MENSAGENS / POESIAS
OUTUBRO de 2002


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"Todas as mensagens aqui exibidas são extraídas, a menos de nota em contrário, das obras do Dr. Augusto Jorge Cury, Psiquiatra, Psicoterapeuta e Cientista Teórico"

31/Outubro

O FUNCIONAMENTO DA MENTE

    "O que acontece no inconsciente que faz com que a dependência se torne o mais drástico cárcere da inteligência ou a PIOR PRISÃO DO MUNDO ? Por quê, em todo o mundo, milhares de jovens colegiais e universitários, que têm acesso a tantas informações, não conseguem usar sua cultura para romper com as algemas dessa prisão ? Precisamos entrar em algumas áreas ocultas da mente para desvendarmos esse processo.
    A dependência de drogas não atinge apenas os jovens. Conheço também diversos pais, professores, empresários e executivos que se tornaram dependentes e, infelizmente, deve haver milhares deles espalhados pelas sociedades modernas. Por que tais pessoas, que têm consciência do cárcere das drogas, também enfrentam grande dificuldade para reconstruir novos capítulos em suas vidas ? O que faz com que pessoas lúcidas sejam prisioneiras no território em que deveriam ser mais livres ? Além de compreender o funcionamento da mente, também precisamos compreender o significado da droga no inconsciente, para darmos respostas mais seguras a essas perguntas."

30/Outubro

 A EDUCAÇÃO PRECISA PASSAR POR UMA REVOLUÇÃO

"Todos os dias, milhares de jovens estão iniciando o uso de drogas e muitos deles ficarão dependentes e terão o curso de suas vidas totalmente alterado. Como os alunos desenvolverão uma personalidade saudável se eles só conseguem olhar o mundo com seus próprios olhos, se não conseguem se colocar no lugar do outro e não têm o mínimo de defesa emocional contra as doenças que confinam a inteligência num cárcere ?

Se melhorarmos a qualidade de vida dos educadores, treinando-os para que conheçam o funcionamento da mente e sejam capazes de estimular as funções mais importantes da inteligência dos alunos, será possível reverter este quadro. Todavia, se não o revertermos, as sociedades modernas se tornarão uma fábrica, cada vez maior, de doenças psíquicas."

29/Outubro

 A EDUCAÇÃO PRECISA PASSAR POR UMA REVOLUÇÃO

"A educação social fica difícil de ser realizada não apenas pelos problemas propriamente ligados à escola, como também pelos problemas ligados à personalidade dos alunos e pela qualidade de vida debilitada dos educadores. Grande parte dos alunos só se preocupam com o prazer imediato, estão alienados socialmente e não pensam no futuro nem nas conseqüências do seu comportamento. Os resultados disso ? Um dos mais graves é que a sala de aula se torna muitas vezes uma verdadeira praça de guerra e não um canteiro de inteligência ou um ambiente de prazer.
 
Professores e alunos estão em mundos diferentes, com objetivos distintos. De um lado, estão os professores querendo ensinar e de outro, estão os alunos, cuja maioria, com as devidas exceções, não tem, como Platão proclamava, o deleite pelo conhecimento, o prazer de aprender. Na época de Platão, o mestre era quase que exclusivamente a única fonte do conhecimento. Hoje, as fontes multiplicaram-se. Os professores são apenas uma fonte a mais. Eles, aos olhos dos alunos, se tornaram pessoas desinteressantes, que não conseguem competir com a TV, com a Internet e outros meios de comunicação. Tenho repetido que a psicopedagogia escolar precisa passar por uma verdadeira reviravolta para que os professores conquistem novamente o status de mestres.
 
Se já é difícil ensinar as matérias clássicas, exteriores à vida dos alunos, imagine como não seria difícil ensinar matérias que os estimulem a pensar, a rever suas rotas de vida, a lidar com suas emoções ! Por isso, diante da crise educacional atual, a prevenção de doenças psicossociais, como a produzida pelas drogas, tem sido mínima."

28/Outubro

 A EDUCAÇÃO PRECISA PASSAR POR UMA REVOLUÇÃO

    "O que os nossos alunos estão aprendendo ao longo de sua história educacional ? Estão aprendendo Matemática, Física, Química, Biologia, mas não estão aprendendo a viver, a proteger suas emoções e a desenvolver a arte de pensar. A Educação precisa passar por uma revolução. Os professores deveriam ser treinados e equipados para poder atuar no campo da prevenção e da qualidade de vida dos alunos. Deveriam ser mais bem remunerados para terem uma vida digna e menos estafante. Educar é uma das tarefas mais prazerosas, mas também uma das mais desgastantes da inteligência.

