PENSAMENTO
DO DIA FEVEREIRO de 2006 |
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01/Fevereiro/2006: ORAÇÃO
"Há pensamentos
que são orações. Há momentos nos quais,
seja qual for a posição do corpo, a alma está de
joelhos. ( Victor Hugo -
Biografia
- 1802/1885 ) 02/Fevereiro/2006: A PIOR SOLIDÃO
Não há solidão
mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com
que o mundo pareça um deserto. ( Francis Bacon -
Biografia
- 1561/1626 ) 03/Fevereiro/2006: O PEQUENO PRÍNCIPE
Certa vez, quando tinha seis anos, vi num livro sobre a Floresta Virgem, "Histórias Vividas", uma imponente gravura. Representava ela uma jibóia que engolia uma fera. Eis a cópia do desenho. Dizia o livro: "As jibóias
engolem, sem mastigar, a presa inteira. Em seguida, não podem
mover-se e dormem os seis meses da digestão."
( Antoine de Saint-Exupéry -
Biografia
- 1900/1944 ) 06/Fevereiro/2006: OS GOVERNOS
E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A Educação Ambiental é fator preponderante no contexto 'desenvolvimento e qualidade de vida'; percebe-se, entretanto, não ter havido preocupação mais contundente em relação ao desenvolvimento. Em conseqüência, milhões de brasileiros vivem abaixo da linha de pobreza. Nota-se, também, que o homem tem a informação, no entanto, não consegue tomar a iniciativa de mudar seu comportamento. O Brasil é um país continental, assim como os seus problemas... que todos os dias, viram notícia. A partir das dificuldades referentes aos problemas sócio-ambientais, aparecem projetos que tem por objetivo solucioná-las, no entanto, de forma alopática. Essa solução não ocorre, todavia, em face da dimensão e complexidade dos problemas. A idéia mais viável seria desenvolver programas a serem aplicados de forma homeopática, ou seja, que procurassem resolvê-las a partir das causas e não dos efeitos. Como conseqüência, possibilitariam melhorar a qualidade de vida das comunidades. Às vezes, penso: 'não consigo consertar o mundo; entretanto, posso consertar o meu mundo'. O meu mundo se restringe onde estou; é por esse mundo que posso lutar e que você também pode. Assim, seguindo esse raciocínio, poderíamos concluir ser possível, com a união de idéias e iniciativas, resolver os problemas do mundo. Diante dos problemas existentes numa comunidade, faz-se necessário resolver primeiro aqueles que vislumbram prioridades, como por exemplo, o desemprego. A aquisição de fazendas, através do Banco da Terra, estaria possibilitando emprego à dezenas de famílias. Em conseqüência, essas famílias teriam moradia, educação, segurança, renda, saúde, etc. Esses empreendimentos, ao serem desenvolvidos e de forma ambientalmente correta, provocariam mudanças de comportamento. A Educação Ambiental tem como prioridade, exatamente, essa mudança. Por conta disso, é importante lembrar que, na agricultura tradicional, há o uso abusivo de agrotóxicos. Como resultado, a garantia de produção, porém, sem a preocupação com a qualidade... AGROTOXICOS O orçamento com a saúde
poderia ser drasticamente reduzido, se o agricultor optasse por mudar
o seu comportamento. Essa tendência já existe, o que falta
é iniciativa e coragem para a mudança: ÁGUA Essas medidas impedem o carregamento de partículas do solo, inclusive férteis, para os cursos dágua, evitam o assoreamento e ao mesmo tempo colaboram para a retenção das águas fluviais, enriquecendo o lençol freático. MATAS CILIARES A Educação Ambiental possibilita inovações, como por exemplo, instalar no empreendimento agrícola um viveiro de mudas. VIVEIRO DE MUDAS O viveiro permite a produção de mudas de árvores nativas, típicas da região. Essas mudas podem ser direcionadas para a recuperação das matas ciliares do empreendimento, bem como de todos os cursos dágua do município, ou de acordo com a demanda. Importante observar a possibilidade de recuperação da reserva florestal, que corresponde a 20% (vinte por cento) de cada propriedade rural, conforme dispositivo legal. Normalmente, o proprietário de fazenda não demonstra interesse em reflorestar; todavia, se o reflorestamento ocorrer de forma a consorciar espécimes arbóreos frutíferos, possibilitando renda, possivelmente não haveria interesse em desmatar, porque a floresta passaria a ser importante para o proprietário, levando-se em conta o seu grau de consciência ambiental. No Estado de São Paulo
é possível verificar-se que, em certas propriedades rurais,
existem áreas agrícolas cansadas, às vezes já
inviáveis para a agricultura. Essas áreas poderiam ser
utilizadas para a formação de florestas plantadas ( ex:
eucaliptos). Para se ter parâmetros, vejamos uma comparação,
em vários países, de eucaliptos prontos para o corte em
