PENSAMENTO DO DIA
PENSAMENTOS e NEGÓCIOS

JUNHO de 2004


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01/Junho/2004:

“ OS NOSSOS DIAS ”

“ Estes são dias muito ásperos e desafiadores.
Todos nos encontramos diante de situações emergentes e conflitantes. O Senhor, porém, nos convida a reflexões e ações, que não podemos adiar. ”

( Divaldo Pereira Franco - 'Mansão do Caminho' - 1927/****)
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02/Junho/2004:

“ QUEM CONTA ”

“ Quem deve ser levado em conta não é aquele que censura, não é aquele que denuncia os tropeços dos fortes ou as limitações dos beneméritos.

O valor pertence ao homem que está de fato na arena, cujo rosto está desfigurado pela poeira, pelo suor e pelo sangue; que luta valentemente; que erra, falha e torna a falhar; que conhece os grandes entusiasmos, as grandes dedicações, que se empenha numa causa justa; que, quando vence, conhece finalmente a vitória das grandes realizações, e na pior das hipóteses, se fracassa, será enquanto se aventura magnificamente, de modo que seu lugar nunca será junto àquelas almas timoratas que não conhecem a vitória nem a derrota. ”

( Theodore Roosevelt - '26º Presidente dos EUA' - 1858/1919 )
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03/Junho/2004:

“ MÁXIMAS DA FILOSOFIA - 65”

“ Quem está descontente em um lugar,
dificilmente ficará contente em outro. ”

( Esopo - 'Fabulista Grego' - ???/620 )
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04/Junho/2004:

“ OS AVANÇOS DA BIOENGENHARIA ”
- Saúde Business -

“ A bioengenharia tem um papel absolutamente fundamental, não só pelos equipamentos de diagnóstico, mas também pelos de terapêutica, como as próteses, suturas especiais, e uma série de controles, monitores e suporte, ou seja, hoje não se consegue entender a medicina sem a bioengenharia ao lado. Mesmo a medicina mais simples, a de família, depende do desenvolvimento da bioengenharia para poder funcionar eficientemente. (...)

(...) Se compararmos, há alguns anos atrás não existia nem a função de engenharia dentro da medicina. Hoje, nós temos o engenheiro clínico, de pesquisa, físico e toda uma enorme área tecnológica visando trabalhar em benefício da vida. Sem dúvida, a bioengenharia ocupará um espaço bem mais importante, em conjunto com o desenvolvimento de pesquisas. Nós hoje temos o compromisso com o desenvolvimento, com o avanço, com a incorporação de tecnologias e principalmente em contarmos com pessoas capazes de tirar do equipamento tudo o que ele pode oferecer. Não basta ter o equipamento, precisamos ter gente preparada para aumentar a segurança e beneficiar as pessoas com o menor sofrimento possível. ”

( Dr. Adib Jatene - 'Biografia Resumida' - 1929/**** )
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07/Junho/2004:

“ INVESTIR EM QUALIDADE ”

“ Investir em QUALIDADE é a única forma de fortalecer uma marca. Investimentos na Qualidade que seja percebida pelo cliente é um conceito mais importante que 'Qualidade Total', uma vez que leva ao crescimento da fatia de mercado.

A Qualidade, quando percebida pelo consumidor, tem estreita correlação com as margens de lucro. As marcas de alta qualidade oferecem margens de lucro superiores em cerca de quatro vezes às margens das marcas reconhecidas como inferiores.

Na verdade, a Qualidade é uma força motriz, muito mais importante para a conquista de uma melhor posição competitiva e de bons resultados comerciais do que qualquer outro fator, como custos baixos, fatia ou crescimento do mercado atendido.

O consumidor não baseará sua decisão no 'valor do produto', a menos que você o ajude a reconhecer este valor, e muitos gerentes não conseguem fazer isso.

As primeiras conclusões das pesquisas de estratégia de mercado, realizadas até o início da década de 70, davam mais ênfase à importância da 'fatia de mercado' do que à da Qualidade. Somente no final da década de 70, quando foram aperfeiçoados os métodos para avaliar a qualidade percebida pelo cliente, é que ficou claro a importância fundamental da QUALIDADE para o aumento da LUCRATIVIDADE.”

( Bradley Gale -'Customer Value, Inc.' )
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08/Junho/2004:

“ TECNOLOGIA, SINÔNIMO DE TRANSFORMAÇÃO - 03”
- Momento de Ganhar Vantagem Competitiva -

“ Muitas empresas, com a aproximação da virada de 1999 para 2000 e a ameaça do 'bug do milênio', decidiram que era o momento certo de investir em tecnologia. Elas se preveniram contra possíveis problemas e providenciaram a atualização das máquinas a tempo.

