28/Fev/2002
UM AGRADÁVEL CONTADOR DE ESTÓRIAS ...
"Em muitas escolas, os alunos, os professores e
o conhecimento que
transmitem estão em mundos diferentes. Um não entra no mundo
do
outro. Os alunos não entram na história dos professores,
os professores
não entram na história dos alunos, e ambos não entram
na história do
conhecimento, ou seja, nas dificuldades, nos problemas, nas dúvidas
que os cientistas e pensadores viveram para produzir o conhecimento
que é transmitido friamente em sala de aula. Na escola da existência
de
Cristo era diferente. Ele conseguia transportar seus alunos para dentro
do conhecimento que transmitia. Eles penetravam na história de
Cristo
e vice-versa."
( Dr. Augusto Jorge Cury )
( Psiquiatra, Psicoterapeuta e Cientista Teórico )
27/Fev/2002
UM AGRADÁVEL CONTADOR DE ESTÓRIAS
...
"Um mestre eficiente não apenas cativa a
atenção dos seus alunos e não
causa náuseas quando os ensina, mas os conduz a imergir no conhecimento
que transmite. Por isso, um mestre eficiente precisa ser mais do que
eloqüente, precisa ser um bom contador de estórias. Como tal,
Cristo
estimulava o prazer de aprender, retirava os alunos da condição
de
espectadores passivos do conhecimento para que se tornassem agentes
ativos do processo educacional, do processo de transformação."
( Dr. Augusto Jorge Cury )
( Psiquiatra, Psicoterapeuta e Cientista Teórico )
PS: esta mensagem, para todos nós, que atuamos em tecnologia,
devido a seu
profundo conteúdo e alcance, deveria se tornar uma "vela mestra",
quando discutimos enfaticamente as 'grandes vantagens' da 'educação
à
distância',
que na verdade, pode até instruir mas nunca educar !!! (Celio Franco)
26/Fev/2002
A ARTE DA PERGUNTA E DA DÚVIDA ...
"Os professores são heróis anônimos,
fazem um trabalho clandestino.
Eles semeiam onde ninguém vê, nos bastidores da mente. Aqueles
que
colhem os frutos dessas sementes raramente se lembram da sua origem,
do labor dos que a plantaram. Ser um mestre é exercer um dos mais
dignos papéis intelectuais da sociedade, embora seja um dos menos
reconhecidos. Os alunos que não conseguem avaliar a importância
dos
seus mestre na construção da inteligência nunca conseguirão
ser
mestres na sinuosa arte de viver.
A história de Cristo evidencia que os mestres são insubstituíveis
numa
educação profunda, numa educação que promove
o desenvolvimento
da inteligência multifocal, aberta e ampla e não unifocal,
fechada e
restrita."
( Dr. Augusto Jorge Cury )
( Psiquiatra, Psicoterapeuta e Cientista Teórico )
25/Fev/2002
A ARTE DA PERGUNTA E DA DÚVIDA ...
"Cristo constantemente propunha parábolas.
Ele se preocupava mais
com a arte da pergunta do que em satisfazer a ansiedade da resposta.
Ninguém gosta da dúvida, ninguém gosta de estar inseguro.
Todos
gostamos da certeza, da resposta completa. Todavia, ninguém consegue
sucesso intelectual, social e penso que até espiritual se não
aprender a
se esvaziar e questionar sua rigidez por meio do duvidar de si mesmo.
Uma pessoa auto-suficiente engessa sua inteligência, permanece numa
mesmice sem fim."
( Dr. Augusto Jorge Cury )
( Psiquiatra, Psicoterapeuta e Cientista Teórico )
22/Fev/2002
A ARTE DA PERGUNTA E DA DÚVIDA ...
"Como Cristo poderia abrir as janelas da mente das
pessoas para
um projeto tão sofisticado como o seu, que implicava uma verdadeira
revolução interior ? Ele precisava libertar o pensamento
para que as
pessoas, principalmente aquelas de mente aberta e espírito sedento,
pudessem compreendê-lo. Sabia que a arte da pergunta gerava a
arte da dúvida e que a dúvida rompia o cárcere intelectual,
abrindo os
horizontes do pensamento.
Seu procedimento intelectual supera com vantagens as técnicas
propostas por muitas teorias educacionais."
( Dr. Augusto Jorge Cury )
( Psiquiatra, Psicoterapeuta e Cientista Teórico )
21/Fev/2002
A ARTE DA PERGUNTA E DA DÚVIDA ...
