2005 - Ano Internacional do MICROCRÉDITO - ONU - click
"POLÍTICA"

www.nossosaopaulo.com.br
Envie-nos o seu artigo para publicação nesta página: CLICK AQUI !!!
BOLETIM - "Liberdade para Pensar e Agir" !!!

Prezados amigos e amigas, o Portal Nosso São Paulo iniciou, em MAR/2005, a emissão do boletim "Liberdade para Pensar e Agir", cujo objetivo é defender e apoiar, em qualquer parte do mundo, dentro dos princípios da 'inclusão digital', o direito à liberdade dos pensamentos e expressão, respeitando-se cada cultura e sociedade, direitos esses constantes da 'Declaração dos Direitos Humanos-ONU'. Este espaço está aberto, em especial, aos pronunciamentos e apoio à luta do nosso povo, sem censura, desde que não se faça uso de termos obscenos ou idéias imorais ou ilegais, colaborando para o despertar da consciência política, que anda meio adormecida nesse nosso BRASIL !!! Coloque a 'boca no trombone' e faça valer a sua voz, porque um povo que não luta e mesmo que não conhece os seus direitos básicos, é um povo ESCRAVO por definição, facilmente enganável e manipulado!!! Infelizmente, essa é a realidade que vivemos em nosso país, onde vemos uma população escravizada pelo poder econômico, político e da grande mídia, poderes esses que se aliam, a cada dia, em prol de seus próprios interesses, mas em prejuízo da nação brasileira e sem o mínimo compromisso, mesmo com as necessidades básicas do nosso povo !!!
Vamos fazer reviver no Brasil, no limiar deste terceiro milênio, os pensamentos e a filosofia do maior de todos os políticos da história moderna da humanidade, Mahatma Gandhi, íntegro e honesto, cujo filosofia fundamental era pautada por:

  • "A não violência é a maior força à disposição da Humanidade. Ela é mais poderosa que a mais poderosa das armas de destruição concebida pela ingenuidade do Homem."
  • "A não-violência é a mais alta qualidade de oração. A riqueza não pode consegui-la, a cólera foge dela, o orgulho devora-a, a gula e a luxúria ofuscam-na, a mentira a esvazia, toda a pressão não justificada a compromete."
  • "Não-violência não quer dizer renúncia a toda forma de luta contra o mal. Pelo contrário. A não-violência, pelo menos como eu a concebo, é uma luta ainda mais ativa e real que a própria lei do talião - mas em plano moral." 
  • "A não-violência não pode ser definida como um método passivo ou inativo. É um movimento bem mais ativo que outros que exigem o uso das armas. A verdade e a não-violência são, talvez, as forças mais ativas de que o mundo dispõe."
  • "Para tornar-se verdadeira força, a não-violência deve nascer do espírito."
  • "Creio que a não-violência seja infinitamente superior à violência, e que o perdão seja bem mais viril que o castigo..."
  • "A não-violência, em sua concepção dinâmica, significa sofrimento consciente. Não quer absolutamente dizer submissão humilde à vontade do malfeitor, mas um empenho, com todo o ânimo, contra o tirano. Assim, um só indivíduo, tendo como base esta lei, pode desafiar os poderes de um império injusto para salvar a própria honra, a própria religião, a própria alma e adiantar as premissas para a queda e a regeneração desse mesmo império."
  • "O método da não-violência pode parecer demorado, muito demorado, mas eu estou convencido de que é o mais rápido."
  • "Após meio século de experiência, sei que a humanidade não pode ser libertada senão pela não-violência. Se bem entendi, é esta a lição central do cristianismo."

Engº Celio Franco - Gestor


Boletim 07 - 06/Mai/2005 - SIM, SOMOS ACOMODADOS SR. PRESIDENTE - Alessandro Eloy Braga
Boletim 06 - 29/Abr/2005 - SOCORRO AOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS - Alamar Régis de Carvalho
Boletim 05 - 19/Abr/2005
- CARTA DE GETÚLIO - NOSSO COMENTÁRIO - Engº Celio Franco
Boletim 04 - 04/Abr/2005
- O COMPORTAMENTO DOS ÚLTIMOS GOVERNOS - Jorge Gerônimo Hipólito
Boletim 03 - 30/Mar/2005 - TARIFAS ABUSIVAS DOS PEDÁGIOS PAULISTAS - José Carlos Félix Junior 
Boletim 02 - 18/Mar/2005
- A ESPOLIAÇÃO DO POVO NO BRASIL ATUAL - Engº Celio Franco
Boletim 01 - 14/Mar/2005 - APOIO À LUTA PELA DEMOCRACIA EM CUBA - Martha Beatriz Roque Cabello
Os Principais Partidos Políticos do Brasil !!!

