A
INCLUSÃO DIGITAL COMEÇA AQUI:** TEMOS QUE SALVAR NOSSO PAÍS DA PROSTITUIÇÃO
DA POLÍTICA **
- Lutemos por uma sociedade baseada na Meritocracia -
"Não se deve
dar ouvidos àqueles que aconselham ao homem, por ser mortal,
que se limite a pensar coisas humanas e mortais; ao contrário, porém,
à medida do possível, precisamos nos comportar como imortais
e tudo fazer para viver segundo a parte mais nobre que há em nós."
(Aristóteles)
Em 2002, mais de 52 milhões de brasileiros depositaram suas esperanças de poderem viver num país socialmente mais justo e digno, no governo do Sr. Luis Inácio Lulla da Silva.
Estávamos saindo de um outro governo politicamente prostituído e incompetente, caracterizado dessa forma em função dos indicadores econômicos, sociais e por denúncias de corrupção, tudo amplamente divulgado na época, e que serviram para fundamentar a famosa "herança maldita" que o PT não teve a coragem de esclarecer de forma transparente, mas usou sem limites esta qualificação para praticar o maior estelionato eleitoral da nossa história, como ficou depois claramente comprovado com a escandalosa distância entre suas promessas de campanha e sua prática de governo. Em seguida, começou a fazer tudo igual ou, melhor dizendo, pior do que seu antecessor...
Depois de décadas na gestão do nosso país, por governos incompetentes para equacionar os graves problemas sociais, e afundados na corrupção decorrente da prostituição dos valores morais e éticos das relações público-privadas, a sociedade, majoritariamente, resolveu colocar um representante da nossa "esquerda" no poder, na esperança de que seus paradigmas socialistas pudessem amenizar os efeitos do covarde capitalismo selvagem comandado pelo capital financeiro, mas, principalmente, fez esta opção pela confiança na bandeira ética e moral do petismo, que qualificava parlamentares de picaretas e atacava qualquer ato de governo que pudesse ser avaliado como imoral ou aético, ou que atentasse contra os interesses maiores do povo brasileiro.
Para nossa surpresa, o discurso histórico do PT não demorou muito a mostrar sua verdadeira face, com as primeiras tentativas de censura à imprensa e à produção cultural no país, levando a sociedade a começar a se posicionar contra as sementes de um nascente fascismo populista que começava a colocar suas marcas nas decisões do governo petista.
Mas, para nossa grande surpresa, depois da resistência à tentativa de censura, em que muitos jornalistas foram chamados de covardes pelo apedeuta, temos assistido, desde o início do governo do PT, sucessivos escândalos de cooptações imorais, aéticas e corruptas, entre as elites dirigentes e o petismo camaleão, o que degenerou de forma definitiva as relações público-privadas em direção à estrita defesa dos seus interesses, para sua preservação no poder político. O relativismo da honestidade, do caráter, da moral e da ética público-privada, passou a ser a marca predominante deste desgoverno.
Escandalizados, temos assistido de forma covardemente passiva, entre um misto de surpresa e falta de corretas atitudes de cidadania, a degradação moral e ética dentro dos poderes da República; o Executivo, o Judiciário e o Legislativo, que nos seus núcleos de poder corporativistas, se uniram para preservar a estabilidade de um governo decadente e sistematicamente denunciado por corrupção e por prevaricação no exercício de suas atribuições no comando do Estado.
A "inteligência" política dos neofascistas, que estão de forma incontrolável aparelhando o Estado, tem utilizado dois instrumentos básicos para solidificar sua estratégia de perpetuação no comando do País: de um lado, o mais escandaloso assistencialismo populista que se tem notícia na nossa história, que formaliza a pobreza, com a universalização dos seus programas assistencialistas e vende ilusões para as vítimas das diversas formas de exclusão social, historicamente constituídas - mas sem gerar os mais de dez milhões de empregos prometidos - e, de outro, com a disseminação incontrolável do fétido corporativismo, que toma conta dos interesses maiores do governo petista nas instâncias superiores dos Poderes da República.
Este é o principal cenário de traição do povo, pela associação dos interesses das elites dirigentes com a preservação de um dos piores governos que nosso país já teve, e que apresenta como quase únicos méritos o fato de aproveitar uma demanda internacional, extremamente favorável, para garantir um pífio crescimento econômico e um aumento de empregos inferior ao necessário para empregar milhares de adolescentes que chegam ao mercado de trabalho formal, e a redução do "risco Brasil", com a garantia de manutenção dos contratos firmados com o capital financeiro, que há décadas sacrifica o povo, fazendo a felicidade dos banqueiros e aplicadores nos títulos do governo, com a prática, durante o governo petista, da maior taxa de juros do mundo, para remunerar as suas aplicações financeiras, pagas com o sangue, o suor e o trabalho do povo brasileiro.