"O maior trabalho de um mestre não é
fornecer respostas, mas
estimular seus alunos a desenvolver a arte de pensar. Todavia, não
há como estimulá-los a pensar se não aprenderem sistematicamente
a perguntar e a duvidar."
( Dr. Augusto Jorge Cury )
( Psiquiatra, Psicoterapeuta e Cientista Teórico )
20/Fev/2002
A ARTE DA PERGUNTA E DA DÚVIDA ...
"O incentivo que se dá à arte da pergunta
e à arte da dúvida é tão
frágil nas escolas clássicas que é insuficiente para
estimular a arte de
pensar. O deleite do saber está reduzido. A resposta é oferecida
de
maneira pronta, elaborada. A resposta pronta esmaga a arte da
pergunta, retrai a arte da dúvida, esgota a curiosidade e a criatividade."
( Dr. Augusto Jorge Cury )
( Psiquiatra, Psicoterapeuta e Cientista Teórico )
CURIOSIDADE MATEMÁTICA:
Nessa noite, dia 20, vai ocorrer, durante um minuto, um
evento que só aconteceu uma vez há mais de mil anos e que
somente ocorrerá novamente em 21/12/2112 às 21h12min, ou
seja, daqui a 110 anos !!
Logo após as vinte horas, teremos a data: 20 horas
e 02 minutos do dia
20 de fevereiro doano 2002 ou, em marcação digital: 20:02
20/02 2002,
ou em qualquer outra ordem, como ano, dia, mês, hora: 2002 20/02
20:02
É um registro com perfeita simetria numérica,
(chamado palíndromo ou
capicua).
A última ocasião em que ocorreu tal padrão
simétrico foi às 10:01 no
dia 10
de janeiro de 1001, há mais de mil anos atrás, mas não
havia relógio
digital na época. Será que foi notado e comemorado ?
Quem tiver espírito matemático, junte-se
a nós para essa comemoração,
pelo privilégio em nossa vida de viver esse minuto histórico.
Aliás, se é uma geração que
pode comemorar eventos históricos é a nossa
(ano 2000, terceiro milênio, etc.). Ainda bem que existem coisas
boas
para
contrabalançar as ruins !!!
19/Fev/2002
PRODUZINDO UMA ESCOLA DE SÁBIOS ...
"Nas salas de aula das escolas clássicas,
se os alunos ficarem em
silêncio, já é uma grande vitória. Se também
incorporarem o
conhecimento e forem bem nas provas, pode-se dizer que houve um
grande êxito. E ainda se forem criativos e aprenderem algumas lições
de cidadania, isso seria o máximo do êxito educacional. Na
escola da
existência de Cristo a exigência era muito maior. Não
bastava conquistar
essas funções da inteligência; era necessário
investir em sabedoria,
gerenciar os pensamentos nos focos de tensão, enfrentar o medo,
usar
seus erros e fracassos como fator de crescimento, reescrever suas
histórias.
Cristo colocou seus discípulos numa escola de sábios. Sábios
que
foram comuns por fora, mas especiais por dentro. Sábios que viveram
uma vida plena, ainda que fosse simples exteriormente ..."
( Dr. Augusto Jorge Cury )
( Psiquiatra, Psicoterapeuta e Cientista Teórico )
18/Fev/2002
PRODUZINDO UMA ESCOLA DE SÁBIOS ...
"Os discípulos aprenderam, pouco a pouco,
a lidar com maturidade
com seus sentimentos de culpa, com seus erros, com as suas
dificuldades; a transitar com dignidade pelos seus invernos existenciais.
Compreenderam que seu mestre não exigia que fossem super-homens,
que não fracassassem, que não atravessassem dificuldades
e nem
tivessem momentos de hesitação, mas que aprendessem a ser
fiéis à
sua própria consciência, que se colocassem com aprendizes
diante
da vida e se transformassem paulatinamente."
( Dr. Augusto Jorge Cury )
( Psiquiatra, Psicoterapeuta e Cientista Teórico )
15/Fev/2002
PRODUZINDO UMA ESCOLA DE SÁBIOS ...
"Cristo demonstrava ser um excelente gerente dos
seus pensamentos.
Pela maneira como se comportava, pode-se concluir que quando
passava por frustrações e contrariedades, não gravitava
em torno do
estímulo estressante. Conseqüentemente, seus pensamentos não
ficavam hiperacelerados, mas aquietavam-se no palco de sua mente.