CLICK AQUI e conheça uma breve história dos principais partidos brasileiros. Artigo elaborado pelo site SuaPesquisa.com. Abaixo, click na sigla do partido, em ordem alfabética, e acesse o seu site !

PC do B - PFL - PL - PMDB - PPS - PSDB - PSTU - PT - PV

O Portal da Política Brasileira !!!

O Portal Político oferece mais de um milhão de informações sobre a Política de sua cidade, região, estado e país. Contém uma relação completa com todos(as) os(as) políticos(as): vereadores(as), vices, prefeitos(as), deputados(as) distritais, estaduais e federais, senadores(as), governadores(as), ministros(as) e presidente.
Possui ainda, links para todos os poderes da Republica: Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, nos níveis municipal, estadual e federal. É interativo e atualizado diariamente. CLICK AQUI.

Textos de Celio Francio - Gestor do Portal Nosso São Paulo

"EMPREGO - URGENTE " - Uma Nação sem Empregos e sem Governo
18/Fev/2005 - Eng. Celio Franco
(...) Infelizmente, vivemos num país hipócrita, onde as autoridades FALAM MUITO e NÃO FAZEM NADA. Há muito tempo não temos um governo, mas um desgoverno, e o atual prefere INVESTIR fortunas, não na saúde, na educação ou nos empregos, mas para COMPRAR a grande mídia, onde todos os dias podemos ver como o BRASIL está prosperando (...). Click AQUI

"TRABALHO INFANTIL - VISÃO UTÓPICA x NOSSA REALIDADE"
22/Out/2004 - Eng. Celio Franco
Uma outra visão sobre o trabalho infantil no Brasil. (...) Infelizmente, temos visto que campanhas como esta, nas mãos de burocratas, políticos, legisladores e juízes, inconseqüentes e sem visão social, que não sabem distinguir diferenças simples, como entre 'carregar pedras e NÃO freqüentar a escola''atuar como APRENDIZ em um período e freqüentar a escola em outro', ou entre a realidade vivenciada por famílias ricas e famílias pobres, causarem um grande e irreparável estrago a este país, às famílias em situação de miséria e às instituições assistenciais idôneas que tentam, desesperadamente, através de projetos louváveis e bem conduzidos, ensinar uma profissão honesta a esse jovens, já a partir dos 11 e 12 anos, quando isso deve ser feito(...). Click AQUI

"A UTOPIA DA INTERNET LIVRE "
14/Fev/2004 - Eng. Celio Franco
Já vivemos em um ambiente de 'liberdade vigiada', quando navegamos pelos 'sites' (...) Durante a 'Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação-ONU', ocorrida em Dezembro de 2003, vimos o foco da discussão girar em torno de vários temas, sem dúvida importantes, como a exclusão trazida pelo abismo tecnológico e a necessidade de conteúdo multicultural, mas em nenhum momento notamos a preocupação dos líderes mundiais ali presentes, ou de seus representantes, com um dos maiores problemas que vivenciamos na grande rede: a possibilidade de vermos concretizado, em breve, o sonho ficcionista do gênio George Orwell, em seu 1984.... Click AQUI

"A HIPOCRISIA SOBRE A ESCRAVIDÃO BRANCA"
03/Fev/2004 - Eng. Celio Franco
A ESCRAVIDÃO moderna não existe apenas em algumas fazendas ... (...) Vemos nesses dias, tanto a grande mídia como o próprio governo, se aliarem no justo ataque às práticas ignóbeis da escravidão branca, nas fazendas do interior desse grande país. Todavia, até mesmo essa atitude, louvável e humana, esconde por detrás uma enorme dose de hipocrisia, ato contínuo na sociedade 'globalizada' e que, segundo nos parece, não tem data marcada para dela ser extirpada, principalmente por passar desapercebida da imensa maioria do povo que, ou não tem acesso a informação ou se contenta em apenas 'digerir' notícias pré-fabricadas e tendenciosas, abdicando da faculdade maior do ser-humano: 'pensar por si'. A escravidão deve ser combatida, em todos os níveis e lugares, até mesmo nas fazendas do interior, onde seres humanos - homens, mulheres e crianças - trabalham, muitas vezes, unicamente em troca do alimento, roupas e moradia ... Por quê então falamos de hipocrisia ?... Click AQUI

'SALÁRIO' mínimo a R$ 260,00 ... que maravigliaaa ...
06/Mai/2003 - Eng. Celio Franco
A grande ironia em relação do Salário Mínimo... A imagem presente neste artigo (CLICK), deixa bem claro, e mesmo dispensa palavras, sobre o tipo de compromisso dos 'homens do governo', não apenas com o 'reles' povo, que somos nós, mas com os princípios que eles mesmos 'diziam defender' quando estavam na oposição, e isso há muito pouco tempo... (Click AQUI ou na foto ao lado).

