biografia - 1963/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

25/Abril/2005:

“ A BÍBLIA E O CLIMA ORGANIZACIONAL ”

“ Solicitados, numa de nossas palestras, a sugerir a leitura de um livro especial na abordagem de conceitos e práticas sobre clima organizacional, indicamos a Bíblia – o que causou uma certa estranheza – pela equivocada percepção da abrangência e da profundidade desse best-seller cristão – um legítimo manual de Qualidade de Vida. Visão, missão, valores, princípios, normas, procedimento e metas, elementos que ganharam status organizacional no século XX, constam nas Escrituras de forma explícita.

Uma das primeiras referências encontra-se na construção da Arca de Noé. A ordem de serviço veio com todas as especificações técnicas: 'Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora. Deste modo a farás: de trezentos côvados será o comprimento; de cinqüenta, a largura; e a altura, de trinta. Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de altura; a porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um em baixo, um segundo e um terceiro' (Gênesis 6: 14 a 16).

Hoje, produtos e serviços são desenvolvidos obedecendo normas técnicas internacionais, cujos certificados são verdadeiros passaportes para a inserção das empresas nos negócios globalizados. Entre as habilidades gerenciais de Noé destaca-se a sua capacidade de planejamento organizacional, disciplina tática no cumprimento do cronograma, 'ouvido de mercador' frente as provocações dos incrédulos de plantão e a aguçada percepção no aproveitamento das características individuais de cada um dos seus colaboradores. Formou uma equipe, motivou-a, alocou recursos, estabeleceu processos operacionais, distribuiu tarefas, informou o prazo e gerenciou o andamento do projeto. Noé não foi apóstolo da burocracia.

Outro personagem histórico da Bíblia é José do Egito – administrador admirável, (Gênesis 41: 37 a 45) que pode ser comparado a um CEO (Chief Executive Officer - Presidente Executivo) de hoje. Notabilizou-se, principalmente, pela administração do país nos períodos 'das sete vacas gordas e das sete vacas magras' – interpretados como anos de fartura e de escassez. Em termos de relacionamento interpessoal, a vida de José é uma das mais comoventes e atraentes da história.

As vagarosas e silenciosas passadas de Moisés pelo deserto o colocaram na galeria dos protagonistas que agregam valores à gestão de recursos humanos. Dentre os seus desafios destaca-se a complexidade no atendimento das necessidades dos milhares de judeus que liderava a caminho da Terra Prometida. A solução do problema partiu de seu sogro, Jetro, quando lhe disse: 'E tu, dentre todo o povo, procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta e maiorais de dez; para que julguem este povo em todo tempo, e seja que todo negócio pequeno eles o julguem: assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo' (Êxodo, 18: 13 a 26).

Nascia, assim, uma metodologia de descentralização do poder – o 'calcanhar-de-Aquiles' das atividades humanas. Reagimos como democratas, mas agimos como autocratas. Esta é a mais devastadora das causas de desmotivação de funcionários e do desaparecimento prematuro de promissoras lideranças. O clima organizacional das empresas depende, essencialmente, de uma política de recursos humanos que consolide a seguinte prática: dar oportunidades (iguais) para que os funcionários possam revelar e/ou desenvolver o seu potencial. Questionar as idéias, não as pessoas, é a mais eficaz das estratégias para manter a indispensável 'oxigenação' do processo gerencial.

Entendemos que, se lêssemos, refletíssemos e vivenciássemos, com maior freqüência, os ensinamentos contidos na Bíblia, seríamos muito mais felizes e, de quebra, muito mais prósperos. É crer para ver... ”

( Faustino Vicente - Biografia - 1935/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

26/Abril/2005:

“ UMA TRÁGICA AVENTURA ”
Livro Harry Potter na Vida Real
- Capítulo 4 - Parte 01 -

“ 'Uma pessoa inteligente aprende quando erra, uma pessoa sábia aprende quando os outros erram'. ( Augusto Cury )

Ferdinando Magellan era português naturalizado espanhol. Era um homem corajoso, determinado e disposto a conquistar o que ninguém havia alcançado. Certa vez teve um grande sonho. Queria dar a volta ao mundo pelos mares.

A tarefa era muito mais ousada do que conquistar hoje alguns dos planetas que circundam o Sol. Na época, os oceanos guardavam segredos incompreensíveis. O formato da Terra era um mistério. Não havia tecnologia para suportar as tempestades marítimas.