Os dados iniciais da qualidade de vida dos educadores mostram que eles são verdadeiros heróis anônimos. Muitos estão tão estressados que não têm nenhuma condição de dar aula, mas ainda assim, por amor à profissão e pelo prazer poético de ensinar, estão em plena atividade. A quantidade de sintomas psíquicos e psicossomáticos que a classe dos educadores está experimentando é enorme, tais como insônia, desmotivação, cansaço físico exagerado, humor deprimido, hiper-aceleração de pensamentos, ansiedade, cefaléia, vertigem (tontura)."

25/Outubro

 A EDUCAÇÃO PRECISA PASSAR POR UMA REVOLUÇÃO

"A crise educacional me motivou a fazer uma ampla pesquisa no País sobre a qualidade de vida dos educadores e dos alunos, bem como sobre a qualidade da educação social. O início foi no começo do ano 2000 com educadores de centenas de escolas. Nesta pesquisa, investigo os sintomas psíquicos e psicossomáticos, os níveis de estresse, as causas psíquicas e sociais, a relação professor/aluno, professor/escola, aluno/escola e a qualidade da educação social ligada à prevenção de drogas, AIDS e educação sexual. Os dados iniciais relativos à prevenção do uso de drogas são até chocantes.

    Perguntei aos educadores: O que você acha da prevenção de drogas na sua escola ?

Prevenção Deficiente: 89,1        Prevenção Eficiente: 10,9 %.

     Os números de fato são alarmantes. Apesar de a Educação ter professores ilustres, ela é ineficiente na prevenção do mais grave problema social da atualidade. Grande parte dos professores declarou com honestidade que a educação social está falida, e isto não só em relação à prevenção de drogas."

24/Outubro

 A EDUCAÇÃO PRECISA PASSAR POR UMA REVOLUÇÃO   

    "Tenho dado conferências e cursos a centenas de educadores, por isso tenho sentido de perto o caos que está a Educação. A Educação, no mundo inteiro, está passando por crises. Estamos formando homens cultos, mas não homens que pensam. Estamos formando homens que dão respostas ao mercado, mas não homens maduros, completos, que sabem se interiorizar, pensar antes de reagir, expor e não impor as suas idéias, trabalhar em equipe, que amam a solidariedade, que sabem se colocar no lugar do outro."

23/Outubro

 NEM TUDO O QUE PROPICIA PRAZER É SAUDÁVEL
  
"Não importa se as drogas produzem ou não prazer, se proporcionam viagens curtas ou longas, suas conseqüências, especialmente quando se constrói uma representação doentia no inconsciente, são sempre destrutivas.
    Não usar drogas não é suficiente para tornar uma pessoa segura, livre, lúcida e empreendedora, pois para alcançar tais características é necessário desenvolver as funções mais importantes da inteligência. Não usar drogas, portanto, não quer dizer viver uma bela primavera, entretanto, manter um 'romance' com elas certamente significará viver num longo e rigoroso inverno existencial.
    Precisamos usar o máximo de criatividade e inteligência para podermos realizar uma prevenção eficiente, e assim, evitar que muitos caiam nesse fosso emocional. A educação escolar pode dar uma excelente contribuição nesse processo; todavia e infelizmente, ela tem sido ineficiente."

22/Outubro

 NEM TUDO O QUE PROPICIA PRAZER É SAUDÁVEL
  
    "... não se pode negar que as drogas proporcionam prazer aos usuários. Não há porque se surpreender com isso, embora quando se instala a dependência, eles a usam mais para aliviar suas angústias existenciais. Não fosse assim, elas não atrairiam tantas pessoas.    Todavia, nem tudo o que dá prazer é saudável e recomendável. O que devemos ver, o que devemos contar aos jovens, são as conseqüências físicas e psicológicas que seu uso acarreta. Imagine uma pessoa no topo de um edifício, com vontade de saltar lá de cima como se fosse uma ave, para experimentar a liberdade. Por alguns segundos ela poderá sentir algum tipo de prazer, porém, ao término de sua curta viagem, sofrerá o impacto com o solo. Isto não é prazer, mas suicídio ! "

21/Outubro

 UMA HISTÓRIA DE AMOR
  
"Quando um jovem termina o romance com a namorada, mas ainda continua a pensar nela, a namorá-la em seus sonhos e, quando a vê, tem taquicardia e outros sintomas físicos, então a possibilidade de ele reatar esse romance é grande, pois a jovem ainda representa algo importante para ele, embora esteja fisicamente separado dela.    O mesmo acontece com a dependência das drogas. Quando um jovem para de usá-las, mas ainda pensa nelas, sonha com elas e se lembra dos efeitos que elas propiciavam quando estava atravessando algum conflito, ou ainda, se sente desejo por elas quando alguém lhe oferece, então é muito provável que, um dia, ele volte novamente a usá-las, pois o 'romance' ainda não terminou nos porões de sua memória. (...)    Não é suficiente que se pare de usar as drogas, é preciso que elas percam sua representação interior, ou seja, o significado psicológico que ocupam na vida da pessoa. Caso contrário, o romance poderá ser reatado um dia, principalmente porque as drogas estão sempre disponíveis."

