PENSAMENTOS e NEGÓCIOS

DEZEMBRO de 2003


www.nossosaopaulo.com.br
Voltar ao Atual

02/Dezembro/2003

"UMA PITADA DE INOVAÇÃO"

"Metalúrgicas e Siderúrgicas são bastante cuidadosas na aprovação de projetos, mas dirigem 65% do orçamento de T.I. (tecnologia da informação) para novas iniciativas.

O segmento das indústrias siderúrgica e metalúrgica é tradicionalmente mais cuidadoso na adoção de tecnologias inovadoras. Os novos conceitos e aplicativos celebrados pelo mercado não têm soado tão atraentes (ou relevantes) aos ouvidos dos executivos do setor. A preocupação em despender recursos com projetos incertos parece maior nessas indústrias.

Em indústrias de tão grande porte, que geralmente pedem implementações grandiosas - em termos do número de usuários, custos e duração - decidir por projetos é sempre um processo mais lento, velocidade que está ainda menor.

Dentre as 22 opções de produtos e tecnologias listadas no estudo, apenas cinco têm utilização maior no setor que a média global. Algumas das poucas exceções são os sistemas de gestão integrada (ERP) e de cadeia de suprimentos (supply chain). Os ERPs estão presentes em praticamente todas as empresas do setor: 10 das 11 que responderam. O Supply Chain aparece em 45,4%, enquanto que a média geral é de 39,9%."

( Information Week - OUT/2003 )

03/Dezembro/2003

"QUANTO MAIS ELETRÔNICO MELHOR"

"A facilidade de trabalhar com processos de compra e venda eletrônicos e disponíveis pela WEB já foi descoberta pelas empresas pertencentes ao grupo de indústrias diversas.

Chegou a hora de ir além da gestão empresarial e passar a controlar as matérias-primas adquiridas e o produto final vendido dentro de uma cadeia de suprimentos bem gerenciada, começar a desfrutar de um relacionamento mais estruturado com os parceiros e ter como explorar a base de dados gerados por tantas tarefas com a inteligência de sistemas de análise e relatórios. Esse é o momento tecnológico desse setor, conforme aponta a pesquisa "As 100 + Inovadoras no Uso de TI", de Information Week Brasil. Há três anos, na primeira edição do estudo, a categoria vinha trabalhando a adoção do ERP. Em 2002, 100% das empresas integrantes do grupo já possuíam esse tipo de ferramenta. Este ano, 50% das 18 empresas do setor (que responderam a pesquisa) têm, além do software de gestão, CRM (Customer Relationship Management). Outros 50% desfrutam do SCM (Supply Chain Management) e 83,3% contam com BI (Business Intelligence)."

( Renata V. Mesquita - Information Week - OUT/2003 )

04/Dezembro/2003

"DESTAQUE GARANTIDO "

"Bancos e Financeiras diferenciam-se com seus altos investimentos em TI (tecnologia da informação), rigorosas políticas de segurança e inovações no relacionamento com os clientes.

As instituições financeiras estão sempre no pódio quando o assunto é inovação em tecnologia. O que explica tamanha dianteira tecnológica é o orçamento médio em TI do setor, que representa 8,1% do seu faturamento anual. É uma fatia considerável, principalmente quando se leva em conta que essas instituições chegam a ter faturamentos na casa dos bilhões de reais.

Outra explicação para o pioneirismo reside nas suas preocupações: promover integrações, fazer com que os sistemas de TI estejam no cerne da oferta de novos serviços aos clientes e, principalmente, garantir a segurança das informações.

Essa última gera o maior diferencial. Algumas iniciativas, como criptografia, estão em 100% das respondentes da categoria - até por serem garantias obrigatórias, segundo o Banco Central. Ganha destaque, também, a alta adoção de 'tokens e smart cards' - vistos mais como instrumentos de segurança e de capacidade de armazenamento de dados do que como moeda eletrônica. Dos bancos e financeiras que participaram da pesquisa, 66,7% disseram utilizá-los, contra apenas 27,2% das respondentes de todas as demais categorias."

( Rachel Rubin - Information Week - OUT/2003 )

05/Dezembro/2003

"A SAÚDE EM EXAME"

"Poucas organizações da área marcaram presença no ranking das 100+ Inovadoras, entretanto, aquelas que compareceram dão um exemplo de inovação nas mais diferentes frentes.