Isso facilitava que ele os administrasse e produzisse respostas calmas
e inteligentes em situações tensas."
( Dr. Augusto Jorge Cury )
( Psiquiatra, Psicoterapeuta e Cientista Teórico )
14/Fev/2002
PRODUZINDO UMA ESCOLA DE SÁBIOS...
"Quando manifestou seus pensamentos ao mundo, causou
grande
turbulência. Foi amado por muitos, mas na mesma proporção
foi
perseguido, rejeitado e odiado pelos homens que detinham o poder
político e religioso de sua época. Foi incompreendido, rejeitado,
esbofeteado, cuspido e ferido física e psicologicamente. Cristo
tinha todos os motivos para ser tenso, irritado, angustiado, revoltado.
Em vez disso, expressava tranqüilidade, capacidade de amar, de
tolerar, de superar seus focos de tensão e, como disse, até
de fazer
poesia da sua miséria."
( Dr. Augusto Jorge Cury )
( Psiquiatra, Psicoterapeuta e Cientista Teórico )
13/Fev/2002
OS INVERNOS EXISTENCIAIS ...
"Cristo via as dores da vida sob outra perspectiva.
Enfrentava
as contrariedades sem desespero, não tinha medo da dor nem
das frustrações pelas quais passava. Muitos o decepcionavam,
até os seus íntimos discípulos o frustravam, mas
ele absorvia
aquelas frustrações com tranqüilidade. Como mestre
da escola
da existência, treinava continuamente seus discípulos a superarem
seus focos de tensão, a enfrentarem seus medos e seus fracassos.
Assim, poderiam reescrever suas histórias e corrigir suas rotas
com maturidade."
( Dr. Augusto Jorge Cury )
( Psiquiatra, Psicoterapeuta e Cientista Teórico )
11/Fev/2002
OS INVERNOS EXISTENCIAIS ...
"O medo alimenta a dor ... Aprender a enfrentar
o medo, a atuar
com segurança nos sofrimentos e a reciclar as causas que financiam
os conflitos humanos conduz uma pessoa a reescrever sua história."
( Dr. Augusto Jorge Cury )
( Psiquiatra, Psicoterapeuta e Cientista Teórico )
08/Fev/2002
OS INVERNOS EXISTENCIAIS ...
"As pessoas que passam pelas dores existenciais
e as superam
com dignidade ficam mais bonitas e interessantes interiormente.
Quem passou pelo caos da depressão, da síndrome do pânico
ou de outras doenças psíquicas e o superou, se tornou mais
rico,
belo e sábio."
( Dr. Augusto Jorge Cury )
( Psiquiatra, Psicoterapeuta e Cientista Teórico )
07/Fev/2002
OS INVERNOS EXISTENCIAIS ...
"A sabedoria torna as pessoas mais atraentes,
ainda que o tempo
sulque a pele e traga as marcas da velhice."
( Dr. Augusto Jorge Cury )
( Psiquiatra, Psicoterapeuta e Cientista Teórico )
06/Fev/2002
CRISTO DESTILAVA SABEDORIA DE SUA MISÉRIA ...
"Ao analisar a história de Cristo, fica visível
que os invernos existenciais pelos quais ele passava não o destruíam,
pelo contrário, geravam nele uma bela primavera existencial, expressa
por sua sabedoria, amabilidade, tranqüilidade, tolerância,
capacidade de compreender e superar os conflitos humanos."
( Dr. Augusto Jorge Cury )
( Psiquiatra, Psicoterapeuta e Cientista Teórico )
05/Fev/2002
CRISTO DESTILAVA SABEDORIA DE SUA MISÉRIA ...
"Todos elogiam a primavera e esperam ansiosamente
por ela, pois pensam que as flores surgem nessa época do ano. Na
realidade, as flores surgem no inverno, ainda que clandestinamente, e
se manifestam na primavera. A escassez hídrica, o frio, a baixa
luminosidade, pertinentes ao inverno, castigam as plantas, levando-as
a produzir metabolicamente as flores que desabrocharão na primavera.
As flores contêm as sementes, e as sementes expressam uma tentativa
de continuação do ciclo de vida das plantas, diante das
intempéries que atravessaram no inverno. O caos do inverno é
responsável pelas flores da primavera."
( Dr. Augusto Jorge Cury )
( Psiquiatra, Psicoterapeuta e Cientista Teórico )
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