A
INCLUSÃO DIGITAL COMEÇA AQUI:** QUE DEUS NOS PROTEJA **
Caríssimos Educadores Ambientais e demais amigos,
O êxito na recuperação e preservação dos fatores que interagem e possibilitam a vida dependerá, também, do nosso êxito político. Assim, a realidade ambiental de hoje corresponde exatamente à nossa realidade política. Senão, vejamos:
Sinceramente, lamento acreditar que, no curto prazo, não haverá solução, pois esta só ocorrerá depois de muito sofrimento para maioria do povo brasileiro. Infelizmente, depois dos governos do regime militar, ainda não surgiu um único governo capaz de desenvolver políticas voltadas para o fator mais premente, mais prioritário, qual seja o social. Apenas para relembrar, durante o período denominado DITADURA, a vida não era fácil aos pobres, no entanto, incomparavelmente melhor que os dias atuais.
Naquela época, os filhos tinham maior respeito pelos pais, e era tanto que, até hoje, quando encontro meus tios, irmãos de meu pai ou de minha mãe, simplesmente não consigo cumprimentá-los com um bom dia ou uma boa tarde, pois, em relação a eles, o cumprimento ocorre solicitando as SUAS BÊNÇÃOS, pois do contrário me sentiria constrangido.
Naquela época havia respeito às instituições, às autoridades, e por quê? Porque o respeito ocorria mutuamente, não havia corrupção e o interesse maior estava direcionado ao bem comum. No governo militar havia certo conservadorismo, e nesse contexto, obviamente, eram impostas normas que deveriam ser obedecidas, nesse caso quem é que ficava contrariado? Os contrários usavam a bandeira vermelha, exatamente igual às da URSS ou Cuba.
Eu, sinceramente, jamais concordaria em viver submisso aos grandes tiranos que estiveram à frente do então denominado socialismo, o que na verdade nunca foi, pois socialismo implica em viver bem, em comunidade, e nesse sentido significa que haveria paridade, ou seja, os direitos e obrigações aconteceriam de forma horizontal. Karl Marx criou a teoria do socialismo, contudo, ninguém até hoje conseguiu aplicá-la.
Eu entendo que do jeito que está não pode ficar, no entanto, quem é que pode mudar. Para que ocorram as mudanças desejadas, necessário que se apresente à nação um brasileiro dotado de fidelidade, inteligência e que seja diferente de todos os que estão aí na política. Em minha opinião, na próxima eleição para presidente do Brasil, caso se apresentem os mesmos que já conhecemos, esqueçamos..., será o fim, pois esses já demonstraram que não possuem afinidade para prestar serviços de tamanha relevância.
Sinceramente, caso não apareça um candidato capaz de motivar o povo, e na hipótese de ser eleito arregaçar as mangas e caminhar de forma humilde, porém dotado de autoridade, esqueçamos... será o caos. O futuro, provavelmente, será pior que o presente !!! Senão, vejamos: o Brasil está pagando, por ano, nada mais nada menos que R$100.000.000.000,00 (cem bilhões de reais). Detalhe: não é amortização da dívida não, mas sim, apenas juros da dívida... Assim, o que é que sobra para investir em educação, saúde, educação, habitação, agricultura, reforma agrária, meio ambiente, segurança pública etc.
Diante disso, como ficam as reservas cambiais? Não ficam. O que fica na verdade é a nossa dependência, cada vez maior, junto ao Fundo Monetário Internacional que, diga-se de passagem, deveria ser lido como Estados Unidos da América do Norte. E ainda, para complicar, a corrupção impera, praticamente em todo o sistema. Importante lembrarmo-nos que essa corrupção tenta aflorar para a sociedade há tempos, todavia, ainda havia força capaz de abafá-la. Agora, quem sabe, talvez a própria natureza (DEUS) possa estar do nosso lado e, de repente, ELE possa se encarregar de fazer justiça... Em se tratando de justiça, já não era sem tempo, visto que na medida em que os corruptos desviam o dinheiro do povo, os filhos do povo fenecem por não ter direito à dignidade da vida. Esse direito foi concedido pelo criador..., se trata de um direito nato. Portanto, não é qualquer comedor de feijão que poderá suprimi-lo, por conta da posição política que venha a ocupar, ou por se achar melhor que os outros!!!
Que DEUS nos proteja !!!
( Jorge Gerônimo
Hipólito - biografia
- 1952/*** )
fale
com o autor
JORGE GERÔNIMO HIPÓLITO, Terceiro Sargento Reformado da Polícia Militar do Estado de São Paulo, nascido em 1952 e residente na cidade de São José do Rio Preto, Estado de São Paulo, atualmente interage com a Rede Paulista de Educação Ambiental (REPEA) e Pólo Repea Turvo/Grande.