'A TODOS OS BRASILEIROS QUE ESTÃO SE SENTINDO ENGANADOS"
27/Nov/2003 - Eng. Celio Franco
Será que nossas Esperanças foram frustradas novamente...

Prezados(as) Amigos(as),
Na qualidade de cidadão brasileiro e gestor deste portal, um meio de comunicação similar aos demais, senão no porte, no objetivo de levar opiniões diversas e informação aos cidadãos deste estado e deste país, me considero no dever de comentar a gravidade do ocorrido durante mais uma 'reforma', aprovada em primeiro turno por 55 votos (o mínimo exigido era 49), contra 25 . Dos 55 votos a favor, 13 foram da oposição, sete do PFL e seis do PSDB. Entre os que votaram contra, cinco foram de partidos que apoiam o governo: uma do PT (Heloísa Helena-AL), três do PMDB (senadores Sérgio Cabral-RJ, Mão Santa-PI e Papaléo Paes-AP e um do PTB (Duciomar Costa-PA). Desde já, abrimos espaço em nossa página de política, onde este pronunciamento está inserido, para a publicação de opiniões contrárias, sem censura, exceção de palavrões e coisas do gênero... (Click AQUI ou na foto ao lado).

Eleições 2004 ... Lições Exemplares !!!

Faustino Vicente - Jundiaí - SP

01/Nov/2004
(...) A par da exemplar lição de democracia que o povo brasileiro deu ao mundo, e do sucesso do projeto desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral, os resultados das eleições de 2004 redesenharam o mapa geopolítico do Brasil.Uma simples análise da situação atual, comparada com a de duas décadas, revela que a conjuntura fez desaparecer estruturas incompatíveis com os anseios da população. Esta constatação nos leva ao pensamento do filosofo grego Heráclito, de Êfeso, (a.C 540-480 a.C) que dizia: – “ Tudo é fluxo,nada é estático. Nenhum homem tomará banho duas vez sequer no mesmo rio, pois o rio não será o mesmo e nem o homem será o mesmo” .(...). Click AQUI

Conheça Aqui o Novo Ministério do BRASIL ...

Lula - MinistérioO Ministério do presidente LULA ...
Conheça aqui os novos ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que assumiram os cargos carregando consigo grandes responsabilidades. (Click AQUI ou na foto ao lado).

Nossa Homenagem a um dos Maiores Políticos Brasileiros ...

Ulisses Guimarães, o Dr. Ulisses, um dos maiores políticos brasileiros, nasceu em Rio Claro-SP, no dia 06 de Outubro de 1916, (...) exerceu 11 mandatos seguidos como Deputado Federal.. Foi presidente do MDB e PMDB durante vários anos e seu presidente de honra. Em 1987, o parlamentar comandou a Assembléia Constituinte. (Click AQUI ou na foto ao lado).

A Posse do Novo Presidente ...

Lula - Posse O início do Vigésimo Sexto Período de Governo Republicano ...
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse em 01/Janeiro/2003 sendo depositário das ESPERANÇAS de milhões de brasileiros. Leia aqui a íntegra dos discursos proferidos no Congresso Nacional e no Parlatório. (Click AQUI ou na foto ao lado).

!! A FOME TEM QUE TER ...

A Fome Tem que Ter ...A FOME TEM QUE TER ...
Programa de Lula para combater a fome no Brasil já interessa à ONU, ao BID e ao Bird. A idéia é mobilizar toda a sociedade. (Veja na íntegra o artigo da ISTO É Independente; click AQUI ou na foto).

!! COMPROMISSO COM A MUDANÇA !!