De lá para cá, alguns empresários ainda não se conscientizaram de que a tecnologia evoluiu muito e que, se os investimentos certos não forem feitos agora, já com atraso, correm o risco de ver seus negócios naufragarem rapidamente.

Os conceitos necessários para que o empresário entenda o que vem por aí são MOBILIDADE, TRANSMISSÃO WIRELESS, DIGITAL HOME e CONVERGÊNCIA DIGITAL - onde os equipamentos que processam dados também passam a se comunicar e os que se comunicam, a processar dados. É o que está acontecendo hoje, principalmente quando falamos de telefonia celular.

Siglas com 'Wi-Max" e LCOS estarão cada vez mais presentes nos próximos cinco anos, tanto no ambiente corporativo quanto no doméstico. O padrão de comunicação sem-fio 'Wi-Max' alcança 48 quilômetros de distância, o que multiplica as possibilidades de uso da tecnologia. Para efeito de comparação, o alcance da tecnologia 'Wi-Fi' é de pouco mais de 30 metros. Já a tecnologia LCOS (Liquid Crystal on Silicon) permite recobrir um processador de silício com uma camada ultrafina de cristal líquido. ”

( David Hite - Diretor-Geral da INTEL na América Latina - 'Information Week' - ABR/2004 )
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Nossa Opinião: quanto às tecnologias wireless (sem-fio), não temos nenhuma dúvida acerca do seu avanço no mundo moderno, hoje e no futuro. Todavia, gostaríamos de levantar uma questão que consideramos fundamental na observação do diretor da INTEL sobre as tecnologias Wi-Max (Worldwide Interoperability for Microwave Access) e Wi-FI (Wireless Fidelity). As duas não podem ser colocadas como concorrentes, como o foram, isto porquê o conceito da Wi-FI repousa na MOBILIDADE (pequenas antenas e distâncias entre 30 a 100m entre a estação e a base central - Wi-FI gateway - dentro de um ambiente, e até 600m entre a estação e a base central ao ar-livre), no sem-fio para redes locais, dentro de um mesmo prédio ou quarteirão, enquanto que o Wi-Max não tem o caráter da mobilidade, por necessitar antenas maiores e de maior potência, estando direcionado à conexão entre redes locais dentro de uma área geográfica restrita (urbana ou rural - até 48Km), além de operar em freqüências que podem conflitar com os serviços de telefonia celular ou internet wireless de alta velocidade, oferecidos por operadoras regulares de telecom. Portanto, trata-se de tecnologias complementares e não concorrentes .

( Eng. Celio Franco - Especialista em TELECOM e Gestor do Portal Nosso São Paulo)

09/Junho/2004:

“ TECNOLOGIA, SINÔNIMO DE TRANSFORMAÇÃO - 04”
- Oportunidade está na Exportação de Software -

“ A popularização da internet é, sem dúvida, uma das principais transformações positivas proporcionadas pela tecnologia nos últimos tempos. A grande rede, passou a funcionar como uma infra-estrutura universal, capaz de interligar pessoas, empresas e processos em todo o mundo. E isso teve conseqüências muito grandes em todos os níveis, do mundo pessoal ao corporativo. Para as empresas, em especial, foi o avanço que permitiu uma série de novas soluções e gerou grandes melhorias nos negócios.

Quanto ao futuro, é difícil imaginá-lo. Mas, apesar de ser uma tarefa mais complexa, uma das principais tendências em estudo nos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento diz respeito à integração cada vez maior de informações pessoais e profissionais. Teremos melhores condições de aprimorar a administração dos dados disponíveis de uma maneira transparente, sempre que necessário, em qualquer tipo de equipamento. Por isso, o conceito de mobilidade encontrado nos dispositivos portáteis, como celulares e 'tablet PCs, será cada vez mais recorrente e necessário.

Para o Brasil, a oportunidade de exportação de software é uma das conquistas a ser alcançada com sucesso. No entanto, é preciso estar em sintonia com as demandas externas, sem qualquer tipo de barreira interna ou limitação de escolha. O país já tem profissionais e empresas capacitadas para desenvolver excelentes produtos e o desenvolvimento de uma política setorial deve ser orientado a estimular a competição das soluções brasileiras no mercado global. Entre os benefícios desse impulso ao setor de tecnologia local, teríamos geração e empregos, maior arrecadação de impostos e maior atratividade aos investimentos.”

