PENSAMENTO DO DIA
PENSAMENTOS e NEGÓCIOS

NOVEMBRO de 2004


www.nossosaopaulo.com.br

Voltar ao Atual

01/Novembro/2004:

“ CONQUISTAR O SUCESSO ”

“Rir com vontade, ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o carinho das crianças; ganhar o reconhecimento dos críticos honrados e suportar a traição dos amigos falsos; apreciar o que é belo; procurar o melhor nos outros; fazer do mundo um lugar melhor, seja por meio de uma criança sadia, um jardim ou ao melhorar uma condição social; inclusive saber que você ajudou a alguém a viver melhor. Isto é conquistar o sucesso. ”

( Ralph Waldo Emerson - 'Biografia' - 1803/1882 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco !!!

03/Novembro/2004:

“ CRER x SABER ”

“ Há, verdadeiramente, duas coisas bem diferentes: saber e crer que se sabe.
A ciência consiste em saber; em crer que se sabe está a ignorância. ”

( Hipócrates - 'Biografia' - 460 aC/380 aC)
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

04/Novembro/2004:

“ A PAZ ”

“ São benditos os que trabalham para a PAZ na Terra. ”

( Shakespeare - 'Biografia' - 1564/1616 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

05/Novembro/2004:

“ LIBERDADE E BOM GOVERNO ”

“ Saí da longa odisséia sem créditos de Ulisses.
Mas, se o não soube imitar nas artes medrançosas de político fértil
em meios e manhas, em compensação tudo envidei para enculcar ao povo
os costumes da liberdade e à república as leis do bom governo,
que prosperam os Estados, moralizam as sociedades, e honram as nações. ”

( Ruy Barbosa - 'Biografia' - 1849/1923 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

08/Novembro/2004:

“ MÁXIMAS DA FILOSOFIA - 87”

“ Conhece-te a ti mesmo. ”

( SOCRATES - 'Biografia' - 2 - 469 / 399 a.C. )
Conheça o site Filosofia Virtual em nossa página Educação
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

09/Novembro/2004:

“ MÁXIMAS DA FILOSOFIA - 88”

“ Termos consciência de que somos ignorantes já é um grande passo ao saber. ”

( Benjamin Disraeli - 'Biografia' - 2 - 1804/1881 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

10/Novembro/2004:

“ MÁXIMAS DA FILOSOFIA - 89 ”

“ Quando tentamos selecionar algo por si só, descobrimos que está ligado a tudo mais no universo. ”

( John Muir - 'Biografia' - 1838/1914 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

11/Novembro/2004:

“ SABER AMAR ”

“ Cada qual sabe amar a seu modo; o modo pouco importa;
o essencial é que saiba amar. ”

( Machado de Assis - 'Biografia' - 1839/1908 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

12/Novembro/2004:

“ ESPAÇO ”

“ Na menor cabana há espaço para um par de felizes namorados. ”

( Johann Christoph Friedrich von Schiller - 'Biografia' - 2 - 1759/1805 )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

16/Novembro/2004:

“ DOIS COLEGAS DE CLASSE: DOIS DESTINOS ”
Livro Harry Potter na Vida Real
- Capítulo 3 - Parte 01 -

“ ' O futuro tem muitos nomes. Para os fracos, é o inatingível. Para os temerosos, o desconhecido. Para os valentes, é a oportunidade ' (Víctor Hugo).

Roberto estava no primeiro ano do colégio. Ele se julgava o bom do pedaço, gostava de controlar a turma. Era musculoso, se achava o bonitão da classe. Falava alto e não tinha medo de agredir seus colegas e professores. Parecia alguém muito forte, mas na realidade, era frágil. Sua força era apenas uma maquiagem.

Os agressivos sempre são frágeis. Por quê ?
Porque usam sua força física no lugar das suas idéias. Usam o poder no lugar do diálogo. O diálogo é a arma dos fortes e agressividade é a ferramenta dos fracos.
Roberto não suportava ser contrariado ou criticado. Ninguém podia apontar-lhe um defeito. Se alguém o confrontasse, ele frequentemente resolvia a intriga na brutalidade. Por isso todos se submetiam a ele e ao pequeno grupo que liderava.

O maior defeito de Roberto era a maneira como tratava alguns alunos mais tímidos da classe. Ele debochava deles e os ofendia na frente dos outros. Havia um colega que era o preferido de Roberto para 'tirar o sarro'. Ele era calado, gordinho e de baixa estatura. Seu nome era Edson.