função do tempo: A floresta plantada possibilita RENDA e PRESERVAÇÃO da floresta natural. O viveiro permitiria, também, a produção de mudas de café, seringueira, pupunha, coco da Bahia, laranja, limão, manga, cacau e uma diversidade de plantas ornamentais. Essas mudas, na medida em que fossem produzidas, poderiam ser direcionadas para o empreendimento, atendendo à programação já existente, ou ao interesse das pessoas nele envolvidas. A Educação Ambiental tem como princípio básico melhorar a qualidade de vida nas comunidades. A acomodação de famílias, num empreendimento agrícola, significa promover o êxodo urbano. A bem da verdade, vem corrigir o que de errado ocorreu com o êxodo rural, a partir da década de cinqüenta, pois as cidades não atenderam a demanda do emprego... O êxodo rural, como conseqüência, conduziu irmãos brasileiros para a margem da sociedade. Estar à margem da sociedade possibilitou o desmoronamento da família, a desintegração da moral e da dignidade. Percebe-se que faltou, e ainda falta, visão, iniciativa e interesse para corrigir tantas injustiças sociais. O Educador Ambiental não deve ter um perfil político partidário, pois assim não permitirá disputas políticas entre os que administram para a comunidade, mesmo porque alguns administradores (políticos) não vêem como prioridade a 'educação'. A Educação Ambiental, aplicada na prática e não apenas na teoria, permitiria também ao Ministério Público tomar medidas que pudessem viabilizá-la, pois, os resultados seriam acompanhados por toda a sociedade. O município que hoje investir em Educação Ambiental estaria cumprindo a 'Agenda 21', dispositivo acordado na Eco 92, portanto, poderia se tornar um modelo a ser seguido e, o mais importante, estaria investindo na melhoria da qualidade de vida e dando condições de auto-subsistência àqueles que vivem abaixo da linha da pobreza. O Educador Ambiental deve zelar para que as metas sejam alcançadas. Para isso, deve ser conciliador, ouvidor e motivador, mostrando às pessoas o quão importante é preservar os recursos naturais, que por sua vez irão lhes propiciar qualidade de vida. Destarte, em épocas de campanhas eleitorais, surgem inúmeros candidatos que levantam a bandeira da educação ambiental; na verdade, a maioria deles se equivale às pragas nocivas das lavouras... Eu os compararia a nuvens de gafanhotos..., portanto, sejamos seus predadores, pois essas pragas devem ser combatidas com tenacidade. Do contrário, não haverá colheita na educação !!! ( Jorge Gerônimo Hipólito -
Biografia
- 1952/**** ) 07/Fevereiro/2006: DAS JÓIAS
E DA RIQUEZA Maravilham-se de ouvir
sobre o ouro, o qual em si mesmo é inútil, mas que é
admirado em toda a parte, e igualmente, tanto pelos homens por quem
foi extraído como pelos que o têm como valor... Mas a ele
deveria ser dado um valor bem menor !!! ( Sir/Saint Thomas More -
Biografia
- 1478/1535 ) 08/Fevereiro/2006: IMAGINAÇÃO
x REALIZAÇÃO Tudo o que um homem pode imaginar, outros homens poderão realizar. ( Júlio Verne -
Biografia
- 1828/1905 ) 09/Fevereiro/2006: CAMINHANDO
E CANTANDO Para quem não teve
a oportunidade de ver - se isso é possível -, o É sabido que Vandré
era um inimigo da Revolução de 1964, mas como Arnaldo
"Caminhando e Cantando", cantada pelo
PT e por Lula, só reuniu, de sério, as O nome adequado para esta Canção
do Vandré, a ser cantada pelo PT e por E tome despesa para comprar votos e ganhar a
Eleição. Até o Exército, Todavia, o Grupo Guararapes alerta o Povo Brasileiro
e, particularmente, as ( Cel. Bayma Kerth -
Grupo
Guararapes - ) opinião do leitor: 10/Fevereiro/2006: OS DONOS DAS
LAVOURAS Os Governadores de Estado estão indignados com o aumento da violência, e essa indignação é procedente, pois, infelizmente, a sociedade também nunca sofreu tanto. E agora, governadores, o que fazer? Vossas Excelências não podem se esquecer que a sociedade ainda mantém a esperança, de que o Estado argüirá contra essa aterradora onda de violência e criminalidade ! Por conta disso, interessante seria investir nas corporações que têm como missão a defesa dessa frágil e dócil sociedade. Inteligentíssimo seria de vossa parte, por exemplo, a atualização dos vencimentos dos policiais, visto que há muito tempo mantêm-se a esperança de que o próximo governador seja condescendente... Vossas Excelências já foram considerados o próximo e, até agora, obviamente, investiram apenas em recursos materiais... Cumpre lembrar que, independentemente dos vencimentos, os policiais são conscientes dos seus deveres e obrigações; no entanto, como qualquer outro profissional, também é humano e tem necessidade de se sentir compensado pelo esforço e risco empreendido. Às vezes, em minhas reflexões, reporto-me a janeiro de 1975, quando de meu ingresso na Polícia Militar. Na ocasião, ouvi de um policial que estava para se aposentar o seguinte: "há trinta anos esperamos um salário condizente com a nossa profissão, e pelo jeito me aposento com a esperança". Não querendo ser traído pela minha memória, parece-me que naquele janeiro o então Excelentíssimo Governador Paulo Egídio Martins, concedeu-nos 100% de