( Emilio Kaoru Umeoka - Presidente da Microsoft Brasil - 'Information Week' - ABR/2004 )
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Nossa Opinião: interessante observar a opinião do atual presidente da Microsoft Brasil e ex-diretor da Wild West Software, detentora dos saudosos 'Best Word', 'Best Calc' e família 'Best', que não conseguiu resistir por muito tempo à concorrência acirrada da própria Microsoft, Borland e companhia.
No atual cenário, onde vemos até mesmo os produtos de software aplicativo 'made in Brasil', sendo substituídos gradativamente em muitas das médias e grandes empresas pela força do Marketing dos 'enlatados estrangeiros', principalmente ao nível dos ERP (Enterprise Resource Planning) e CRM (Customer Relationship Management), onde vemos a própria Microsoft, mais líder do que nunca com seu pacote Microsoft Office e outros, a única lacuna onde podemos vislumbrar a possibilidade de exportação de software brasileiro, aventada pelo presidente da Microsoft Brasil, com raras exceções, é no MUNDO LINUX, hoje impulsionado pelas iniciativas do governo federal e que tem em empresas como a CONECTIVA e seu CONECTIVA LINUX, um forte concorrente, mesmo para o mercado internacional. Esperamos otimistas que a Conectiva e outras empresas do setor possam realmente, segundo a visão do presidente da Microsoft Brasil, gerar mais empregos, arrecadar mais impostos e atrair muitos investimentos !!!

( Eng. Celio Franco - Especialista em TELECOM e Gestor do Portal Nosso São Paulo)

11/Junho/2004:

“ INDEFINÍVEL ”

“ Talvez você nunca olhe para mim, ou pense em mim.
Mas, saiba você, que sempre estarei olhando e pensando em você,
de uma maneira que jamais conseguirá definir.”

( Luiza Rimoldi Franco - 'Anotações' - 1937/2001)
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14/Junho/2004:

“ TECNOLOGIA, SINÔNIMO DE TRANSFORMAÇÃO - 05”
- O Futuro Implica Serviços e GRID Computing -

“ Ao longo dos últimos anos, o mercado tornou-se muito mais seletivo. Hoje, é difícil para os 'players' (fornecedores concorrentes) comprovarem o valor de um produto, ou seja, o quanto vai trazer de retorno. Além disso, vários CIOs (Chief Information Officers) estão traumatizados, pois investiram muito em TI (Tecnologia da Informação) e obtiveram menos resultados do que esperavam.

Dessa maneira, por melhor que seja o produto, ele deve estar embalado com serviços, e até complementado por soluções de parceiros. É preciso falar de soluções, não de produtos. Os fornecedores têm de se tornar ainda mais consultivos. Ao adotar essa postura, verão o ciclo de vendas se alargar.

Daqui para a frente, a tendência é haver cada vez mais serviços, tanto no segmento de hardware quanto no de software. Estamos entrando na era do 'software como serviço', uma vez que o serviço foi justamente o fator que tornou o uso da TI mais simples, pois deixa de trazer complexidade ao ambiente de negócios e faz a tecnologia ser vista como meio, não como fim. Essa era uma situação ideal, imaginada há cerca de 20 anos, e que só agora se torna realidade.

Outro assunto do qual também se falava há muitos anos no meio acadêmico e que hoje está de fato no ambiente empresarial é a 'grid computing'. Já existe tecnologia, produto e referência para comprar esse conceito, que une o bom do mainframe ao bom da Web.”

( Sergio Borges - Presidente da Oracle Brasil - 'Information Week' - ABR/2004 )
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Nossa Opinião: o conceito 'GRID Computing' visa fornecer 'potência' aos negócios sob demanda, mormente via Web, unindo sistemas múltiplos e heterogêneos, praticamente sem as 'costuras' tradicionais, de forma integrada, como se fossem um único e extremamente poderoso sistema de computador.
A 'Grid Computing' permite a virtualização da computação distribuída e dos recursos de dados, do modo como são processados, da largura de banda e da capacidade de armazenamento, criando a imagem de um único sistema de computador, o qual garante aos usuários e às aplicações, sem as famosas 'costuras' (programas implementados sob medida, para permitir a comunicação entre duas ou mais aplicações e sistemas), o acesso a vastos recursos de TI. Tal como a visão do usuário da Internet, que lhe provê uma instância unificada do conteúdo Web, um usuário GRID essencialmente enxerga um único computador virtual, extremamente poderoso.
Com este núcleo, a 'Grid Computing' está baseada em um conjunto de padrões e protocolos abertos, tais como o 'Open Grid Services Architecture (OGSA), que habilitam a comunicação entre ambientes heterogêneos e geograficamente dispersos. Com a 'Grid Computing', as organizações podem otimizar o processamento e os recursos de dados, conseguindo grande capacidade de computação e colaboração, compartilhadas através de suas redes locais e remotas.