Na alma de Ferdinando pulsava o desejo de explorar o desconhecido. Ele olhava o mar que se estendia diante dos olhos e se encantava com a possibilidade de explorá-lo. Ele sonhava com água e barcos todos os dias. Quanto mais aumentava o desejo de navegar pelo mundo, mais perdia o prazer de andar em terra firme.

Como era marinheiro e tinha influência na corte da Espanha, convenceu o rei a financiá-lo. Seu sonho penetrou na mente do rei e criou raízes no território da sua emoção. Assim, obteve dinheiro necessário para a grande aventura. A maior aventura de um homem de sua época.

No início da expedição, eram cinco barcos e 265 homens dispostos a tudo para alcançar a façanha. Ferdinando gritava: ' O mundo é nosso ! Correremos todos os riscos para conquistá-lo'. Ele incendiava o ânimo dos marinheiros. Eufóricos, todos bebiam vinho e zombavam das ondas do mar. Ao partirem, olhavam para os homens que estavam no porto e se consideravam acima dos mortais.

Todo começo é assim. Quando alguém abre uma empresa, ele e seus empregados ficam animados e sonham com grandes conquistas. Alguns já vêem grandes somas de dinheiro nas mãos sem antes começar a trabalhar.

Do mesmo modo, quando um político ganha a eleição para presidente, alguns ficam tão eufóricos ao seu lado que desprezam os problemas futuros e o tratam como se ele fosse um super-herói. Ser otimista é ótimo, mas o excesso de euforia pode gerar um otimismo exagerado que nos faz míopes para enxergar certas dificuldades. Foi assim com Ferdinando e os homens que o seguiram. Eles não imaginaram os sofrimentos intensos que viveriam. (...) ”

( Dr. Augusto Jorge Cury - Biografia - 1958/*** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

27/Abril/2005:

“ UMA TRÁGICA AVENTURA ”
Livro Harry Potter na Vida Real
- Capítulo 4 - Parte 02 - Ver o Início

“(...) À medida que entravam em alto mar, estavam conscientes de alguns perigos, mas não de alguns graves obstáculos. Estavam preparados para algumas turbulências, mas não para as mais importantes. Os problemas surgiram e Ferdinando, como um líder, os animava a resolvê-los. Sob seu comando, todos controlavam seu desespero e se dispunham a continuar a jornada.

Porém, os problemas aumentaram. A viagem foi longa e, como não haviam técnicas para conservar os alimentos, eles foram se deteriorando e diminuindo. Então chegou a fome que gerou agressividade e atritos entre os navegantes. Tiveram que diminuir a ração diária de comida. Depois chegaram as doenças. Quem delas trataria? Não havia médicos nem medicamentos avançados na época. Depois chegou a tristeza. Abatidos pela fome e debilitados pelas doenças, os marinheiros já não cantavam. Ninguém batia palmas nem tinha espírito aventureiro.

Por fim, chegou a saudade. Os mais jovens lembravam-se da cama gostosa de suas casas e da comida perfumada e quente de suas mães. Os que adoeciam se tornavam um estorvo para os demais. No começo, formavam uma grande família, agora, desprezavam uns aos outros como se fossem estranhos num espaço tão pequeno.

Um homem deve aprender a chorar. Os que choram não represam a sua dor, por isso, aliviam a sua alma. Nos barcos de Ferdinando os que choravam eram tratados como fracos. Ninguém se importava com eles. No continente ficaram os amigos, os filhos, os pais, a namorada, a flor da macieira. No mar estava o desespero de homens que perderam a sensibilidade.

A escola da vida trouxe grandes lições. Foram tão intensas as dificuldades que a aventura se tornou um tormento. O mar ficou pequeno para tanto sofrimento. Se tivessem chance de voltar atrás, a maioria não teria embarcado. Mas, agora, não havia como retornar... Estavam no meio do oceano.

Um dos marinheiros, que estava no barco de Ferdinando, chamado Sancho, ficou muito debilitado. Delirava e dava gritos ensurdecedores que abafavam o burburinho das ondas. Dizia: 'Me levem para casa ! Não me deixem morrer!' Sancho queria beijar seus pais, ver as flores arrebentando na primavera, sentir o cheiro da chuva irrigando a terra seca. Era um belíssimo delírio.