Edson não sabia reagir às brincadeiras maldosas de Roberto. Quase todos os dias ele o humilhava e fazia a classe toda dar longas gargalhadas dele. Ao vê-lo se aproximar, gritava bem alto: 'Lá vem o botijão de gás'. Às vezes, dava um grito imitando um filhote de elefante. A turma se esborrachava de rir.

Edson, constrangido, chorava. Chorava sem lágrimas, pois não tinha coragem de derramá-las perante os colegas. Havia alguns mais sensíveis que não concordavam com as atitudes de Roberto. Mas eles eram dominados por Roberto. Edson era o palhaço de um circo do qual nunca quis participar (...) ”

( Dr. Augusto Jorge Cury - Biografia - 1958/*** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!

17/Novembro/2004:

“ DOIS COLEGAS DE CLASSE: DOIS DESTINOS ”
Livro Harry Potter na Vida Real
- Capítulo 3 - Parte 02 - Ver início

“ (...) Ele pensou algumas vezes em mudar de classe ou deixar de estudar: tinha pavor de entrar na sala de aula. Lia vários livros, até que um dia leu um livro chamado 'Revolucione Sua Qualidade de Vida' (Cury - Editora Sextante - Rio de Janeiro - 2002). Nesse livro, algumas frases levaram-no a uma grande reflexão:
'Os perdedores paralisam-se diante das perdas e das frustrações; os vencedores começam tudo de novo. O pior inimigo do homem é ele mesmo. O destino raramente é inevitável, mas sim uma escolha. Escola ser livre e inteligente'.

Ao ler essas palavras, compreendeu que Roberto não era seu maior inimigo. Entendeu que o medo, a insegurança e o sentimento de inferioridade dentro de si mesmo eram seus piores inimigos. Ficou claro que não podia ser escravo dos seus conflitos.

E foi mais longe: compreendeu que o destino freqüentemente depende da gente. Não é uma coisa imposta e inevitável, mas sim uma questão de escolha. Portanto, ele não era obrigado a sentir-se inferior, diminuído e desprezado. Por isso, tomou uma decisão: escolheu ser uma pessoa livre e inteligente. Escolheu não sofrer mais pelas agressividades dos seus colegas.

Edson deixou de ser paralisado pelos problemas. Começou a usar cada ofensa como gotas para irrigar a sua coragem. E você ? Seus problemas o paralisam ou o tornam mais livre ?

A partir daí, Edson parou de se deprimir. Quando alguém o humilhava, ele não se deixava atingir. Não fazia da sua emoção uma lata de lixo. Não deixava que a violência e a insensibilidade dos outros o destruíssem.

Por causa dessas atitudes uma revolução ocorreu em sua vida. Superou pouco a pouco a sua timidez. Começou a ser mais solto e extrovertido. O garoto virou uma fera. Começou a fazer perguntas na sala de aula e a debater com os professores o que não entendia. Todos ficaram impressionados com a sua coragem.

Roberto e sua turma, ao perceberem a atitude de Edson, aumentaram o tom das brincadeiras. Um dia, ao vê-lo passar, Roberto colocou sutilmente um dos pés na sua frente e o fez tropeçar diante de todos. Os cadernos voaram e ele se esborrachou no chão. Foi um ato violento. Todavia, ninguém o ajudou a se levantar. Ninguém recolheu sequer um de seus cadernos.

Novamente, toda a turma morreu de rir. Edson não revidou, mesmo humilhado, preferiu o silêncio. Ele era pequeno por fora, mas grande por dentro: Aprendeu a proteger a sua emoção. (...) ”

( Dr. Augusto Jorge Cury - Biografia - 1958/*** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco !!!

18/Novembro/2004:

“ DOIS COLEGAS DE CLASSE: DOIS DESTINOS ”
Livro Harry Potter na Vida Real
- Capítulo 3 - Parte 03 - Ver início

“ (...) A turma toda fez o colegial junta e, após esse período, se separaram. Eles moravam em São Paulo e aos poucos perderam o contato uns com os outros. Edson e Roberto ficaram vinte anos sem se ver.