( Eng. Celio Franco - Especialista em TELECOM e Gestor do Portal Nosso São Paulo)

15/Junho/2004:

“ TECNOLOGIA, SINÔNIMO DE TRANSFORMAÇÃO - 06”
- Rumo a uma Nova Forma de usar Tecnologia -

“ Desde que as empresas brasileiras passaram a adotar soluções tecnológicas, o mercado de TI (tecnologia da informação) tem evoluído e passado por grandes transformações. As empresas buscam estar realmente preparadas para atender às demandas de seus setores, a fim de viabilizar, da melhor forma, o relacionamento com seus clientes e fornecedores. Do outro lado, as provedoras de TI se preparam para oferecer o que há de mais inovador em termos de soluções tecnológicas.

Se nos últimos anos as companhias tomaram consciência de que a informação em tempo real é seu maior patrimônio, e que o sucesso depende disso, o momento é de otimizar os recursos tecnológicos já implementados para que se tornem ainda mais ágeis, rentáveis e eficazes.

Mas a principal transformação do mercado de TI ainda está por vir: é a mudança na forma de usar a tecnologia. Hoje, as empresas utilizam a TI, em sua maioria, para questões operacionais. No futuro, o uso ideal das soluções tecnológicas pressupõe maior dedicação dos usuários à colaboração e principalmente à inovação. Será um momento em que a inovação virá, não apenas pelas aquisições de TI, mas sim pela forma diferenciadora de combinar as tecnologias novas e já existentes em prol de processos de negócios inovadores.”

( Jose Ruy Antunes - Diretor Presidente da SAP Brasil - 'Information Week' - ABR/2004 )
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Nossa Opinião: uma bela visão de futuro, que deve se concretizar apoiada em ferramentas de Data Warehouse e Data Mining, por sua vez baseadas em novas tecnologias, como a Inteligência Artificial (AI - artificial intelligence) .

Data Warehouse - é um repositório de todos os dados significativos, gerados pelos sistemas de negócios de uma empresa e, tipicamente, fica hospedado em mainframe nas grandes companhias. Os dados do processamento das transações online (OLTP) e outras fontes, são seletivamente extraídos e organizados para o uso de aplicações analíticas e consultas dos usuários. Este conceito enfatiza a captura dos dados de diversas fontes, para possibilitar análises acuradas, mas geralmente não parte do ponto de vista do usuário final ou dos trabalhadores do conhecimento, que têm essa necessidade. Seu desenvolvimento é conhecido como “Data Mart” (mercados de dados), cuja diferença fundamental é partir das necessidades dos usuários;

Data Mining - Um uso importante dos dados de um Data Warehouse ou de um Data Mart é o Data Mining (Mining significa extrair algo útil e de valor de uma substância base, tal como extrair o ouro da terra - Mineração de dados), processo no qual os dados são processados, utilizando-se recursos de inteligência artificial (AI), visando a identificação de padrões e o estabelecimento de relacionamentos, que apontem tendências-chave nas atividades de negócio.

Inteligência Artificial (AI) - ciência que procura compreender a natureza da inteligência, em saber como a mente humana trabalha e produzir sistemas de engenharia que exibam essa inteligência. A visão, a robótica e a fala são considerados pontos-chaves para a compreensão da inteligência.
Para aqueles que se interessam em informações adicionais, recomendamos o site da Warner Bross Artificial Intelligence - (click aqui - é necessário o Quick Time Player - No site, use a opção ENTER ).

( Eng. Celio Franco - Especialista em TELECOM e Gestor do Portal Nosso São Paulo)

16/Junho/2004:

“ TECNOLOGIA, SINÔNIMO DE TRANSFORMAÇÃO - 07”
- Parcerias são o Caminho Natural para os Fornecedores de TI -

“ Há cinco anos, a internet determinava um novo modelo de negócios e as empresas se preocupavam com seus 'data centers' e suas presenças no mundo 'pontocom'. Enxergava-se a tecnologia como uma maneira fácil de se diferenciar dos concorrentes. Boas idéias costumavam ser supervalorizadas. Mas, nos anos mais recentes, aqueles grandes e revolucionários projetos de infra-estrutura em tecnologia da informação deram lugar a projetos focados, ciclos de retorno de investimentos mais curtos e otimização dos recursos já disponíveis.