aumento. Infelizmente, os outros que o sucederam não atualizaram e, não por isso, jamais deixamos de cumprir com a nossa missão. Por conseguinte, hoje, depois de passados mais trinta anos, posso dizer aos novos policiais: "há trinta anos esperamos um salário condizente com a nossa profissão, infelizmente, também me aposentei com a esperança". A população segue aumentando, ao ponto de algumas instituições pregarem o controle de natalidade, pois que, na medida em que aumenta, proporcionalmente aumentam os problemas e, conseqüentemente, os ligados à segurança pública. De modo inteligente, podemos acreditar que o aumento dos impostos faz parte do fenômeno do crescimento. Assim, os governos estaduais poderiam, na mesma proporção, provocarem o aumento do efetivo das Polícias, Militar e Civil, bem como seus vencimentos. Cumpre ressaltar que, tempos atrás, mesmo com índice de criminalidade menor que o atual, a população avistava os policiais na maioria dos cruzamentos de ruas e avenidas. Desta feita, automaticamente, funcionava a dissuasão psicológica em relação àquele que intencionava infringir as normas. Hoje, não os vemos com a mesma freqüência e isso, provavelmente, gera transtornos àqueles que elaboram planos (inteligência) de combate à violência, pois lhes faltam as ferramentas... Mesmo assim, não podemos negar que há esforço imensurável no sentido de dar conta do recado. A justificativa de que não há recursos para aumento do efetivo não procede, se considerarmos que não houve redução de impostos... Excelentíssimos Governadores de Estado, antes de ser Policial trabalhei com agricultura. Nessa atividade há a ocorrência de pragas e, se não houver um controle efetivo, a lavoura certamente será destruída... O combate às pragas deve ser feito com um bom veneno, ou seja, com aquele que elimina a praga sem prejuízos à lavoura e ao meio ambiente. Dessa forma, compararia os Governos aos Donos das Lavouras..., ou seja, se faz necessário combater a violência e a criminalidade com uma Segurança de Qualidade, onde os cidadãos de bem não sejam afetados. Nesse caso, a qualidade depende também da quantidade... Caso não haja motivação para se investir em Segurança Pública, todos os cidadãos sentirão os efeitos da insegurança, não importando sua cor, raça ou posição social, pois, para os infratores da lei, não há diferença entre as famílias daqueles que são considerados importantes e daqueles que são considerados comuns... O preço do não investimento em segurança pública é tão alto, mas tão alto, que corresponde, simplesmente, à perda da vida de inocentes que, inocentemente, mantêm a esperança... Assim, quem sabe, talvez, um dia... ( Jorge Gerônimo Hipólito -
Biografia
- 1952/**** ) 13/Fevereiro/2006:
O MILAGRE DO AMOR E O ESPETÁCULO DO DIÁLOGO " A verdadeira
viagem não consiste em sair à procura de novas paisagens,
mas em possuir novos olhos..." (Marcel
Proust) Jorge era um pediatra sensível e que apreciava o diálogo. Tinha uma filha chamada Carol, de catorze anos. Carol era impaciente e gostava de exageros, sempre que tinha uma dor, ela a aumentava, sentindo como se fosse 'morrer'. Quando queria alguma roupa, insistia tanto que parecia que seu guarda-roupa estava vazio. Paciente com Carol, seu pai sempre conversava sobre seus exageros. Embora fosse ansiosa, era uma jovem amável, principalmente com ele. Achava que sua mãe 'pegava muito no seu pé'. Como ela demorava a atender as solicitações de sua mãe, Dr. Jorge era quem freqüentemente impunha-lhe limites. Ele é que pedia para ela tomar banho, escovar os dentes, se levantar... Carol era gentil e teimosa ao mesmo tempo, beijava os pais, mas queria fazer tudo no horário dela. Fazê-la desligar a TV para dormir era uma batalha! Os pais do Dr. Jorge moravam em um sítio. Carol gostava de passar os finais de semana prolongados com eles, gostava de ouvir os pássaros, aguar as plantas e correr no campo com as primas. Certa vez, o feriado caiu na sexta-feira e ela combinou com os avós que seu pai iria levá-la durante o dia, mas, como ele esteve ocupado, deixou para levá-la à noite. Era uma noite escura, sem luar, mal se viam algumas estrelas. A noite prometia uma boa chuva !!! No meio do trajeto, Carol se lembrou de que tinha esquecido de colocar a escova de dentes na mala. Recebeu uma pequena bronca do seu pais que, mais uma vez, disse que se ela não escovasse os dentes, as bactérias se proliferariam, destruiriam o esmalte dentário e, assim, produziriam as cáries. Como estava distante de casa,
Dr. Jorge pediu que ela enxaguasse bem a boca e usasse o fio dental,
após as refeições. 'A higiene bucal é muito
importante, minha filha', reafirmou. ( Dr. Augusto Jorge Cury -
Biografia
- 1958/**** ) 14/Fevereiro/2006: O MILAGRE DO