Para caracterizar mais ainda a sua covardia com o povo, o desgoverno Lulla, agora, isenta os ricos aplicadores estrangeiros de pagarem imposto de renda pelos seus investimentos no país. Quem acaba pagando a conta do criminoso superávit primário, todos já sabem: os de sempre, os palhaços do Circo Brasil.
Todos assistimos aos escandalosos depoimentos nas CPI's, com a descarada proteção da "Justiça" à canalha delinqüente de corruptos que mentiu descaradamente nos seus depoimentos, pelo "direito" que lhes foi dado pelo fétido corporativismo legal, que insiste em tentar proteger os corruptos denunciados e pertencentes à base governista, além de seus cúmplices da iniciativa privada. Ninguém foi ainda para a cadeia, pagar pelos seus crimes contra o povo, pelo descarado uso de caixa dois para comprar o Parlamento com o dinheiro público, espúrio artifício batizado de forma cínica pelos meliantes como "recursos não declarados"...
Onde está o "meio código penal" que iria cair sobre as cabeças dos patifes mentirosos, tão alardeado pela juíza Denise Frossard nas suas participações nas CPI´s, nas quais foi uma decidida protetora dos direitos inalienáveis de uma canalha corrupta, ostensivamente denunciada pela mídia não comprometida com o corporativismo reinante no Estado, sob a justificativa de que ninguém se livraria da justa punição? Estamos aguardando... sentados, as justas e "duras" punições prometidas, enquanto as provas dos seus crimes são destruídas ou manipuladas, por orientação de criminalistas inescrupulosos de todos os naipes da nossa podre República, que deveriam rasgar os seus diplomas e jogá-los no lixo da patifaria nacional...
Em atos de desespero o Executivo, neste seu último ano de gestão petista, resolveu liberar alguns bilhões de reais para tampar de forma ostensiva os buracos da sua incompetência, sem nenhum pejo, visando tentar se perpetuar no poder ao final de um péssimo e desastrado desgoverno:
- estamos assistindo o derrame de dinheiro público para empreiteiras sem a devida licitação pública, para tapar buracos nas estradas, remendos esses que precisarão ser refeitos nos próximos meses, antes mesmos das eleições;
- estamos assistindo o derrame de dinheiro público para garantir vagas nas Universidades Públicas e Privadas, a serem ocupadas por universitários - para comprar os seus votos - que foram vítimas da degradação do ensino público que, neste governo, não teve ainda qualquer tratamento de uma urgente política educacional para o ensino fundamental e médio;
- continuamos assistindo à distribuição
ilimitada de programas assistenciais, deslocados de sua função
socialmente precípua, principalmente para comprar votos dos pobres
e dos menos favorecidos: a cada cesta de pobreza sem emprego, uma mensagem
subliminar fascista e sub-reptícia - "esta é uma
realização do governo Lulla".
Temos presenciado as sistemáticas denúncias
do roubo descarado do dinheiro público, enquanto mais de 90% da população
recebe uma "renda" per capita menor que um salário mínimo
por cidadão, e apenas 20 mil famílias das elites dirigentes
recebem mais de 12 bilhões de reais por mês, pelas suas aplicações
nos títulos do governo, aumentando o buraco de uma dívida
pública que já chegou à casa de um trilhão de
reais...