Os serviços voltados às necessidades de TI das organizações se tornaram mais valorizados, dentro de um cenário de adaptação à nova realidade - em que a economia caminha lentamente, os concorrentes estão cada vez mais atuantes e os orçamentos para novos investimentos precisam ser minuciosamente justificados.

A TI deve evoluir para tecnologias mais simples de serem gerenciadas, porém, como maior capacidade de processamento, facilitando o acesso das pessoas às informações de forma rápida e segura. Cada vez mais competitivo, o mercado tem forçado as empresas a reverem suas margens, buscando o máximo de valor agregado ao cliente, complementando essas margens com software e serviços, próprios ou de parceiros, e fazendo com que as companhias trabalhem com a oferta de soluções completas.

Cada empresa possui o foco específico no seu 'core business', mas, juntando forças, podem oferecer soluções inovadoras e criativas, com combinações exclusivas para cada cliente. A parceria com outros fornecedores é fundamental e o caminho natural para os fornecedores de TI. ”

( Cleber Morais - Presidente da SUN BRASIL - 'Information Week' - ABR/2004 )
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Nossa Opinião: Realmente, entendemos que a parceria é fundamental, como sempre o foi, em todas as áreas da atividade humana, afinal, não fomos criados para viver isolados. Neste ponto, porém, cabe uma grave reflexão acerca do real conceito PARCERIA e de como ele está sendo aplicado no atual mundo dos negócios. Parceria presume um compromisso sinérgico de longo prazo, entre duas ou mais partes, focado em determinado objetivo ou atividade, isso pode ser comparado com o 'CASAMENTO' na vida pessoal. Todavia, parece que o termo parceria acabou 'herdando' os mesmos problemas de seu análogo, o casamento, que tem sofrido uma redução abrupta em termos de prazos e objetivos durante os últimos anos, servindo apenas a uma 'satisfação passageira de interesses' e rompendo-se logo após.
Por incrível que possa parecer, esta analogia continua: os maiores afetados, quando do rompimento de um 'casamento', são os filhos, ou o 'produto desta união'. De igual modo, nas 'parcerias comerciais', os maiores afetados quando do seu rompimento também são os seus 'produtos', ou seja, os clientes-alvo dessa união. E esses, muitas vezes, acabam ficando com um tremendo 'abacaxi' em suas mãos, somente porque os 'pais-parceiros' não mais reconhecem os 'filhos-sistemas-vendidos', após a satisfação de seus interesses financeiros, alegando simplesmente o rompimento da parceria..... E mais, tal qual a produção jurídica de um 'exame de DNA', os clientes lesados muitas vezes têm que recorrer à justiça para apurar as responsabilidades acerca manutenção dos sistemas adquiridos dos 'tais parceiros'.
Portanto, cabe às empresas-clientes, antes de adquirirem sistemas de tecnologia avançada desses 'parceiros-modernos', procurarem se informar acerca de sua anterioridade e compromissos de continuidade. Outra arma dos clientes é impor contratos com pesadas multas pelo desrespeito às obrigações de manutenção dos sistemas adquiridos, o que irá obrigar os 'parceiros' a repensarem esse tipo de parcerias de curto prazo.

( Eng. Celio Franco - Especialista em TELECOM e Gestor do Portal Nosso São Paulo)

17/Junho/2004:

“ BRINCAR COM A VIDA ”

“ Quando eu era pequena, eu brincava com a vida, amigo.
Hoje, imitando a menina, a vida brinca comigo! ”

( Luiza Rimoldi Franco - "Anotações" - 1937/2001 )
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18/Junho/2004:

“ A MELHOR PROPAGANDA ”

“ Faze um bom juízo de ti mesmo, e proclama este fato ao mundo.
Não em altas vozes, mas em grandes feitos ! ”

( Johannes Peter Paul Schmitt - ****/**** )
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21/Junho/2004:

“ CONQUISTAS SEM COOKIES, SPYWARE E ETC. ”

“ Conforme prometido estamos inaugurando, além do novo visual da Região 07, onde estão as cidades de Ribeirão Preto, Barretos, Franca e Jaboticabal, as páginas das três capitais de micro-região que ali faltavam: Batatais, Ituverava e São Joaquim da Barra.