Conhecida pelo uso de tecnologia de ponta, altamente precisa, o setor da saúde investe alto em máquinas e procedimentos específicos de sua área. Mas ainda precisa de cuidados médicos no tocante à TI (tecnologia da informação), uma vez que somente três companhias da área ficaram entre as 100+Inovadoras no Uso de TI.

As principais vias utilizadas atualmente para a entrada da TI nas empresas são os ERP (Enterprise Resource Planning - Sistemas Integrados de Gestão) e o BI (Business Intelligence). Todas as 13 companhias de saúde que participaram da pesquisa possuem ERP e 76,9% já trabalham com ferramentas de BI. A adoção do CRM (Customer Relationship Management) segue mais vagarosa, mas apresenta um grande potencial. Hoje, 38,5% possuem a aplicação, enquanto que 9,1% das respondentes categorizaram o CRM como um projeto de muita importância e 27,3% como importante, nos últimos 12 meses."

( Renata V. Mesquita - Information Week - OUT/2003 )

08/Dezembro/2003

"EVOLUÇÃO SEM FIO"

"Para agilizar os processos e chegar na frente da concorrência, os dispositivos portáteis e as tecnologias sem fio (wireless), são alvo do interesse das empresas de prestação de serviços.

Na foto do setor de serviços diversos a InfoGlobo está muito bem. Se ficasse a cargo da companhia a divulgação dessa foto, por exemplo, ela estaria disponível em formato digital com alta resolução, em cerca de 30 segundos, para qualquer um dos seus veículos, graças ao projeto 'Foto em Tempo Real', colocado à prova durante o RioGP de Motovelocidade, ocorrido em setembro.

'Nossas câmeras fotográficas são todas digitais e as imagens já podiam ser transmitidas por meio de laptops conectados à Internet. Mas agora os handhelds da HP e o sistema de transmissão sem fio, que pode trabalhar em CDMA ou GSM, permitem que as fotos sejam enviadas imediatamente após serem tiradas'. Além de agilizar a vida dos colaboradores, a mobilidade também é aplicada aos clientes da InfoGlobo. Os leitores podem consultar por WAP (Wireless Application Protocol) a programação cultural das capitais paulista e carioca."

( Renata V. Mesquita - Information Week - OUT/2003 )

09/Dezembro/2003

"A SERVIÇO DO BEM-ESTAR"

"Dar informações a clientes e fornecedores é motivo de empenho nas companhias de serviços públicos. Quase 80% delas possuem Portal Corporativo na Internet.

As empresas do segmento de serviços públicos devem desejar basicamente uma coisa: oferecer suas especialidades aos cidadãos e clientes de uma forma eficiente e coerente com seus objetivos. É a principal razão dessas companhias existirem.

Uma forma importante de vencer o desafio parece ser tornar as informações de interesse público mais facilmente disponíveis para clientes dos serviços e empresas que desejam entrar em licitações. Isso explica o bom índice no uso da internet pelo setor, com 79,3% utilizando-se de Portais Corporativos, 37,9% de Extranets, 31% de Sites para Comércio Eletrônico e 20,7% de Redes entre Portais Departamentais."

( Carlos Eduardo Valim - Information Week - OUT/2003 )

10/Dezembro/2003

"CÚPULA MUNDIAL SOBRE A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO"
World Summit on the Information Society

"Como na aurora da revolução industrial, os povos do mundo aguardam agora, com grande entusiasmo, as novas conquistas na área das comunicações. Desde a introdução de novas antenas até o desenvolvimento de novos satélites, testemunhamos hoje o imenso desejo de comunicação da humanidade."

( Kofi Annan - Secretário-Geral da ONU - Palestra de Abertura 10/DEZ/2003 )

11/Dezembro/2003

"CÚPULA MUNDIAL SOBRE A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO"

" Nos sentimos muito satisfeitos com os resultados alcançados nesta primeira fase e queremos felicitar, tanto aos governos como ao setor privado e à sociedade civil por estas conquistas. Podem contar com todo o nosso apoio e colaboração, também na segunda fase.