18/Outubro

O CIGARRO CAUSA MAIS PREJUÍZOS QUE A MACONHA ?
  
    "Sabe-se, principalmente porque a Ciência o estudou mais, que o cigarro provoca mais prejuízos físicos do que a maconha, de enfarto ao câncer. Contudo, o tetrahidrocanabinol, substância psicoativa da maconha, prejudica mais o território da emoção do que a nicotina do cigarro. Em virtude do seu alto potencial tranqüilizante, a maconha conduz os usuários contínuos a encolherem sua capacidade de motivação e liderança. Eles se tornam pessoas sem garra, sem dinamismo, sem intrepidez e coragem para ocupar seus espaços profissionais e para transpor obstáculos sociais. Infelizmente, ninguém comenta ou estuda esse assunto."

17/Outubro

O PARADOXO DA BUSCA PELO PRAZER E DO ENCONTRO COM A DOR

    "No diálogo com os dependentes, descobre-se uma incrível contradição a respeito do uso de drogas: O que as pessoas, na sua maioria jovens, buscam e sonham encontrar é totalmente divergente daquilo que realmente encontram. Procuram a aventura e acabam presos na mais amarga das prisões. Querem um mundo diferente daquele oferecido por suas famílias e pela sociedade - mundo no qual nada os controlará, onde farão suas 'viagens' sem serem importunados -, mas acabam se transformando nos mais restritos, nos mais manipulados dos seres, controlados por substâncias tão minúsculas e insignificantes."

16/Outubro

CAPÍTULO 3 - O CÁRCERE DA DEPENDÊNCIA
   O sofrimento dos que buscam a liberdade, mas acabam numa prisão.
 
    "Embora seja assunto de todas as camadas sociais e dos meios de comunicação, a problemática 'drogas' permanece obscura, senão deturpada, sujeita a interpretações vagas, até mesmo entre os profissionais de saúde mental. Por isso, vale insistir nos esclarecimentos: as causas que induzem um jovem a iniciar no uso de drogas são muito complexas e envolvem fatores psíquicos, familiares e sociais; a dependência física e a psicológica mantêm-no preso no tempo e podem tirar-lhe a vida ou prejudicar-lhe o desempenho intelectual e profissional.

    Sob o domínio de necessidades imperiosas provocadas pela dependência, o usuário de drogas continua a ingeri-las, até mesmo contra sua própria vontade, para eliminar o sofrimento e, consequentemente, tentar obter algum prazer."

15/Outubro

 O ÚNICO LUGAR ONDE É INADMISSÍVEL ENVELHECER

"Após ter consciência do cárcere da dependência, eles dizem unanimemente: 'Eu jamais queria ter conhecido as drogas'. Outros indagam, indignados: Por quê não consigo ser livre ?' Outros, num lampejo de sonhador, comentam: 'Gostaria de resgatar meu prazer de viver e admirar a beleza das flores'.
    De fato, um dos maiores problemas dos usuários de drogas e que até hoje não é compreendido nos compêndios da Psiquiatria e da Psicologia, é que o filme da memória não para de ser rodado. Cada vez que usam as drogas, algumas cenas são filmadas em zonas privilegiadas da memória. Uma emoção flutuante, insatisfeita e intranqüila vai, pouco a pouco, sendo tecida. Uma mente sem metas e sonhos vai sendo formada, clandestinamente. Uma personalidade insegura, instável e sem coragem para mudar os destinos da vida vai sendo construída.

    Estudaremos que o grande problema, ao contrário do que se pensa na Educação, é que a memória não pode ser apagada, deletada ou eliminada, mas somente reeditada. O maior desafio terapêutico não é apenas fazer o usuário afastar-se temporariamente da substância química, mas conduzi-lo a reeditar o filme de sua história, o que significa, reescrever o script da própria vida."