Graças ao prestígio dos internautas amigos, temos conseguido provar que a internet brasileira também é espaço adequado para um projeto que esteja calcado na seriedade, na educação e no respeito aos usuários. O Projeto Nosso São Paulo se propôs a restabelecer os princípios de liberdade e simplicidade sobre os quais a internet foi edificada, abrindo mão, por filosofia, do uso de 'cookies', 'ad-awares', 'spywares', 'hyjacks' e outras 'pestes', sobre as quais têm se baseado o 'moderno' conceito do 'Web-Mining' (leia-se: invasão de privacidade), presentes em grande parte dos sites e portais atuais da internet mundial.

Ainda sem patrocinadores fortes, que infelizmente não têm compreendido a nossa proposta e a abrangência deste projeto, temos colecionado importantes vitórias, mormente neste ano, tais como a subida para a primeira página do GOOGLE e a quebra constante do número de Page-Views/mês (visitantes mensais). Nos três primeiros meses, culminando com o nosso segundo aniversário, ultrapassamos a barreira das 4.000 Page-Views/Mês; em Maio, ultrapassamos as 10.000 Page-Views/Mês e o nosso acompanhamento para este mês de Junho já aponta a quebra das 15.000 Page-Views/Mês. Um crescimento vertiginoso e que muito nos honra. Devemos e agradecemos, cada uma dessas conquistas, ao prestígio dos internautas brasileiros e das administrações municipais do Estado de São Paulo, que têm sabido avaliar melhor que os especialistas, 'focados' nos portais verticais, a importância deste trabalho, acessando as páginas do portal, entrando em contato conosco e inaugurando uma nova época no conceito da INCLUSÃO DIGITAL paulista: a comunicação entre os CIDADÃOS e os poderes constituídos através da internet, por meio de um portal privado mediador.

Agradecemos, mais uma vez, a todos aqueles que têm emprestado os seus 'cliques' a este projeto, esperamos poder continuar contando com todos os internautas, como também que as empresas, grandes ou pequenas, de cada cidade paulista, possam entender a grande oportunidade de divulgar conosco a sua marca, patrocinando a página do seu município ou região nesta nova mídia, ou mesmo integrando este projeto como uma de suas EPP's - Empresas Patrocinadoras Principais. ”

( Enº Celio S. Franco - Gestor do Portal Nosso São Paulo )
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22/Junho/2004:

“ IDEALISMO E FÉ ”

“ Felizes aqueles que buscam novos horizontes;
aqueles que se recusam a trilhar caminhos já percorridos;
aqueles que preferem a água pura que jorra das rochas a beber das águas paradas do marasmo e da apatia;
aqueles que se assemelham à borboleta que deixa a sua larva e voa em direção à luz, ao sol e às flores;
aqueles que impulsionam o mundo, que inovam, renovam e destroem tabus;
aqueles que aniquilam a vaidade pessoal e dinamizam forças positivas;
aqueles que transformam o seu pensamento, exuberante e criador, em ações e realizações que beneficiam a humanidade;
aqueles que trazem dentro de si a inquietante busca da verdade e da perfeição,
que transporta sua FÉ além do real, esses são os idealistas !

Sejamos também nós, sonhadores e idealistas !
Vitoriosos quanto à perseguição do nosso objetivo e vitoriosos seremos neste novo milênio,
porque aliamos ao nosso trabalho e ao nosso ideal,
a nossa FÉ inabalável. ”

( Antonio Simões Ladeira - ex-Governador de Rotary )
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23/Junho/2004:

“ EMPREENDEDORES ”

“ Empreendedores são aqueles que, efetivamente, criam valor e inovação na economia. ”

( Peter Drucker - Peter Ferdinand Drucker - Site - 1909/*** )
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24/Junho/2004:

“ MÁXIMAS DA FILOSOFIA - 66”

“ A esperança torna as grandes coisas pequenas, e as pequenas, grandes. ”

( Catão - Marcus Porcius Cato - 234 a.C. / 149 a.C. )
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25/Junho/2004:

“ TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DINÂMICA - 01”

“ A próxima geração de TI (Tecnologia da Informação), que está sendo chamada TI DINÂMICA (Dynamic IT), está baseada na criação de uma TI de alta performance, que possa suportar o rápido ciclo de mudanças nos negócios. Os pilares ou chaves são as tecnologias articuladas (hinge technologies), que permitirão evoluir de um ambiente de TI rígido para um dinâmico. As premissas para isso são:

As organizações perseguem as transformações dinâmicas em TI, através de dois grandes e complementares caminhos: (1) maior rapidez na implementação das estratégias de negócios; (2) incremento na eficiência operacional de TI.