Eu gostaria de terminar minha intervenção, honoráveis senhores e senhoras, evocando umas palavras de Sua Majestade o Rei da Espanha que, referindo-se à esta Cúpula Mundial, dizia que:

'... deve servir para fazer um balanço da nova realidade e das novas possibilidades que oferecem as telecomunicações, que exigem desafios em escala mundial aos que devem dar respostas coletivas ...

A Sociedade da Informação perde o sentido se não oferece garantias e espaços complementares para o pleno desfrute dos direitos humanos e das liberdades fundamentais. É importante consolidar-se sobre os princípios de inclusão, de não discriminação, de proteção da igualdade entre os homens e mulheres e de proteção à infância e juventude, que são os segmentos vulneráveis de nossas populações ...

É urgente que, através dessa cúpula mundial, exploremos o potencial que nos oferecem as Tecnologias da Informação e Comunicação, para avançar e conseguir um desenvolvimento sustentável em consonância com os objetivos definidos na Declaração do Milênio.'"

( Trecho do discurso de Juan Costa Climente, Ministro da Ciência e Tecnologia da Espanha,
no 1º Dia de Debates - 10/DEZ/2003
)

12/Dezembro/2003

"CÚPULA MUNDIAL SOBRE A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO"
- trechos do Discurso de Abertura de Kofi Annan -

" (...) Vivemos uma época de rápidas transformações. Tudo muda: a nossa maneira de viver, de aprender, de trabalhar, de comunicar e de desenvolver as atividades comerciais. Não devemos enfrentar estas transformações de uma forma passiva, mas sim como artífices do nosso destino. A tecnologia deu origem à era da informação. Cabe-nos agora construir uma sociedade da informação.

Esta Cúpula é única no seu gênero: ao contrário da maior parte das conferências mundiais, não é dedicada às ameaças que pairam sobre o planeta, mas sim aos melhores meios de utilizar esse novo bem mundial que são as tecnologias da informação e comunicação.

Todos temos consciência do poder extraordinário dessas tecnologias (...)

(...) Na realidade, o fosso digital é um reflexo de disparidades em diversas esferas.

Há disparidades na área tecnológica -- enormes disparidades em matéria de infra-estruturas.

Há disparidades em termos de conteúdo, pois uma grande parte da informação veiculada pela Internet pouco tem que ver com as necessidades das populações. E, como quase 70% dos sites na Web utilizam o inglês, a voz e os pontos de vista das comunidades locais correm o risco de ser abafados (...)".

( Trecho do discurso de Kofi Annan, Secretário-Geral da ONU na abertura - 10/DEZ/2003 )
click aqui e veja na íntegra

15/Dezembro/2003

"ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS - 107 ANOS"

"A Academia, trabalhando pelo conhecimento [...], buscará ser, com o tempo, a guarda da nossa língua. Caber-lhe-á então defendê-la daquilo que não venha das fontes legítimas, - o povo e os escritores, - não confundindo a moda, que perece, com o moderno, que vivifica. Guardar não é impor; nenhum de vós tem para si que a Academia decrete fórmulas. E depois, para guardar uma língua, é preciso que ela se guarde também a si mesma, e o melhor dos processos é ainda a composição e a conservação de obras clássicas."

( Trecho do discurso de Machado de Assis - 07 de Dezembro de 1897 )
Click aqui e conheça a Academia Bras. de Letras

16/Dezembro/2003

"A MARATONA CONTINUA"

"TELES investem fôlego - e dinheiro - no relacionamento com clientes e na integração de sistemas.

As empresas de telecomunicações deram a largada, há cerca de cinco anos - época do início da privatização - ao processo de busca por diferenciais competitivos. Entre as ferramentas utilizadas para isso estão a tecnologia da informação (TI). E um indicativo de que andam investindo fortemente nos clientes é a importância conferida aos sistemas de CRM (Customer Relationship Management - gestão de relacionamento com clientes): 100% dizem fazer uso deste tipo de sistema, amplamente, em suas organizações. Ainda nesta linha, nada menos que 100% das empresas do setor, que responderam à pesquisa, disseram manter sistemas de BI (Business Intelligence)"