Enquanto isso:
- os aposentados morrem nas filas de espera do SUS e os professores públicos continuam recebendo um salário de fome;
- aposentados e trabalhadores, de "carteira assinada", são induzidos pela propaganda do desgoverno Lulla a tomar empréstimos consignados em folha de pagamento, para realizar um consumo inconseqüente e sem capacidade futura de pagamento;
- milhares de cidadãos são explorados, mensalmente, pelas mensalidades dos planos de saúde, que passaram a ter esse direito com a destruição do Sistema de Saúde Público pelos governos anteriores ao desgoverno Lulla;
- policiais militares e civis colocam suas vidas em
risco, na guerra contra o crime organizado e o tráfico de drogas nas
grandes metrópoles, para receber uma remuneração aviltante
que os deixam sempre próximos da fronteira da corrupção
e do envolvimento com a meliância, visando poder sustentar as suas
famílias, ou mesmo salvar as suas vidas, tendo que esconder suas identidades
fora do serviço para não serem assassinados por bandidos que,
na maioria dos casos, assim se transformaram pela ausência do Estado
no cumprimento das suas obrigações constitucionais, que lhes
permitissem uma mínima possibilidade de lutar honestamente, numa vida
justa e digna, no seio das suas comunidades;
- os defensores da lei que se "atrevem" - e que não são poucos - a preservar sua dignidade e sua honra na profissão, geralmente são premiados com a visão diária do sofrimento e das limitações impostas à sobrevivência digna de sua família, transformando-se em alvos preferenciais da vingança dos excluídos, enquanto os verdadeiros criminosos e culpados pelas injustiças sociais do país vivem no conforto dos seus gabinetes na Ilha da Prostituição da Política - Brasília -, nas suas "filiais" nos Estados, ou nas suas confortáveis residências, curtindo aposentadorias pagas com a corrupção durante suas sujas carreiras políticas ou executivas, e muitos ainda se dedicando a prestar "úteis" assessorias aos poderes dominantes, com "sábios" conselhos de quem já mamou muito nas tetas do governo.
- os excluídos da sociedade são torturados nas insistentes peregrinações que fazem pelos corredores dos ambientes prisionais, completando sua pós-graduação na arte de odiar o próximo, pelo sofrimento que lhes é imposto pela covardia social de que são vítimas, desde que nascem, enquanto os herdeiros das elites da patifaria nacional, que cometem crimes, quase sempre acham uma maneira de se livrarem das garras da Justiça, não importando a gravidade dos seus atos contrários à lei e a ordem pública;
- os guetos residenciais e as favelas se multiplicam, enquanto os condomínios e as residências de luxo se encontram cada vez mais protegidos da presença e do cheiro dos pobres e dos menos favorecidos;
- a nossa pirâmide social fica cada vez mais injusta com a inserção, no seu topo - com méritos legais sistematicamente questionados - da classe emergente dos dirigentes petistas. Centenas de "nobres" senhores, que da "calçada da fome", defronte às fábricas, passaram a incorporar os mesmos vícios do sistema que ferozmente combatiam, estão felizes com os resultados financeiros dos usufrutos dos poderes da política, que foram conquistados através de deslavadas mentiras eleitorais; estão, sem pudor, recebendo regiamente os benefícios espúrios dos mesmos poderes a que passaram a pertencer, mas contra os quais lutaram duramente, durante toda a história de formação do seu partido;
- entidades estudantis (antigos caras-pintadas), sindicatos e ONG's se deixaram comprar pelas verbas do Estado e esqueceram-se de suas históricas lutas contra a canalha corrupta de governos anteriores. Essas instituições se aliaram ao governo com um só objetivo: usufruir as benesses e mordomias do mesmo projeto de poder espúrio e corrupto, em benefício das suas aspirações políticas, desfazendo o mérito de históricas lutas a favor da democracia e da justiça social no país.
As sementes do círculo vicioso, da acumulação das riquezas do país nas mãos de menos de 3% da população, da injustiça social, da falta de dignidade no tratamento dos excluídos, do apelo ao ódio e da exploração do próximo como regras fundamentais de comportamento social, têm sido o resultado de décadas de exploração do povo pelas elites dirigentes.
Para completar o nosso provável e ainda mais triste futuro, da captura do Estado por milhares de militantes do PT, sob os efeitos do corporativismo público-privado que protege o desgoverno Lulla, corremos o sério risco de presenciar uma ditadura absolutista fascista-petista, das elites dirigentes, ser implantada no nosso país, sem um único tiro, nas próximas eleições, com a reeleição do desgoverno Lulla!!!
Sabemos que não se pode reverter este quadro no curto prazo, mas precisamos nos organizar para promover, ao longo do tempo, ações que nos identifiquem com o justo exercício de uma cidadania que resgate, para o nosso país, os valores familiares, morais e éticos, tão necessários a uma sociedade digna e justa, onde nossos filhos e suas famílias tenham o direito de optar pelo caminho da honestidade, da ética e do amor ao próximo, sem com isso abdicarem do direito à oportunidade de lutar com os seus próprios meios para uma vida decente e feliz !!!