AMOR E O ESPETÁCULO DO DIÁLOGO Dois quilômetros antes de chegar à casa dos avós, começou a chover... no início, chovia mansinho, mas logo se intensificou. De repente, o carro encalhou..., Dr. Jorge acelerou e... nada. O carro dançava pra cá e prá lá, mas quanto mais dançava, mais atolava. Carol começou a entrar em pânico, parecia que o mundo ia acabar! O pai ficou irritado e lhe deu uma bronca: 'Pare de exagerar, menina'. Acelerou o carro outras vezes, fazia um barulhão e nada... o carro parou completamente de se mover. As duas rodas traseiras se afundaram no barro. Lá fora, uma torrente de água caía sem parar. Carol começou a chorar alto e o pai novamente deu-lhe uma bronca: 'Já estou preocupado com o carro e você ainda dá esse escândalo !' Carol, então, começou a soluçar baixinho. Dr. Jorge se acalmou, dominou seus pensamentos, controlou a sua ansiedade e percebeu que, dessa vez, havia sido injusto com sua filha. Ele era tão tolerante com os adolescentes que tinham medo de ir ao médico, de ser internados, de tomar uma injeção e de tantas outras coisas, mas não estava sendo paciente com sua querida filha. Porém, ele tinha uma grande qualidade: diferente de muitos pais, não tinha medo de reconhecer seus erros e pedir desculpas para seus filhos. Aliás, achava que os pais que pedem desculpas para os filhos ensinam-nos a usar suas falhas para crescer. Por isso, voltou-se para Carol, tomou-a nos braços, beijou-a e lhe disse: 'Filha, me desculpe, eu não fui compreensivo com você'. Em seguida, entrou no mundo da sua emoção: perguntou o que ela estava sentindo e pensando. Ela disse-lhe que tinha medo de raios, comentou que ficava apavorada ao imaginar que um raio poderia cair sobre o carro. O pai procurou tirá-la do foco de tensão, ou seja, do seu medo. Ele levou-a a pensar: 'Filha, um lavrador deve ter medo dos raios ou elogiar a chuva ?'. Ela pensou e respondeu: 'Elogiar a chuva'. 'Muito bem!', disse-lhe ele, e acrescentou: 'Os perdedores vêem os raios e os vencedores vêem, na chuva, a oportunidade de cultivar. Veja a chuva, veja sempre o lado positivo das coisas que parecem negativas'. Dr. Jorge continuou, explicando-lhe que a chuva era um dos maiores mistérios da natureza. Era um dos mais belos presentes de Deus para a manutenção da vida. Ele pediu para que ela imaginasse um mundo sem chuva, sem água. Ela disse: 'Seria um grande deserto. Sem plantas, sem pássaros, sem vida...' ' É isso mesmo, querida'. Dr. Jorge ficou alegre porque Carol, diferente das outras vezes, começou a raciocinar no foco de tensão, diante de um problema real !!! Em seguida, ele comentou que as plantas lá fora estavam profundamente agradecidas pela chuva. 'Por que então deveríamos nós ficar apavorados ?', refletiu. (... continua...) ( Dr. Augusto Jorge Cury -
Biografia
- 1958/**** ) 15/Fevereiro/2006: O MILAGRE DO
AMOR E O ESPETÁCULO DO DIÁLOGO Carol começou a viajar nas idéias do pai e foi mais longe. Disse-lhe: 'Papai, como é que estão os pássaros? Eles estão lá fora e não têm um carro ou uma casa para se proteger. Eles não estão reclamando, ao passo que eu reclamo, muitas vezes, por coisas tão pequenas...' Dr. Jorge ficou impressionado com as conclusões da filha, elogiou-a e perguntou: 'O que os pássaros fazem logo pela manhã, ao passarem por uma longa noite de tempestade ?' Ela lhe disse: 'Eles cantam sem parar ! Eu me lembro de ouvi-los cantar nas manhãs de domingo, apesar de ter caído uma forte chuva na noite anterior.' O pai concordou: 'É isso mesmo, filha. Os pássaros talvez tivessem todos os motivos do mundo para acordar tristes, sem nenhum canto, mas fazem uma grande festa. Eles se alegram diante das suas dificuldades, enquanto nós, que somos uma espécie inteligente, ficamos aborrecidos e angustiados. Nós detestamos os problemas e não sabemos extrair deles a alegria'. Carol, mais uma vez, viajou na sabedoria do pai e comentou: 'Papai, lembra-se de que esqueci a escova de dentes?' Ele respondeu: 'Claro !' E concluiu: 'De que me adianta evitar as cáries se não sei superar meu medo ?' O pai ficou mudo diante do raciocínio da filha. Carol estava aprendendo a pensar. Dr. Jorge ficou tão feliz que convidou sua filha a sair do carro e andar na chuva. Ela topou... Eles atolaram os pés no barro. Caíram na lama. Levantaram-se, se abraçaram e começaram a cantar como se fossem as pessoas mais felizes do mundo. Deixaram o carro na lama e resolveram caminhar à noite até a casa dos avós. Eram dois quilômetros. Nunca a lama e a tempestade produziram tanta alegria. Chegaram à meia-noite e bateram à porta. O avô, assustado, atendeu e quando os viu, pensou que fossem extraterrestres. Estavam sujos da cabeça aos pés. Estavam bêbados de alegria. Brincaram com o avô e correram atrás dele. Foi uma festa, um momento inesquecível !!! O milagre do amor gera o espetáculo do diálogo... (... continua...) ( Dr. Augusto Jorge Cury -
Biografia
- 1958/**** ) 16/Fevereiro/2006: O MILAGRE DO
AMOR E O ESPETÁCULO DO DIÁLOGO Leonardo Da Vinci foi um dos maiores gênios da humanidade. Vivia fabricando idéias. Parecia estar em outro planeta.