14/Outubro

 O ÚNICO LUGAR ONDE É INADMISSÍVEL ENVELHECER

    "É um fato doloroso, porém verdadeiro: encontrei muitos velhos em corpos jovens. Jovens que perderam a singeleza e o encanto da vida, envelheceram no único lugar em que é inadmissível envelhecer - no território da emoção. É natural que o corpo envelheça, mas é anormal que a emoção se torne velha. Tal envelhecimento gera uma vida entediada, triste, sem sabor e insatisfeita. Por isso, muitos desencadeiam depressão com freqüência.

    O efeito psicotrópico das drogas, seja ele estimulante, tranqüilizante ou alucinatório, associado às mais diversas situações emocionais, no momento do uso, faz com que o fenômeno RAM produza um filme que rouba o brilho de suas vidas. A recuperação de um farmacopedendente, como estudaremos, é muito mais complexa do que afastar-se do uso de drogas. É necessário reaprender a viver, reaprender as linhas básicas da contemplação do belo."

11/Outubro

 VELHOS EM CORPOS JOVENS
 
"Há algum tempo, atendi mais um paciente farmacodependente com uma história dramática. Perguntei-lhe se ele já tinha tido idéias de suicídio. Respondeu-me sem titubear que 'muitas'. Indaguei se havia perdido o prazer de viver. Disse-me, com todas as letras, que tinha perdido o sentido da vida. Mostrei-lhe que o fenômeno da psicoadaptação o havia envelhecido emocionalmente, que muitos velhos, nos asilos, eram mais felizes e tinham mais ânimo de vida que ele. Ele concordou e completou: 'Não suporto ver as pessoas alegres e espontâneas ao meu redor. Sinto raiva e inveja delas, pois não consigo mais ter prazer pela vida.

    Esse paciente usava drogas há quinze anos. Nos últimos anos, cocaína e crack quase que cotidianamente. Sua idade biológica era de vinte e nove anos, mas a emocional talvez ultrapassasse os cem. Todavia, apesar de estar vivendo a pior prisão do mundo, ele podia se libertar, como tantos outros e voltar a ser livre nos seus pensamentos e rejuvenescer a sua capacidade de sentir prazer pela vida. O primeiro passo para alguém conquistar esta liberdade é não se conformar com sua miséria: assumir a sua doença, mas jamais conformar-se com ela. Este princípio vale para todas as doenças psíquicas."

10/Outubro

 VELHOS EM CORPOS JOVENS
 
    "As pessoas dependentes de drogas possuem uma quantidade de experiências emocionais muito maior do que os que não as usam. Essas experiências também são qualitativamente mais tensas do que a média dos mortais. Elas estão saturadas de ansiedade, humor deprimido, desespero, situações de risco de vida e frustrações. O fenômeno RAM vai registrando continuamente essas experiências em zonas privilegiadas de memória, o que as deixa mais disponíveis para serem lidas e utilizadas.
    Qual o resultado disso ? Um dos mais graves é que muitos jovens queimam etapas preciosas da vida. Jovens fisicamente tão novos produzem em poucos anos um filme de terror em seu inconsciente. Em poucos anos, adquirem um estoque de experiências que muitos velhos jamais terão em toda a sua jornada de vida. Isso pode ocorrer também com as pessoas que se submetem a um estresse intenso e contínuo, a uma competição profissional predatória e sem tréguas ou a portadores de determinados transtornos ansiosos e depressivos."

09/Outubro

A MEMÓRIA E OS ALICERCES DA PERSONALIDADE - O FENÔMENO RAM

"Felizmente, a emoção não segue a matemática financeira. Às vezes, temos crianças que passaram por tantas dificuldades e sofrimentos na infância, mas, por alguns mecanismos próprios, aprenderam a filtrar os estímulos estressantes do ambiente. Assim apesar do caos da infância, elas se tornaram alegres e seguras.

    Resumindo, temos três situações importantes: Primeiro, o fenômeno RAM registra automaticamente as experiências. Segundo, o fenômeno RAM tem afinidade com as experiências de maior tensão. Terceiro, a retroalimentação, a ser estudada adiante, determinará a dimensão do conflito que uma determinada pessoa vai ter. Aplicando esses princípios psíquicos no uso de drogas, entenderemos a confecção do cárcere interior em que certas pessoas se envolvem sem perceber."

08/Outubro

A MEMÓRIA E OS ALICERCES DA PERSONALIDADE - O FENÔMENO RAM

"As crianças têm de ter infância, têm de registrar uma história de prazer, criatividade e interação. Uma criança alegre gerará um adulto com alta capacidade de prazer de viver. Uma criança rígida gerará um adulto engessado, tímido, inseguro.