Ferdinando Magellan se aproximou de Sancho e se ajoelhou próximo do seu leito. Balbuciando as últimas palavras, Sancho lhe disse: 'Capitão, leve-me para casa.' Em seguida, fechou seus olhos nos braços de Ferdinando.

O capitão sentiu um nó na garganta e um aperto no peito. Cada homem que perdia apunhalava sua alma. Olhava para os colegas famintos e sedentos e ficava inconsolado. Cada grito que ouvia repercutia na sua emoção. Jamais imaginou que a grande aventura se tornaria uma grande tragédia. (...) ”

( Dr. Augusto Jorge Cury - Biografia - 1958/*** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

28/Abril/2005:

“ UMA TRÁGICA AVENTURA ”
Livro Harry Potter na Vida Real
- Capítulo 4 - Parte 03 - Ver o Início

“(...) Não bastasse a fome, as doenças, a escassez de água e o calor intenso, o oceano mostrou sua fúria. Tempestades abateram os pequenos barcos. As ondas orgulhosas invadiram o convés, romperam o mastro, fenderam o casco. O resultado? Homens foram abraçados pelo oceano e silenciados por ele. Morreram quase todos.

Apenas um dos barcos, chamado Vitória, voltou. E nele havia apenas uma tripulação de 15 pessoas. Eles conseguiram dar a primeira volta ao mundo, em três anos. Isso aconteceu no ano de 1522, quando alguns marinheiros aportaram em Sevilha, na Espanha. Foi um grande feito, mas não havia heróis, só homens sem fôlego... O sonho se tornara em pesadelo.

Ferdinando estava no barco Vitória e quase completou a travessia, mas não resistiu. Faleceu antes de retornar à Espanha... Ele chorou silenciosamente a sua derrota. Nos filmes de ficção, os heróis, freqüentemente, são coroados pelas suas aventuras mas, na escola da vida, os heróis sofrem as conseqüências dos seus atos.

A vida é uma grande aventura, mas viver perigosamente pode trazer sérias conseqüências. Todos devemos correr riscos para executar nossos sonhos. Por exemplo, todos devemos ser corajosos para conquistar as pessoas que amamos, para ajudar os outros, para cursar uma boa faculdade, para ser um excelente profissional, para ser um grande empresário.

Devemos ter garra para romper nosso orgulho, destruir nossa timidez, dominar nosso medo, repensar nossas verdades, superar nosso comodismo. Isso significa correr riscos saudáveis. Todavia, nunca devemos correr riscos que coloquem em perigo as nossas vidas e as dos outros.

Seja um grande empreendedor, alguém capaz de criar, inventar, fazer coisas que ninguém fez. Tenha sonhos que promovam a vida e que o transformem não num herói, mas num eterno aprendiz... (...) ”

( Dr. Augusto Jorge Cury - Biografia - 1958/*** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

29/Abril/2005:

“ UMA TRÁGICA AVENTURA ”
Livro Harry Potter na Vida Real
- Capítulo 4 - Final Pense Nisso - Ver o Início

“ Em 1992, a Assembléia Geral da ONU declarou o dia 22 de Março de cada ano como o 'Dia Mundial da Água'. Alguns pensam que a água é inesgotável. Mentira !

Apesar de 70% da superfície da Terra ser ocupada pela água, 97,5% dessa água é salgada e só 2,5% do total é água doce. Além disso, tirando a água das geleiras (69%) e a armazenada no subsolo (30%), sobra menos de 1% de toda a água doce disponível para o consumo. O uso abusivo da água e a contaminação dos mananciais estão provocando uma grande falta da mesma.

Mais de um bilhão de pessoas estão sofrendo pela falta de água. Não a desperdice. Daqui a alguns anos um barril de água valerá mais do que um barril de petróleo. Socorro ! Estou com sede !

Preocupe-se com a educação ambiental. Economizar água é uma atitude inteligente. ”

( Dr. Augusto Jorge Cury - Biografia - 1958/*** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

 

Pensamento do Dia - Esta página mantém Pensamentos, Filosofia, Negócios e Mensagens de Otimismo.
This page keeps information concerning Philosophy, Thinks and Sublime Optimism Messages.
Portal Nosso São Paulo - www.nossosaopaulo.com.br