Conte quantas funções ele exerceu: arquiteto, escultor,
mecânico, urbanista, engenheiro, fisiólogo, químico,
botânico, geólogo, cartógrafo, físico, ...
Ainda arranjou tempo para ser um dos maiores pintores do mundo. A 'Mons Lisa', com a expressão de 'faz de conta que não fui eu', foi pintada por ele. Tome o exemplo desse grande gênio. Você pode praticar esportes, ouvir música, reunir-se com os amigos e ainda arranjar tempo para ser um excelente estudante !!! Lembrete: Não arrume desculpas ! Planeje a sua vida e você construirá uma bela história... ( Dr. Augusto Jorge Cury -
Biografia
- 1958/**** ) 17/Fevereiro/2006:
DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM Depois de mais de dez anos publicando artigos e livros específicos sobre os distúrbios de aprendizagem, ainda deparo-me com muitos profissionais desinformados, pregando a troca de letras e a imaturidade emocional como características dos distúrbios de aprendizagem. E não só afirmam, como alguns têm a coragem e, por que não dizer, a ignorância de publicar artigos afirmando isso. A partir daí, cria-se a confusão, algum desavisado lê o artigo, acha que está corretíssimo (porque não tem parâmetros para divergir da publicação), sai divulgando o artigo e, logo, uma grande massa está repetindo erradamente um conceito, no mínimo, ultrapassado. Isso quando o corajoso autor não participa de algum programa televisivo e dispara a vender livros, ai sim é que o assunto distorce a proporções estratosféricas. Francamente, envergonho-me de admitir que minhas pesquisas e publicações até hoje foram mais aceitas, divulgadas e colocadas em prática em alguns países da Europa e por alguns poucos universitários nos Estados Unidos do que no seu país de origem, o nosso Brasil, onde parece que qualquer um pode publicar o que bem quiser, que sempre haverá alguma personagem da fábula A roupa do Rei, para aprovar e divulgar a maluquice publicada. Depois disso, profissionais como eu ficam lutando, desesperadamente, para esclarecer um assunto totalmente deturpado... Recentemente, refazendo meus sites, pude ver que tudo o que divulguei no exterior e hoje é bem aceito, infelizmente no Brasil continua obscuro. Antes de chorar e admitir que pareço ver-me numa máquina do tempo, diante dos lentos passos do Brasil, lendo os mesmos absurdos que lia quando ainda era apenas uma estudante de Psicopedagogia, volto ao assunto para tentar elucidá-lo. Antes de mais nada, são inúmeros os distúrbios de aprendizagem. Ao contrário do que muitos insistem em afirmar, não existem somente Dislexia, Disgrafia, Discalculia e DDA, que até hoje é confundido com TDAH. Além desses, existem muitos outros distúrbios, alguns com sintomas parecidos e, por isso, necessitando de uma grande experiência e sensibilidade do profissional que se propõe a atender os pacientes, pois, em alguns casos, um único detalhe, um sintoma a mais ou a menos, pode mudar totalmente o diagnóstico e, conseqüentemente, o tratamento e método a seguir. É impossível elucidar todo o assunto em apenas um artigo, descrevendo todos os sintomas e tratamentos específicos de cada sintoma. Para isso, tenho três livros, indicados ao final dessa matéria para que o leitor tenha uma boa base. Conquanto, neste texto é possível esclarecer, ao menos, o básico dos distúrbios de aprendizagem. O principal fator a esclarecer é a questão psicológica. Não há dúvidas de que portar algum distúrbio, seja ele de aprendizagem ou de comportamento, torna o indivíduo mais sujeito à baixa auto-estima, timidez ou hiperatividade e outras reações relacionadas a esse distúrbio, mas daí a sair acreditando que o fator psicológico possa, sozinho, influenciar um distúrbio significativo de aprendizagem é, no mínimo, imaturidade de quem crê e não do paciente. Deve-se levar em conta que o paciente de um distúrbio, geralmente, tem o fator psicológico abalado e necessita mesmo de acompanhamento, mas este deve ser um dos acompanhamentos, aliado ao tratamento do distúrbio em si e não como erradamente se prega: como tratamento único. Como se apenas passar por sessões de análise ou de terapia pudesse sanar qualquer distúrbio... Especificamente, falando dos distúrbios de aprendizagem e excluindo-se os de origem psicológica que são, geralmente, a minoria, vemos que na realidade, a grande maioria dos casos é, comprovadamente, causada por algum fator neurológico, ocasionado por situações de privação de oxigênio (anoxia), seja perinatal (ou neonatal), seja por algum outro acidente e outros fatores que não cabem serem citados neste artigo que pretende ser introdutório. Partindo-se deste princípio, surge o Psicopedagogo que deve (ou deveria) entender isso a fundo e estar apto a detectar os diferentes sintomas de cada distúrbio, após o que, saber encaminhar os pacientes aos respectivos profissionais (neurologista, neuropsicólogo, psiquiatra, entre outros, dependendo da gravidade do caso). A partir daí, o Psicopedagogo poderia sim, tratar o referido paciente usando as técnicas