Roberto casou-se, teve dois filhos. Como levava tudo na brincadeira, parou a faculdade. Foi trabalhar: achava que ficaria rico, que o mundo se submeteria à sua força. Grande engano ! O mercado de trabalho não procurava pessoas fortes na força física, mas fortes na sua inteligência. Ele arrumou um emprego, mas não ficou nele mais do que um ano. Teve atritos com alguns funcionários e, por isso, foi despedido. Arrumou outro, mas não se dedicava, não se comprometia com a empresa. Depois de seis meses, foi novamente despedido. Não parava em emprego algum.

Roberto gastava todo dinheiro que ganhava, nunca pensava no futuro. Montou um negócio próprio, mas não planejou direito o investimento. Ele foi vítima de uma ferida mortal dos negócios: gastava mais do que ganhava. Um ano e meio depois, faliu. Foi um péssimo aluno na escola da vida, colecionou um fracasso atrás do outro.

Nos últimos tempos, estava desempregado e ansioso. Há dois anos fazia serviços temporários aqui e acolá e sentia-se muito envergonhado. Atrasava o aluguel da casa, o dinheiro que ganhava não dava para sustentar seus filhos e precisava ser ajudado por parentes. Carro, nem pensar: o seu estava quebrado na garagem há seis meses e não tinha dinheiro para consertá-lo.

Fez entrevistas em várias empresas na esperança de que alguma o chamasse, mas nada. Um dia, desanimado, leu num jornal que uma empresa estava contratando novos funcionários; mais do que depressa, se arrumou e foi até ela.

Era uma grande empresa, que possuía mais de mil funcionários. Seu escritório era enorme e a fachada, de vidro azul espelhado. Suas salas eram espaçosas. Roberto ficou encantado; entretanto, havia uma grande fila de pessoas sendo entrevistadas. Entrou na fila e esperou; após seis longas horas, chegou sua vez.

Logo antes de ser chamado para a entrevista, viu uma pessoa vindo em sua direção e cumprimentando a faxineira e o guarda do prédio. Pensou consigo: 'Esse coitado pensa que sendo gentil conseguirá um emprego aqui'. Distraiu-se um pouco, deu alguns passos e, sem perceber, tropeçou justamente na pessoa que fazia aqueles cumprimentos.

Caiu ao chão e a pessoa na qual tropeçou pediu desculpas e gentilmente o levantou.

Ao se levantar, Roberto olhou fixamente para ela; parecia que a conhecia. Em seguida, um estalido na memória e descobriu que era o Edson. Ele estava mais magro, bem arrumado, mas sem terno e gravata. Ao se reconhecerem, se abraçaram. (...) ”

( Dr. Augusto Jorge Cury - Biografia - 1958/*** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco !!!

19/Novembro/2004:

“ DOIS COLEGAS DE CLASSE: DOIS DESTINOS ”
Livro Harry Potter na Vida Real
- Capítulo 3 - Parte 04 - Ver início

“ (...) Roberto tinha perdido o ar prepotente, devido às turbulências que passara na escola da vida, mas diante do Edson não podia deixar de tirar uma casquinha. Fez uma pergunta, tentando humilhá-lo: 'E aí, Edson, há quanto tempo você está na fila ?'

Edson respondeu-lhe: 'Desde às sete da manhã'. Roberto fez os cálculos e exclamou: 'Caramba ! Você já está há mais de oito horas aqui, a sua situação é mais grave que a minha. Edson respondeu com bom humor: 'É, acho que preciso mais dessa empresa do que você'.

Ao se despedirem, Roberto, mantendo uma certa pose, disse-lhe: 'Para conseguir um emprego aqui, o cara tem que ser bom, mas não desanime, você pode conseguir'. Edson lhe perguntou: 'Você conhece o dono ? Pode lhe falar sobre mim ?'. Orgulhoso e simulando, Roberto respondeu: 'Eu o conheço, mas não sei se posso lhe dar uma força, vou tentar...'. Despediram-se.

Um homem bem vestido, vendo de longe a conversa íntima dos dois, aproximou-se de Roberto: 'De onde o senhor conhece o Dr. Edson ?'

Roberto disse-lhe: 'Dr. Edson ? Ele não é doutor, é um desempregado que está há oito horas na fila'. O homem olhou para ele e comentou: 'O senhor está equivocado, o homem com quem estava conversando é o dono desta empresa... '.

Roberto ficou chocado, engoliu em seco aquelas palavras. Não podia acreditar, seu rosto ficou avermelhado. Em segundos, passou pela sua cabeça tudo o que ele havia feito ao seu colega; saiu mudo de lá. Achava que nunca seria contratado e teve uma longa noite de insônia. (...) ”

( Dr. Augusto Jorge Cury - Biografia - 1958/*** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco !!!