Existem doze áreas de tecnologias articuladas para o desenvolvimento da TI dinâmica, seis delas focadas na implementação das estratégias de negócios e outras seis na eficiência operacional. As organizações e os fornecedores de TI, devem primar por alocar seus investimentos nessas áreas.

Para cada uma dessas áreas de articulação, os fornecedores e seus produtos deveriam ser avaliados segundo quão bem eles suportam os seis princípios críticos que sustentam quase todas as potencialidades da TI dinâmica: (1) visão fim-a-fim; (2) arquitetura orientada aos serviços (SOA service-oriented architecture); (3) preferência por componentes padronizados; (4) modelagem de recursos virtualizada; (5) modelo de fornecedores flexível; (6) modelo de financiamento flexível.

É IMPERATIVO, nos dias de hoje, edificar-se uma empresa dinâmica.
Os dias de longa e duradoura estabilidade de mercado para as vantagens competitivas já se foram (se é que realmente existiram como tal). As prioridades da gerência são dirigidas, cada vez mais, pela necessidade de se responder, de modo rápido e eficaz, à dinâmica de rápido movimento do mercado.

A habilidade para se responder de forma eficaz às mudanças do mercado - para continuamente estabelecer e restabelecer vantagens competitivas temporárias - está transformando-se na única e mais crítica medida de competência para as empresas. ”

( IDC Opinion Jun/2004 - tradução: Engº Celio Franco )
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28/Junho/2004:

“ TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DINÂMICA - 02”
(click aqui para parte 01)

“(...) A tecnologia da informação é uma parte cada vez mais importante na infra-estrutura da operação de uma empresa dinâmica. Entretanto, enquanto as organizações enfrentam a pressão crescente de se tornarem mais dinâmicas, TI tem respondido, historicamente, de forma lenta às mudanças nos negócios.

Esta diferença é particularmente dolorosa em indústrias de ciclo rápido, tais como a do varejo, a de alta tecnologia e a de bens de consumo, onde a velocidade dos ciclos de negócio, freqüentemente, ultrapassa a velocidade de reação às demandas de um novo mercado. Em adição, temos o desafio de que construir a TI dinâmica, segundo a percepção dos próprios executivos dessa área, custa muito caro.

Para algumas organizações, o orçamento de TI é tão grande ou maior do que os lucros das companhias, e para a maioria delas, a habilidade na utilização dos recursos, bem como as métricas de produtividade em TI, estão abaixo de onde deveriam estar. Isso significa que muitos novos dólares em investimentos, provavelmente não estarão diretamente dirigidos a criar as esperadas capacidades da TI dinâmica.
Devido a esse quadro, para muitas organizações, a mudança para a TI dinâmica precisará ser auto-financiada, em grande parte. (...) ”

( IDC Opinion Jun/2004 - tradução: Engº Celio Franco )
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29/Junho/2004:

“ TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DINÂMICA - 03”
- Prioridades na Construção da TI Dinâmica -
(click aqui para parte 01)

“(...) A ansiedade existente entre as organizações exige o desenvolvimento da TI dinâmica, bem como a manutenção ou a redução nos orçamentos de TI, o que requer que os executivos sejam bastante seletivos e tenham um claro senso de prioridades no desenvolvimento dos seus planos-de-jogo para a TI dinâmica.

O artigo de introdução do 'Executive Insights' (O que os usuários realmente querem da Computação de Utilidade? - Março/2004) mostrou que a estratégia dos usuários, para a TI dinâmica, é direcionada em três objetivos primários:

Velocidade: resposta rápida às necessidades de mudança nos negócios;
Performance: melhorar o nível de serviços de TI no suporte aos negócios;
Custo: dirigir continuamente para baixo os custos unitários de TI.

Segundo o IDC tem visto dos usuários, estas prioridades conduzem a implementação da TI dinâmica através de dois caminhos principais:

(1) Automação e Execução da Estratégia de Negócios:
(a) Foco na resposta rápida às necessidades de mudança nos negócios, através da melhoria na habilidade de rapidamente desenvolver e integrar aplicações, dados e fluxos de trabalho, que suportem as exigências dos novos negócios;
(b) Uso de TI para monitorar a performance dos negócios e agilizar os ajustes operacionais exigidos pelas mudanças no próprio mercado de TI.