psicopedagógicas que aprendeu na faculdade, mas nunca imaginando que sejam suficientes de forma isolada. O Psicopedagogo deve saber trabalhar em conjunto com outros profissionais, tendo consciência de que somente poderá usar de recursos, tais como jogos e terapias específicas, em conjunto com outro profissional, nunca de forma isolada, achando que somente o tratamento do fator psicológico logrará bons resultados. Neste ponto vale lembrar que muitos casos citados e tratados como distúrbios, na verdade são quadros normais a alguma faixa etária, ou seja, o que parece distúrbio é um comportamento normal em determinada idade. A medida em que a criança cresce, amadurece, passa a não apresentar mais os sintomas e o profissional despreparado (ou charlatão mesmo) fica com a fama de ter curado o paciente. Da mesma forma, há casos tão graves que, depois de um período crítico, estacionam, dando a impressão de cura; ao interromper-se o tratamento imaginando esta cura, erra-se cegamente, pois os sintomas podem voltar a qualquer momento, até anos depois e de forma muito mais incontrolada. Está aí o grave erro de se detectar tudo como psicológico ou acreditar que um distúrbio não detectado por exames comuns seja inofensivo. Devido à complexidade e extensão do assunto, impossível de ser aqui esclarecido, conforme prometido, segue a recomendação de alguns livros de minha autoria (confio no que pesquiso, comprovo, escrevo e publico, por isso, indico meus livros).. São eles: (1) Problemas
de aprendizagem na pré escola, que mostra o que é
normal, problemático e distúrbio no desenvolvimento de
crianças de zero a cinco anos. ps: Alguns títulos
estão esgotados nas livrarias, mas ainda é possível
encontrá-los na Editora WAK. ( Dra Lou de Olivier -
Biografia
- 1961/**** ) 20/Fevereiro/2006: ALGUÉM
COM JUÍZO Até que enfim, parece
que surgiu alguém com juízo. A Imprensa, no dia Esta vergonhosa desfaçatez
ocorreu porque o Presidente Lula entregou a As Indenizações
são tão vergonhosas e descabidas que, num debate no O Grupo Guararapes, ao
qual, com muito orgulho pertenço, acabou de registrar O PT, que tanto defende a Democracia
Direta, porque não propõe um plebiscito ( Cel. Bayma Kerth -
Grupo
Guararapes - Turma de 1951/**** ) 21/Fevereiro/2006: A DIVERSIDADE
Nunca houve no mundo duas
opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. ( Michel de Montaigne -
Michel
Eyquem de Montaigne - 1533/1592 ) 22/Fevereiro/2006: PARECEMO-NOS
COM CARNEIROS... Parecemo-nos com carneiros a brincar na relva, enquanto o açougueiro, com os olhos, está a escolher alguns entre eles. Pois, nestes bons tempos, não sabemos precisamente que tipo de infelicidade o destino está nos preparando: doença, perseguição, empobrecimento, mutilação, cegueira, loucura, morte, etc. ( Arthur Schopenhauer -
Biografia
- 1788/1860 ) 23/Fevereiro/2006: Recentemente escrevi o artigo 'Homens com tecla SAP' que, por sinal, foi bem aceito e elogiado; talvez por isso, ou por coincidência, em seguida recebi mensagem de uma leitora, pedindo que lhe explicasse o que é 'Síndrome de Peter Pan'. Respondi de forma simplificada, dizendo que esta síndrome nada mais é do que a imaturidade numa idade considerada madura. É quando um indivíduo já tem idade suficiente para ser considerado maduro, mas continua agindo no meio social de forma imatura... Foi descrita pelo Terapeuta Dr. Dan Kiley e é atribuída somente aos homens que, diante de relacionamentos amorosos, colocam regras de acordo com as suas vontades, mantendo distância, não compartilhando os sentimentos, agindo de maneira egoísta, e mais algumas reações nesta linha narcisista. Daí nomeá-la Síndrome de Peter Pan, que buscava ouvir histórias de si mesmo para reforçar suas projeções de perfeição..., o narcisismo protegia-o da solidão e do medo. Mas frisei que a imaturidade emocional não é somente própria dos homens e pode ser característica de muitos outros distúrbios, não necessariamente de Peter Pan. Bem, eu resumi a síndrome dessa forma, mas seguindo as descrições relatadas nas características dessa síndrome, são tantos os sintomas e reações que, praticamente, todos os homens (e até as mulheres) se enquadram nisso. Na minha resposta, eu também disse achar que, ao invés de classificar-se tantas síndromes, melhor seria que os profissionais estudassem as já existentes e encontrassem, de fato, a cura ou, ao menos, o controle para elas. Na verdade, usei a Síndrome de Peter Pan porque a leitora pediu uma explicação, mas são muitos os distúrbios e síndromes, já descritos, que apresentam sintomas parecidos ou tão abrangentes que fica impossível não se identificar em qualquer pessoa, mesmo considerada normal, ao menos três ou mais características descritas, o que já se torna preocupante, pois coloca qualquer pessoa próxima de ser considerada meio desequilibrada... Se eu quisesse classificar uma série de novas síndromes e distúrbios, teria muitas opções dentro dos casos raros que já atendi, mas sempre preferi pesquisar