Lula - CompromissoLuiz Inácio Lula da Silva,

COMPROMISSO COM A MUDANÇA
28/10/2002

Ontem, o Brasil votou para mudar. A esperança venceu o medo e o eleitorado decidiu por um novo caminho para o país. Foi um belo espetáculo democrático que demos ao mundo. Um dos maiores povos do planeta resolveu, de modo pacífico e tranqüilo, traçar um rumo diferente para si..(Para ver todo o texto, Click AQUI, ou na foto)

O MAIOR DE TODOS OS POLÍTICOS - Exemplo a ser seguido para um Mundo Melhor !

GandhiMAHATMA GANDHI (1869 - 1948),

"A não-violência, em sua concepção dinâmica, significa sofrimento consciente. Não quer absolutamente dizer submissão humilde à vontade do malfeitor, mas um empenho, com todo o ânimo, contra o tirano. Assim, um só indivíduo, tendo como base esta lei, pode desafiar os poderes de um império injusto para salvar a própria honra, a própria religião, a própria alma, e adiantar as premissas para a queda e a regeneração desse mesmo império."...(Para ver todo o texto, Click AQUI, ou na foto)

POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO - A DE TODOS

Milton SantosProf. Dr. Milton Santos

Para o mundo intelectual brasileiro entrou em encantamento um dos seus principais pensadores. E se encantou em plena produção, no seu momento mais fértil. Produzia uma crítica à globalização considerando que a mesma tem sido levada a efeito do ponto de vista do capital financeiro. Propunha uma outra globalização. Intelectual estudioso do espaço e do tempo, compreendeu, em seu tempo (Para ver todo o texto, Click AQUI, ou na foto)

INDIRA GANDHI - A PODEROSA 1ª MINISTRA DA ÍNDIA

INDIRA GANDHI,filha de Jawaharlal Nehru, o primeiro chefe de governo da Índia pós-independência, de 1947 a 1904.

Aos 49 anos, Indira Gandhi é eleita Primeira-Ministra da Índia, com minoria no Congresso. Mas sua grande vitória acontece as 52 anos: permanece como Primeira-Ministra, desta vez, com  maioria absoluta.(Para ver todo o texto, Click AQUI, ou na foto)

UM PAÍS MAL ADMINISTRADO

KanitzSTEPHEN KANITZ,

Um país do tamanho do Brasil, com os recursos naturais e a população que tem, não é exatamente um país com problemas econômicos.
A Inglaterra, uma ilha, esta sim tem enormes problemas econômicos, tanto é que foi o berço da teoria econômica. Milton Friedman, o maior economista dos Estados Unidos, um país bem dotado como o nosso, prega o menor número possível de economistas no governo. Somos sim, um país muito mal administrado...(Para ver todo o texto, Click AQUI, ou na foto)

UM PAÍS MAL ADMINISTRADO

BuarqueCRISTOVAM BUARQUE, professor da UNB, ex-governador de Brasília, autor do livro "A Desordem do Progresso" e candidato ao senado por Brasília em 2002.

Artigo publicado em O Globo http://www.oglobo.com.br/, na data de 12/02/2001

"Em nenhum outro país os ricos demonstraram mais ostentação que no Brasil. Apesar disso, os brasileiros ricos são pobres. São pobres porque compram sofisticados automóveis importados, com todos os exagerados equipamentos da modernidade, mas ficam horas engarrafados ao lado dos ônibus de subúrbio. E, às vezes, são assaltados, seqüestrados ou mortos nos sinais de trânsito. Presenteiam belos carros a seus filhos e não voltam a dormir tranqüilos enquanto eles não chegam em casa. Pagam fortunas para construir modernas mansões, desenhadas por arquitetos de renome, e são obrigados a escondê-las atrás de muralhas, como se vivessem nos tempos dos castelos medievais, dependendo de guardas que se revezam em turnos.

Os ricos brasileiros usufruem privadamente tudo o que a riqueza lhes oferece, mas vivem encalacrados na pobreza social. Na sexta-feira, saem de noite para jantar em restaurantes tão caros que os ricos da Europa não conseguiriam freqüentar, mas perdem o apetite diante da pobreza que ali por perto arregala os olhos pedindo um pouco de pão; ou são obrigados a restaurantes fechados, cercados e protegidos por policiais privados. Quando terminam de comer escondidos, são obrigados a tomar o carro à porta, trazido por um manobrista, sem o prazer de caminhar pela rua, ir a um cinema ou teatro, depois continuar até um bar para conversar sobre o que viram.