Temos que nos unir numa comunidade forte, que lute por sua inserção em um poder alternativo, para desconstruir os meios institucionais de exploração do povo, de forma negociada ou não, pois a desconstrução de um sistema jurídico injusto se justifica plenamente pelos crimes que esse mesmo sistema comete contra o povo.
Temos que lutar pela constituição de uma sociedade legalista, após a destituição da canalha delinqüente, onde o respeito às leis não seja mais subvertido pelo corporativismo e pelo relativismo do direito, que protege as elites dirigentes e massacra os que não têm condições para pagar o mercantilismo criminalista que tomou conta de nossa "Justiça".
Temos que lutar para que a corrupção seja punida como um crime hediondo contra o povo, e que não mais se apresente como o caminho preferencial a qualquer cidadão que busque uma "justa e digna" sobrevivência aética ou imoral, conforme a natureza dos valores predominantes, ou mesmo a riqueza sem o recurso ao trabalho honesto e ético, independentemente de sua posição social.
Não podemos pensar um mudar o nosso decadente país, sem permitir que o "suor" escorra pelos nossos corpos combatentes. Uma sociedade, comandada por uma elite dirigente, que é diretamente cúmplice histórica das injustiças sociais que se cometem no nosso país, que participa sem temor do sujo corporativismo público-privado que tomou conta do Estado e que se tornou parceira dedicada de um torpe governo assistencialista-populista-fascista, que por sua vez tomou o poder via um grotesco estelionato eleitoral, precisa urgentemente ser desconstruída.
Com o poder de Deus nos nossos corações e com a força do nosso patriotismo, temos que fazer de nossas vidas algo de que nossos filhos e suas famílias se orgulhem.
Temos que lutar para que nossos descendentes possam ter uma vida socialmente justa e digna, e que não sejam mais tratados como escravos da soberba, do individualismo, do egoísmo, do preconceito e da corrupção dos poderes dominantes, que já conseguiram rotular o nosso país como um dos mais socialmente injustos, com uma das piores distribuições de renda e um dos mais corruptos do mundo em desenvolvimento...
Temos que exigir das elites dirigentes o estrito respeito à nossa Constituição, que impõe aos governos a obrigatoriedade de tratar todos os cidadãos de forma digna e socialmente justa, com as mesmas oportunidades e uma educação pública de qualidade, que lhes dê a oportunidade de acesso a condições de vida compatíveis com o seu esforço e a sua determinação de luta, por um emprego com uma remuneração mínima decente !!!
O livre arbítrio para a escolha do bem ou do mal não pode continuar sendo exercido por milhões de cidadãos, na redundante falta de opções para a escolha do bem pelos excluídos, muitas das vezes, por uma simples questão de sobrevivência, ou da inexistência de um caminho alternativo.
Temos que lutar por uma sociedade em que a MERITOCRACIA - sem a desonra da degradação dos valores familiares, morais e éticos dos cidadãos - seja o determinante fundamental do sucesso individual.
No dia em que uma pequena parcela das multidões que se mobilizam para assistir shows musicais de gritalhões alienígenas, que nada somam à nossa cultura e aos nossos valores, se agregarem em torno dos ideais de uma verdadeira democracia, com liberdade, justiça e dignidade para a nossa sociedade, teremos começado a construir uma nova época para um novo país !!!
(
Geraldo Almendra - Biografia - 1951/**** )
fale
com o autor
GERALDO ALMENDRA, nascido em 01 de Dezembro de 1951, Economista, ocupou cargos gerenciais e executivos em empresas privadas durante mais de 25 anos. Atualmente é Professor de Matemática e reside em PETRÓPOLIS-RJ.
OPINIÃO DOS LEITORES:
(1) 18/MAR - Na época, o PT só saiu vencedor graças ao fundo do poço em que se encontrava o PSDB, ou seja, milhões de eleitores votaram no atual presidente, não pela capacidade demonstrada, mas sim, pelo risco em optar por uma alternativa. A outra, seria a do voto nulo, mesmo porque, também, não seria possível votar em nenhum dos outros candidatos. Deu no que deu. Importante ressaltar que os presidentes anteriores se equivalem ao atual.
Considerando a sociedade brasileira como a uma família, efetivamente, entendemos que está desmoronando estruturalmente, de há muito, por carência de bons, capazes e autênticos representantes.
Um grande abraço,
Jorge Gerônimo Hipólito - São José
do Rio Preto - SP
-------------------------------------------------------------------
(envie-nos um E-MAIL-CLICK, e coloque neste espaço a sua opinião)