( Rachel Rubin - Info Week - OUT/2003 )

ps - como especialista em TI e TELECOM, não consigo resistir à tentação de colocar uma observação a esse respeito: assumindo como verdadeiro o alegado uso de tecnologias de ponta, como o CRM e o BI, vemos aqui um grande exemplo de que a tecnologia, por si só, não resolve os problemas reais e que o mau uso delas pode, inclusive, agravar os mesmos. Nunca o cliente foi tão mal atendido e desrespeitado pelas TELES, como na atualidade ... e não falamos apenas das pessoas físicas, mas também de grandes empresas, porque o elemento humano, fundamental nesse processo, está sendo desconsiderado...
( Engº Celio Franco )

17/Dezembro/2003

"A AULA MAGNA DE BILL CLINTON NO BRASIL - FAAP"

"(...) Bill Clinton encerrou sua Aula Magna (proferida para 408 pessoas no teatro da FAAP em São Paulo), com vistas ao futuro, propondo que o mundo moderno enfrente cinco desafios:

1- Promover o desenvolvimento econômico dos povos mais pobres, nos cinco continentes. Mas como conseguir isso? E ele próprio responde: aliviando a dívida externa, de maneira a que tais países possam utilizar esses recursos em educação, saúde e desenvolvimento econômico.

2- Ajudar as pessoas a construir sistemas financeiros, de educação e saúde, eficientes. A esse propósito, citou os exemplos dados ao mundo pelo Brasil, barateando os medicamentos no tratamento da AIDS e na produção de genéricos. Elogiou, também, o programa brasileiro de auxílio econômico às mães que levam os filhos para a escola (programa Bolsa-Escola).

3- Diminuir a divisão digital no mundo e encurtar o abismo criado pela tecnologia, de forma a acelerar o acesso à Internet.

4- Preservar o Meio Ambiente, mesmo contrariando os interesses dos mais poderosos, refletidos no Congresso Americano, que não aceita o Protocolo de Kyoto e assim afasta o desenvolvimento de fontes alternativas que não poluam - como o hidrogênio, a energia eólica, a solar, etc. - embora a adesão permitisse reverter a maré de aquecimento mundial da Terra.

5- Dificuldades causadas pelas forças de destruição organizadas - ou seja, a ameaça à segurança, problema comum a todos os povos, que devem se empenhar em acabar com o terrorismo mundial, séria ameaça para o futuro do próprio planeta.

As considerações articuladas pelo ex-presidente norte-americano parecem válidas - tanto mais que provindas de um líder mundial, com amplo acesso a esse tipo de informação."

( trecho do artigo publicado pelo EGD Carlos Alberto Hernández - Rev. Brasil Rotário - DEZ/2003 )

18/Dezembro/2003

"MÁXIMAS DA FILOSOFIA - 38"

"Nada mais poderoso do que uma idéia que chegou no tempo certo."

( Victor Hugo -  Filosofia Virtual - Veja em nossa Página Educação )
gentileza da Profª, Mestra em Filosofia, Cristina G. Machado de Oliveira

19/Dezembro/2003

"MÁXIMAS DA FILOSOFIA - 39"

"Uma palavra nova é como uma semente fresca que se joga no terreno da discussão."

( Wittgenstein -  Filosofia Virtual - Veja em nossa Página Educação )
gentileza da Profª, Mestra em Filosofia, Cristina G. Machado de Oliveira

22/Dezembro/2003

"MÁXIMAS DA FILOSOFIA - 40"

"... Tudo se faz por contraste; da luta dos contrários nasce a mais bela harmonia... "

( Anaxágoras -  Filosofia Virtual - Veja em nossa Página Educação )
gentileza da Profª, Mestra em Filosofia, Cristina G. Machado de Oliveira

23/Dezembro/2003

"MÁXIMAS DA FILOSOFIA - 41"

"... Conhecereis a árvore pelos frutos ..."

( Jesus, "O Mestre dos Mestres" - Evangelho )

29/Dezembro/2003

"APRENDER SEMPRE "

"Aprenda com os erros alheios,
você não conseguiria viver tempo suficiente
para cometê-los, todos, sozinho!"

( Desconhecido )

30/Dezembro/2003

"ADAPTAÇÃO"

"Um ramo novo molda-se a qualquer curvatura
que lhe seja aplicada."

( Provérbio Chinês )

Voltar ao Atual
Portal Nosso São Paulo - www.nossosaopaulo.com.br