Mesmo assim, não é raro que o pobre rico seja assaltado antes de terminar o jantar, ou depois, na estrada a caminho de casa. Felizmente isso nem sempre acontece, mas certamente, a viagem é um susto durante todo o caminho. E, às vezes, o sobressalto continua, mesmo dentro de casa. Os ricos brasileiros são pobres de tanto medo. Por mais riquezas que acumulem no presente, são pobres na falta de segurança para usufruir o patrimônio no futuro. E vivem no susto permanente diante das incertezas em que os filhos crescerão. Os ricos brasileiros continuam pobres de tanto gastar dinheiro apenas para corrigir os desacertos criados pela desigualdade que suas riquezas provocam: em insegurança e ineficiência.

No lugar de usufruir tudo aquilo com que gastam, uma parte considerável do dinheiro nada adquire, serve apenas para evitar perdas. Por causa da pobreza ao redor, os brasileiros ricos vivem um paradoxo: para ficarem mais ricos têm de perder dinheiro, gastando cada vez mais apenas para se proteger da realidade hostil e ineficiente.

Quando viajam ao exterior, os ricos sabem que no hotel onde se hospedarão serão vistos como assassinos de crianças na Candelária, destruidores da Floresta Amazônica, usurpadores da maior concentração de renda do planeta, portadores de malária, de dengue e de verminoses. São ricos empobrecidos pela vergonha que sentem ao serem vistos pelos olhos estrangeiros.

Na verdade, a maior pobreza dos ricos brasileiros está na incapacidade de verem a riqueza que há nos pobres. Foi esta pobreza de visão que impediu os ricos brasileiros de perceberem, cem anos atrás, a riqueza que havia nos braços dos escravos libertos se lhes fosse dado direito de trabalhar a imensa quantidade de terra ociosa de que o país dispunha. Se tivesse percebido essa riqueza e libertado a terra junto com os escravos, os ricos brasileiros teriam abolido a pobreza que os acompanha ao longo de mais de um século. Se os latifúndios tivessem sido colocados à disposição dos braços dos ex-escravos, a riqueza criada teria chegado aos ricos de hoje, que viveriam em cidades sem o peso da imigração descontrolada e com uma população sem miséria. A pobreza de visão dos ricos impediu também de verem a riqueza que há na cabeça de um povo educado. Ao longo de toda a nossa história, os nossos ricos abandonaram a educação do povo, desviaram os recursos para criar a riqueza que seria só deles, e ficaram pobres: contratam trabalhadores com baixa produtividade, investem em modernos equipamentos e não encontram quem os saiba manejar, vivem rodeados de compatriotas que não sabem ler o mundo ao redor, não sabem mudar o mundo, não sabem construir um novo país que beneficie a todos. Muito mais ricos seriam os ricos se vivessem em uma sociedade onde todos fossem educados.

Para poderem usar os seus caros automóveis, os ricos construíram viadutos com dinheiro de colocar água e esgoto nas cidades, achando que, ao comprar água mineral, se protegiam das doenças dos pobres. Esqueceram-se de que precisam desses pobres e não podem contar com eles todos os dias e com toda saúde, porque eles (os pobres) vivem sem água e sem esgoto. Montam modernos hospitais, mas tem dificuldades em evitar infecções porque os pobres trazem de casa os germes que os contaminam. Com a pobreza de achar que poderiam ficar ricos sozinhos, construíram um país doente e vivem no
meio da doença.

Há um grave quadro de pobreza entre os ricos brasileiros. E esta pobreza é tão grave que a maior parte deles não percebe. Por isso a pobreza de espírito tem sido o maior inspirador das decisões governamentais das pobres ricas elites brasileiras. Se percebessem a riqueza potencial que há nos braços e nos cérebros dos pobres, os ricos brasileiros poderiam reorientar o modelo de desenvolvimento em direção aos interesses de nossas massas populares. Liberariam a terra para os trabalhadores rurais, realizariam um programa de construção de casas e implantação de redes de água e esgoto, contratariam centenas de milhares de professores e colocariam o povo para produzir para o próprio povo.

Esta seria uma decisão que enriqueceria o Brasil inteiro - os pobres que sairiam da pobreza e os ricos que sairiam da vergonha, da insegurança e da insensatez. Mas isso é esperar demais. Os ricos são tão pobres que não percebem a triste pobreza em que usufruem suas malditas riquezas".


©Copyright Cristovam Buarque, professor da UNB, ex-governador de Brasília, é autor do livro "A desordem do progresso".

Resultados 1º Turno - 2002 - Resultados 2º Turno - 2002