    Não é saudável que as crianças cresçam exclusivamente aos pés da TV, dos videogames, da Internet e fazendo todos os tipos de cursos, tais como línguas e computação. A história arquivada na memória de uma criança define os pilares mestres do território da emoção e do desempenho intelectual de um adulto."

07/Outubro

A MEMÓRIA E OS ALICERCES DA PERSONALIDADE - O FENÔMENO RAM

   "Toda vez que temos uma experiência com alto comprometimento emocional, tais como um elogio, uma ofensa pública, uma derrota, um fracasso, o registro será privilegiado. Por ser privilegiado, tal registro pavimentará as avenidas importantes da nossa maneira de ser e de reagir ao mundo. Por isso, é muito importante que as crianças sejam alegres, tenham amigos, brinquem e tenham um clima saudável para expor o que pensam."

04/Outubro

A MEMÓRIA E OS ALICERCES DA PERSONALIDADE - O FENÔMENO RAM

"Todas as experiências que possuímos são registradas com a mesma intensidade ? NÃO ! Existem diversas variáveis que influenciam o registro. Uma delas é o grau de tensão positiva ou negativa que as experiências possuem. As mais dolorosas ou prazerosas são registradas com mais intensidade.
    O fenômeno RAM registra com mais intensidade as cadeias de pensamentos que tiverem mais ansiedade, tensão, apreensão ou prazer. Se vivenciarmos uma experiência angustiante diante de um fracasso, poderemos tentar evitar registrar essa experiência, mas não adianta, ela será registrada involuntariamente e, de maneira privilegiada, em virtude da intensa ansiedade que a acompanha."

03/Outubro

A MEMÓRIA E OS ALICERCES DA PERSONALIDADE - O FENÔMENO RAM

    "À medida que as experiências são registradas automaticamente na memória, ocorre a formação da história de vida ou história da existência. Os beijos dos pais, as brincadeiras de crianças, os desprezos, os fracassos, as perdas, as reações fóbicas, os elogios, enfim, toda e qualquer experiência do passado forma a colcha de retalhos do inconsciente da memória que influencia nossas reações no presente. (...)
    Cada pensamento e emoção são registrados automaticamente por um fenômeno que chamo RAM (Registro Automático da Memória). O homem não teria compreensão dos seus direitos se não tivesse uma história. Sem ela, ele nem mesmo produziria pensamentos ou teria consciência da sua existência. Dessa forma, o tudo e o nada, o ter e o ser, seriam a mesma coisa para ele."

 

02/Outubro

A MEMÓRIA E OS ALICERCES DA PERSONALIDADE - O FENÔMENO RAM

"Diariamente produzimos inúmeras cadeias de pensamentos, ansiedades, sonhos, idéias negativas, pensamentos antecipatórios, angústias, prazeres, que são arquivados automaticamente na memória. Em um ano registramos milhões de experiências.
    O registro das experiências na memória é involuntário, não depende da vontade consciente do homem. Você pode ser livre para ir onde quiser, mas não é livre para decidir o que quer registrar na sua memória. Se viveu experiências ruins, elas se depositarão nos porões inconscientes da memória. Se hoje passou por uma angústia, uma situação de medo, uma crise de agressividade, tenha certeza de que tudo isso está registrado em sua memória. Cuidar da qualidade daquilo que é registrado em nossas memórias é mais importante do que cuidar de nossas contas bancárias. Nestas, você deposita dinheiro; naquelas, você faz os depósitos que financiarão a sua riqueza emocional."

 

01/Outubro

UMA GUERRA FORMADA POR MUITAS BATALHAS 

"Deixo um recado aos que nunca usaram drogas, um recado não moralista, mas de alguém que conhece um pouco o cárcere da emoção e pesquisa o funcionamento da mente: Não é preciso usar drogas para saber seu efeito; se alguém insistir para que as use, procure primeiro a opinião daqueles que querem se libertar delas.
    A maioria das pessoas que experimenta drogas não se torna dependente. Entretanto, o uso contínuo de drogas nos arquivos da memória é tão grave que o conselho da desnecessidade de usá-las se justifica. Justifica-se tanto como a prevenção da AIDS. Nenhum médico de bom senso aconselha alguém a ter relação sexual com múltiplos parceiros, mesmo sabendo que dificilmente uma pessoa contrai o vírus HIV em apenas um ato sexual.

    Infelizmente, muitos acabam tendo a experiência do uso de drogas, apesar de toda a advertência. E o que é pior, costumam ter a experiência em momentos em que não estão preparados para tê-la, em momentos em que estão fragilizados, atravessando conflitos e crises existenciais. Nesses momentos, eles ficam mais vulneráveis a cair nos laços da PIOR PRISÃO DO MUNDO

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