22/Novembro/2004:

“ DOIS COLEGAS DE CLASSE: DOIS DESTINOS ”
Livro Harry Potter na Vida Real
- Capítulo 3 - Parte 05 - Ver início

“ (...) No outro dia, recebeu, logo pela manhã, um telefonema da empresa; estava sendo chamado para uma segunda entrevista. Receoso, dirigiu-se apressado para lá e, ao se apresentar na secretaria, recebeu o recado de que o Dr. Edson queria falar pessoalmente com ele.

Pensou que seria sua vez de ser humilhado pelo Edson; imaginou que ele lhe devolveria toda a agressividade que recebeu. Ao entrar na sala, estava sem cor; Edson manteve o silêncio. Com voz trêmula, Roberto iniciou a conversa: 'Desculpe-me por tudo que fiz você passar na escola, sempre fui injusto com você'.

Edson o interrompeu e disse-lhe. 'Não se preocupe, você e outros colegas me causaram sofrimentos, mas esses nutriram a minha força. Tive que aprender a proteger a minha emoção para sobreviver, de ter metas na minha vida, para poder me superar. Vocês não sabiam o que estavam fazendo'.

Os olhos de Roberto começaram a lacrimejar, pois Edson estava sendo gentil, mas ele pensou que jamais conseguiria um emprego na empresa. Em seguida, Edson continuou: 'Não chore ! Olhei a sua ficha e vi que você tem dois filhos. Sei que passou por várias dificuldades e que ficou desempregado um bom tempo, gostaria de dar-lhe uma oportunidade ...'

Roberto ficou pasmo e Edson continuou: 'Gostaria que você trabalhasse como auxiliar na área de recursos humanos. Essa área cuida, entre outras coisas, da seleção, contratação e do bem estar dos funcionários'.

Assustado, Roberto comentou: 'Trabalhar na área de recursos humanos ? Como poderei cuidar do bem estar das pessoas, se não tive habilidade para me manter nos outros empregos e se não sei tratar bem às pessoas ?'

Edson, interrompendo a reflexão de Roberto, continuou: 'A vida também o maltratou, transforme cada erro que cometeu numa lição. Você feriu e foi ferido pela vida, você humilhou e foi humilhado por ela'.

Após esse comentário, Edson citou uma frase do escritor Victor Hugo: 'O futuro tem muitos nomes: Para os fracos, é o inatingível; para os temerosos, o desconhecido; para os valentes, é a oportunidade...'
'Agarre essa oportunidade e prove que você mudou', completou o amigo. (...) ”

( Dr. Augusto Jorge Cury - Biografia - 1958/*** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco !!!

23/Novembro/2004:

“ DOIS COLEGAS DE CLASSE: DOIS DESTINOS ”
Livro Harry Potter na Vida Real
- Capítulo 3 - Parte 06 - Ver início

“ (...) Essas palavras ecoaram dentro de Roberto como uma bomba. Ele aceitou o desafio. Estava impressionado com a mudança do seu colega declasse. Ele era tão tímido e frágil, mas agora era tão inteligente, seguro, determinado.

Logo depois, Edson contou-lhe um dos segredos que mudou sua vida: 'Saiba que o pior inimigo está dentro de você. O destino raramente é inevitável, mas sim uma escolha. Escolha ser livre e inteligente'. Assim, recomendou-lhe o livro que o ajudou nos tempos do colégio.

Roberto inicialmente se tornou um funcionário auxiliar. Voltou a estudar, mas agora com dedicação. Foi muito difícil trabalhar e estudar ao mesmo tempo, mas ele passou a ser controlado por uma meta. Terminou a faculdade e, em seguida, fez alguns cursos de pós-graduação.

Todos os dias ele se esforçava para ser um funcionário exemplar. Falhava algumas vezes, mas procurava expressar as suas idéias sem temor. Ele sempre foi individualista, mas pouco a pouco começou a ter prazer em trabalhar em equipe. Ele estimulava as pessoas a emitir sua opinião sobre seu trabalho. Quando alguém o corrigia, ao invés de reagir com agressividade como antes, agradecia. O resultado ?