tratamentos e buscar resultados para o seu controle e cura, e não ficar inventando novos nomes e ramificações. Diante disso, parece-me que está surgindo, ou já surgiu, uma nova síndrome que pode, tranqüilamente, ser classificada como Síndrome da Síndrome, uma necessidade exagerada que alguns estudiosos têm de colocar seu nome em alguma descoberta, mesmo que, aos olhos dos mais letrados, fique claro que a grande descoberta nada mais é do que uma ramificação ou extensão de algum distúrbio já descrito. Parece-me que, dessa vez, o narcisismo parte dos próprios profissionais que necessitam, desesperadamente, classificar algo ou alguém para terem seus nomes citados como descobridores ou classificadores dentro da pesquisa científica... Para deixarem sua marca na trajetória da Literatura, como se isso fosse a glória e o máximo que um profissional de saúde pode almejar quando, na verdade, a grande glória seria (ou é) encontrar o controle ou a cura para os distúrbios. A necessidade exagerada de se 'descobrir' um novo distúrbio pode ser considerada real narcisismo e imaturidade de quem demonstra essa necessidade. Por isso, passa da hora dos profissionais se conscientizarem de que nem todos são ingênuos e, portanto, facilmente manipuláveis. Está na hora dos bons profissionais unirem-se, não para demonstrar novos distúrbios para os velhos sintomas, mas sim para mostrar novas curas para os velhos distúrbios, um novo hospital para uma nova doença, mas, acima de tudo, um novo profissional para a doença que já existe, independentemente das classificações. Só assim conseguiremos deixar nossa marca na Literatura, como profissionais que encontraram curas e não como narcisistas que encontraram inúmeros nomes, classificaram inúmeros distúrbios sem, no entanto, curar nenhum deles. ( Dra. Lou de Olivier -
Biografia
- 1961/**** ) 24/Fevereiro/2006: CARNAVAL, ÓPERA
DE RUA Quando presidente de uma associação, que fez do intercâmbio de informações e experiências a sua grande missão, tive o prazer de integrar uma equipe que promoveu expressivo número de eventos sobre excelência organizacional. Um deles, cujo tema era - Motivação e Criatividade - , ficou marcado de forma indelével pela genialidade do seu apresentador o consagrado carnavalesco Joãozinho Trinta. Esse maranhense de nascimento, e bailarino por vocação, deu um show, não apenas pelo seu indiscutível talento profissional, mas, também, pela sua cultura, sensibilidade e responsabilidade social. Ele enfatizou que o grande responsável por colocar uma escola de samba na avenida tem nome e sobrenome - espírito de equipe. A iniciativa privada e a administração pública agregariam preciosos valores se fizessem uma profunda reflexão sobre os fundamentos e os processos operacionais das escolas de samba. A ginga do passista e a magia do futebolista brasileiro são embaixatrizes da cultura de um povo que faz da sua incorrigível alegria, o brilhantismo da Marca Brazil. Da riquíssima diversidade das formas de expressão do carnaval fantástica ópera de rua - nosso enfoque vai para as escolas de samba, cujo pioneirismo pertence a Deixa Falar, fundada em 1928, pelos sambistas Ismael Silva, Bide e Brancura, entre outros. Do Criador à criatura, da flora à fauna, da história à geografia, da pobreza à riqueza e da antiguidade à modernidade, surgem temas que se transformam em samba-enredo espinha dorsal do desfile gerador do maior espetáculo de artes ao ar livre do planeta. A análise gerencial do cotidiano das escolas de samba revela a aplicação de conceitos de consagrados especialistas mundiais em gestão da excelência, como por exemplo, o PDCA de Deming, a adequação de uso com satisfação do cliente de Juran, as equipes de trabalho de Ishikawa, a filosofia de Crosby, o controle total da qualidade de Feigenbaum e os ensinamentos de Peter Drucker. A empregabilidade, habilidade eclética do profissional moderno, também desfila nas avenidas do país, pois os foliões sambam, cantam, fazem evoluções e interpretam o papel que representam no contexto. Motivada, a galera se levanta, enche o peito e solta o tão aguardado grito de...é Campeã...é Campeã...é Campeã !!!
Por alguns instantes o sonho da igualdade universal acontece no verso do poeta, no som inconfundível do tamborim, no largo sorriso das passistas, na mistura das raças, credos, hierarquias, profissões e classes sociais Nessa hora a emoção fala mais alto e a adrenalina vai a mil, pois é o reconhecimento do árduo trabalho de milhares de pessoas a grande maioria anônima que durante o ano todo se desdobra nas tarefas do barracão, na confecção das fantasias e nos ensaios na quadra. Colocar na passarela milhares de sambistas com perfeita noção de tempo e de espaço e, gerenciar o escasso orçamento da agremiação requer, sem dúvida alguma, muita criatividade para provocar efeitos especiais com baixo investimento. Deve reinar muita harmonia entre o planejamento estratégico e o jogo de cintura para lidar com pessoas de características tão diferenciadas.