(2) Gerenciamento das Operações de TI e Automação:
(a) Foco na entrega de elevados níveis de serviço de TI, no apoio aos negócios, e em baixos custos de infra-estruturas, das quais os sistemas e aplicações dependam;
(b) Integração, monitoração e gerenciamento fim-a-fim de todos os elementos operacionais de TI, que suportem as atividades do negócio, do hardware e sistemas de software às aplicações e processos de negócio, dados e fluxos de trabalho.

Embora de maneira diversa, estes dois caminhos apontam diretamente para os dois maiores domínios do Gerenciamento em TI: O desenvolvimento e integração das aplicações e a Operação de TI. (...)”

( Executive Insights - IDC Jun/2004 - tradução: Engº Celio Franco )
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30/Junho/2004:

“ TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DINÂMICA - 04”
- As Tecnologias Articuladas (Hinge Technologies) -
(click aqui para parte 01)

“(...) Quais são as áreas críticas que as organizações precisam redesenhar e operacionalizar para conseguirem atingir as capacidades da TI Dinâmica ?

São identificadas SEIS, como os pilares para o rápido estabelecimento das estratégias ou processos de negócios e outras SEIS, como suporte para a melhoria da eficiência operacional em TI. Na visão do IDC, o aumento do dinamismo em cada uma dessas áreas deve ser a prioridade para os investimentos e desenvolvimentos em TI, tanto para as organizações como para os fornecedores.

(A) Estratégias de Negócios para Automação e Operação

Esta área, de gerenciamento da TI dinâmica, tem a ver com aumentar a rapidez e a eficiência, diante da urgência requerida pelos processos de negócios, em si mesmos - no código das aplicações, nos dados e nos fluxos de trabalho - contendo ferramentas para o monitoramento analítico e para a facilidade das comunicações humanas. Esta é a parte mais visível da TI, orientada aos executivos de negócios, que precisam definir estratégias em movimento, durante suas viagens, e dependem da TI para agilizar este trabalho. É também a área onde as organizações são expostas aos maiores riscos, devido às falhas inerentes a esta 'alta-visibilidade'.

Este é o universo tradicional das aplicações de negócios feitas sob encomenda ('customizadas'). Na TI dinâmica, todavia, as organizações estarão se movendo para um ambiente contendo componentes de negócios orientados aos processos e serviços (incluindo as funcionalidades das aplicações 'empacotadas' tradicionais), oferecendo flexibilidade, reutilização e um ajuste perfeito com as estratégias e processos de negócios da própria organização. É também o mundo dos sistemas de suporte às estratégias dos executivos (EIS - Executive Information Systems), dos sistemas de apoio às decisões operacionais (DSS - Decision Support Systems), bem como dos sistemas de comunicações corporativas.

As SEIS áreas articuladas ('hinge' areas), onde os fornecedores de TI têm conseguido avançar e que apoiam diretamente a operação e automação das estratégias de negócio dinâmicas são:

(1) Monitoramento Analítico dos Negócios - medindo a performance dos negócios para identificar mudanças dinâmicas. Alguns fornecedores: Black Pearl, Hyperion, IBM, Informatica, Microstrategy, SAS e webMethods;

(2) Gerenciamento dos Processos de Negócio e Automação das Aplicações - rapidamente configurando as aplicações e o fluxo de trabalho para o suporte aos negócios. Alguns fornecedores: Collaxa, Epicor, IBM, Microsoft, Oracle, PeopleSoft, SAP e Siebel;

(3) Serviços de Dados e Informação - definindo e acessando informações relevantes, de acordo com as necessidades apresentadas. Alguns fornecedores: Ascential, EMC, IBM, Informatica, MetaMatrix, Oracle, SAS, Software AG e Sybase;

(4) Integração, Eventos e Desenvolvimento de Serviços - conectando, processando e gerenciando, fim-a-fim, as mensagens, os eventos, a informação e a lógica das aplicações. Alguns fornecedores: Amberpoint, BEA, Grand Central, IBM, Microsoft, SeeBeyond, Sonic Software, Sybase, Tibco, webMethods e WestGlobal.

(5) Serviços para Comunicação e Colaboração - suportando a interação humana nos processos de negócios. Alguns fornecedores: IBM, Macromedia, Microsoft, Novell, Oracle e WebEx.

(6) Serviços de Acesso e Interface - provendo experiências de navegação e interação, tanto dentro como fora das dependências da empresa. Alguns fornecedores: Adobe, Attachmate, Citrix, Interwoven, Jacada, Macromedia, Microsoft e SAP. (...)”

( Executive Insights - IDC Jun/2004 - tradução: Engº Celio Franco )
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