Aquele homem rude foi lapidado em sua inteligência. Foi transformado em sua maneira de pensar. Aprendeu a ser pequeno para se tornar grande. Após seis anos na empresa, foi promovido a gerente de recursos humanos. Após mais três anos, assumiu o posto de diretor dessa área. (...) ”

( Dr. Augusto Jorge Cury - Biografia - 1958/*** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco !!!

24/Novembro/2004:

“ DOIS COLEGAS DE CLASSE: DOIS DESTINOS ”
Livro Harry Potter na Vida Real
- Capítulo 3 - Parte 07 - Ver início

“ (...) A história de Roberto é um exemplo sólido de que, dentro do homem mais bruto, há um diamante a ser encontrado e lapidado. Do ponto de vista psicológico, o ditado 'Pau que nasce torto morre torto', está errado. Embora não seja uma tarefa fácil, todos têm a possibilidade de mudar.

Roberto não deixou escapar a oportunidade. Tinha tudo para ser um fracassado, estava destinado a ser um derrotado, uma pessoa problemática a vida toda; todavia, como o destino é uma questão de escolha, fez a escolha certa.

Escolheu respeitar os outros e se respeitar. Escolheu corrigir as rotas da sua vida. Optou por ser livre dentro de si mesmo. Tornou-se, assim, um executivo brilhante e foi capaz de fazer dos seus erros um forte alicerce para construir uma nova história. E quanto a você ? O que você faz com seus erros e fracassos ?

Roberto, além disso, aproveitou bem todos os cursos e treinamentos dados pela empresa, aprendeu a ter compromissos emocionais com ela. Não era alguém que só se preocupava com seu salário no final do mês.

Ao chegar no trabalho, percebia-se de longe a sua mudança. Ele cumprimentava todos os funcionários por quem passava e fazia questão de apertar as mãos e dar um bom dia para os empregados menos graduados. Foi valorizado, por isso, aprendeu a valorizar cada ser humano.

Na Escola da Vida, o mundo dá muitas voltas e as lições estão em cada curva.
Não deixe as oportunidades passarem... (...) ”

( Dr. Augusto Jorge Cury - Biografia - 1958/*** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco !!!

25/Novembro/2004:

“ DOIS COLEGAS DE CLASSE: DOIS DESTINOS ”
Livro Harry Potter na Vida Real
- Capítulo 3 - FINAL: PENSE NISSO - Ver início

“ (...) Você quer um jardim sem espinhos? Não existe!
Deseja uma vida sem dificuldades? Impossível!
Há um lugar onde não existem problemas, mas ninguém quer morar lá: No cemitério...

Ricos e pobres, reis e súditos, grandes e pequenos têm suas dificuldades, seus momentos difíceis, seus dias amargos. Ao tropeçar, o importante é se levantar, se superar e continuar ...

Mesmo nos dias mais tristes da sua vida, há soluções que você ainda não encontrou. Abrace! Areje sua emoção! Não desabe quando alguém o ofender, criticar, tolher, atrapalhar. Um problema só se torna um monstro capaz de destruí-lo se você o alimentar ...

Dica do professor Estressildo: Quem é controlado pelo medo, paralisa-se. Quem é controlado pelos sonhos, nunca deixa de caminhar. Faz da vida uma aventura. ”

( Dr. Augusto Jorge Cury - Biografia - 1958/*** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco !!!

26/Novembro/2004:

“ FRASES PARA O SEU DIA-A-DIA 1”

“Entregue-se com vontade e seriedade, para que toda empreitada tenha êxito.
No final, verá que vale a pena ser sério. ”

( Bruno Calil Fonseca - Biografia - 1963/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco !!!

29/Novembro/2004:

“ FRASES PARA O SEU DIA-A-DIA 2”

“ Há defeitos que fazem mal, mormente quando não há vontade de corrigi-los. ”

( Bruno Calil Fonseca - Biografia - 1963/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco !!!

30/Novembro/2004:

“ FRASES PARA O SEU DIA-A-DIA 3”

“ A linguagem é mágica e poderosa, perigosa e encantadora; um grande motivo para estudarmos, pois, através da linguagem nos tornamos autônomos demais. ”

( Bruno Calil Fonseca - Biografia - 1963/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco !!!

 

Pensamento do Dia - Esta página mantém Pensamentos, Filosofia, Negócios e Mensagens de Otimismo.
This page keeps information concerning Philosophy, Thinks and Sublime Optimism Messages.
Portal Nosso São Paulo - www.nossosaopaulo.com.br