Da leveza das evoluções da porta-bandeira à agressividade das batidas nos surdos, pode-se assistir a uma aula da singular MBA tupiniquim. Para que as organizações, de todos os portes e segmentos, possam agregar valor com o estilo interativo das escolas de samba,basta que seus executivos expressem a naturalidade revelada pelo superastro do basquete mundial o norte-americano Michael Jordan. Errei mais de nove mil cestas e perdi quase trezentos jogos. Em vinte e seis diferentes finais de partida, fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo... e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida e é exatamente por isso que sou um sucesso. ( Faustino Vicente -
Biografia
- 1935/**** ) 27/Fevereiro/2006: LIXO E SUICÍDIO: O catador de lixo e o voluntário do CVV guardam afinidades importantes. Em primeiro lugar, ambos desafiam o tabu de lidar com assuntos que a sociedade abomina ou despreza. Seguem na contramão do senso comum, desafiam a cultura dominante, lidam com o preconceito. O catador "enxerga" os resíduos com outros olhos. Ele não perde tempo com o lixo. Separa apenas o que ainda tem serventia e lhe garante o sustento. O voluntário do CVV "enxerga" o ser humano com outros olhos. Acredita no valor de cada um, na capacidade que temos de dar a volta por cima. Por pior que seja a situação de quem o procura, o voluntário investe tempo e energia no exercício da escuta amorosa, resgatando o valor e a auto-estima de quem muitas vezes se sente um trapo. O catador ajuda a reduzir o monumental volume de resíduos que satura os aterros e lixões. O voluntário do CVV ajuda a reduzir a perturbação que satura a alma e impede a correta avaliação dos fatos. O trabalho realizado pelo catador reduz os indicadores de desperdício. Reciclagem significa economia de matéria-prima e energia. O trabalho realizado pelo voluntário do CVV reduz as estatísticas de suicídio. A existência do CVV implica na economia de dor, de sofrimento, e eventualmente, de vidas. O lixo contamina o solo, a água, o ar. Sem o catador, a quantidade de resíduos contaminados espalhando doenças seria maior. Em contato com a sujeira, os recicláveis viram problema, e ganham status de caso de saúde pública. A reciclagem não é a solução definitiva, mas ajuda. O suicídio também é caso de saúde pública e foco de contaminação. Especialistas da área de saúde estimam que para cada caso de suicídio, um grupo próximo de aproximadamente dez pessoas, entre parentes e amigos, carrega um trauma para o resto da vida. Sem os voluntários do CVV, o número de suicídios ou pessoas perturbadas seria certamente maior. O CVV não é a solução definitiva para o problema do suicídio Mas contribui efetivamente para a prevenção. Para a reciclagem de lixo acontecer, basta separar aquilo que pode ser reutilizado. É um gesto simples, não requer erudição, nível superior, conhecimentos técnicos sofisticados. Basta boa vontade. Para a reciclagem de pessoas acontecer, a experiência do CVV demonstra, não é preciso erudição, nível superior ou conhecimentos técnicos sofisticados. Basta boa vontade. Os estudiosos do lixo afirmam que tudo - absolutamente tudo - o que é descartado tem serventia. Até a parte orgânica do lixo tem a sua riqueza: pode virar adubo natural de ótima qualidade ou fonte de energia pela utilização do gás metano. São Paulo abriga a primeira usina de energia do Brasil sobre um aterro de lixo ( Aterro Bandeirantes) que abastece duzentas mil pessoas. Os estudiosos da alma afirmam que cada um de nós é único no universo, portanto cada existência guarda consigo uma singularidade, um valor inerente à vida. Até os momentos de dor e de sofrimento são especialmente ricos pelas lições que nos trazem, pela fortaleza que construímos dentro de nós a partir dessas experiências. Para que possamos descobrir essa riqueza por nós mesmos, é que existe o CVV. São Paulo abriga desde 1962 o primeiro grupamento de voluntários que abraçaram com alegria e determinação essa causa. A partir de São Paulo, o Brasil inteiro está sendo fecundado pela semente do bem trazida pelo CVV. Que a reciclagem - de materiais ou de pessoas -continue inspirando gestos e atitudes na direção de um mundo mais justo, feliz e sustentável. ps: André Trigueiro
é jornalista, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental
da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Pós-graduado em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ, foi
repórter do jornal Última Hora, da Rádio MEC, da
Rádio Jornal do Brasil (AM) e da TV Globo. Desde 1996, vem atuando
como repórter e apresentador do "Jornal das Dez", da
GloboNews - canal de TV a cabo. É comentarista da Rádio
CBN (860 Khz) onde apresenta o quadro "Mundo Sustentável".
É consultor e articulista voluntário do site www.ecopop.com.br
, do Viva Rio - - veja
o programa na TV Câmara - Mundo Sustentável - CLICK AQUI.
( André Trigueiro -
Biografia
- 1966/**** ) 28/Fevereiro/2006: O ESCRITOR
(...) Ademais, o escritor
é o encarregado de declarar e comemorar a capacidade humana para
os atos mais nobres do coração e do espírito: bravura
na derrota, coragem, compaixão e amor. Na guerra infinita contra
a fraqueza e o desespero, eles são as bandeiras brilhantes do
retempero das energias, da esperança e da segunda opinião.
Eu tenho como certo que um escritor que não acredite, apaixonadamente,
na perfectibilidade do homem, não tem nenhuma dedicação
nem nenhuma associação à literatura. ( John Steinbeck -
Biografia
- 1902/1968 ) |
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