Portal Nosso São PauloA INCLUSÃO DIGITAL COMEÇA AQUI:
"PROJETO NOSSO SÃO PAULO DE INTERNET"
Junte-se a Nós!

faleconosco@nossosaopaulo.com.br


20/Mai/2005
!!! LIBERDADE PARA PENSAR E AGIR - Nº 09/2005 !!!

** RÉQUIEM PARA A CTEEP - O ENTREGUISMO NEO-LIBERAL DO GOVERNO PAULISTA**
- Assembléia Legislativa de São Paulo aprova a Privatização da CTEEP - PL 2/2005-

Ainda esta semana, veiculamos resposta a um dos muitos e-mails anônimos (leia-se covardes), que circulam pela internet brasileira, este intitulado 'Nostradamus conhecia o LULA', onde se compara, de um lado, o presidente da república à 'besta barbuda' e de outro, os tucanos às 'aves bicudas do BEM'. Fizemos questão de REFRESCAR a MEMÓRIA de muitos, acerca dos grandes estragos produzidos neste país pelo governo dos tucanos, que não são as 'aves bicudas do bem', nas mais diversas áreas, que lançaram sem piedade, ao desemprego e à miséria, milhões de brasileiros, que arrombaram os cofres e as portas de nosso país à especulação do grande capital, mormente o estrangeiro, entregando-lhe muitas das nossas melhores e mais rentáveis empresas, sob o disfarce cínico de um pseudo programa de privatização, um entreguismo arbitrário e tendencioso, perpetrado por pessoas que não merecem ser chamados de patriotas, muito menos, 'Do Bem'...

Hoje o país discute, enfaticamente, os graves incidentes deflagrados por outras pessoas más, por mais políticos de mentes e corações perversos, isso graças a uma reportagem corajosa da Revista VEJA, pessoas essas que continuam a se locupletar na sombra do governo, sob o nome de 'parceiros' e outros bichos..., no seio de empresas públicas da maior credibilidade, como é o caso dos CORREIOS. Essas pessoas devem ser PUNIDAS EXEMPLARMENTE, e não só os CAMUNDONGOS, mas principalmente os GABIRUS, tomando aqui a liberdade de utilizar as palavras da senadora Heloíza Helena, a bem do restabelecimento dos padrões mínimos de 'vergonha-na-cara' neste país. Nesta hora sombria para a nação, a oposição ao governo, capitaneada pelos 'tucanos do bem', usa esses fatos para tentar enlamear de vez as empresas públicas que ainda nos restam, talvez para tentar conduzir as mentes fracas a acharem que as empresas públicas são um mal em si e que devem, desse modo, ser entregues de vez ao capital internacional, este sim, muito competente... com toda certeza, para vampirizar o suor e o sangue dos trabalhadores e consumidores brasileiros...

Não nos deixemos enganar mais uma vez, cidadãos brasileiros !!! Sabemos que a corrupção, a maldade e todos os desvios de caráter devem ser combatidos, destemerosamente e em todos os seus redutos, mas daí a crucificar empresas como os CORREIOS, a PETROBRÁS e outras, assim como o fizeram com a VALE DO RIO DOCE, com as TELES BRASILEIRAS, com as companhias de ENERGIA entre muitas, existe um GRANDE ABISMO !!!

E enquanto trata-se desse assunto na esfera federal, com o tempero de outros escândalos importantes como a máfia dos políticos de Alagoas (quadrilha desbaratada pela Polícia Federal), que desviava verbas da merenda escolar e outras há mais de dez anos..., e a dos políticos de Rondônia (essa graças à também corajosa reportagem da Rede Globo), que mostra mais uma vez aos brasileiros estupefatos a diferença entre o 'que se diz e o que se faz', que apresenta aos eleitores a verdadeira CARA dos seus representantes: 'Lobos em Peles de Ovelhas'... , algo de PODRE passa quase que desapercebido no Nosso Estado de São Paulo:

Na data de 18 de Maio de 2005, a Assembléia Legislativa de São Paulo, devidamente PRE$$IONADA pelo glorioso governador 'TUCANO DO BEM', aprovou a privatização de outra empresa paulista. Desta vez, a vítima foi a CTEEP-Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, que muitos paulistas nem mesmo conhecem, porque foi o resultado da cisão, há alguns anos, da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), na qual foi incorporada, posteriormente, a Empresa de Transmissão de Energia S/A. Essa empresa é a responsável por toda a TRANSMISSÃO de energia elétrica em nosso estado; atua no ATACADO, por isso é pouco conhecida dos consumidores...

( Para ilustrar: A Transmissão Paulista opera uma complexa infra-estrutura composta por mais de 11.780 quilômetros de linhas de transmissão que se estendem por todo o Estado de São Paulo, ultrapassando 18.266 quilômetros de circuitos. As 103 subestações operadas pela Empresa somam uma capacidade de transformação acima de 38.500 MVA. Toda essa operação é monitorada por um sistema integrado de coordenação, supervisão e controle do sistema elétrico. Este complexo dispõe ainda de sistema próprio de telecomunicações. Para executar os serviços, a Empresa conta com empregados de alto nível, preparados para atender às demandas de um mercado continuamente exigente..

A Transmissão Paulista tem a remuneração pelos seus serviços definida anualmente pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica - e os recursos vêm das empresas usuárias do sistema de transmissão, ou seja, de geração, distribuição e consumidores livres.

A saúde financeira da Empresa é garantida pela eficiência do sistema, resultado dos investimentos em pesquisas, planejamento, ampliação e operação de um sistema que vem apresentando índices excelentes de desempenho.
Em 2004, o LUCRO LÍQUIDO DA CTEEP chegou a R$ 349 milhões, com uma Receita Operacional Bruta de R$1.161.509.000,00 - um bilhão cento e sessenta e um milhões e quinhentos e nove mil reais. Segundo informações não confirmadas pela assessoria de comunicação da empresa, a CTEEP possui cerca de 2.400 funcionários em todo o estado)
.

O governo 'tucano' paulista, neste episódio, mostra mais uma vez a sua VERDADEIRA CARA, ignorando um dos seus mais sagrados compromissos com os eleitores, pois conseguiu se reeleger prometendo aos cidadãos paulistas, onde se incluem os funcionários públicos estaduais, que DESISTIRIA DO PROGRAMA DE PRIVATIZAÇÕES...
Em qualquer país sério, poderia ser deposto somente por isso
!!!

Mas quais serão os verdadeiros motivos por detrás dessa privatização ??? Nossa pergunta: algum dos leitores hesitaria em COMPRAR esta empresa, mesmo sem conhecê-la, simplesmente avaliando os números apresentados acima ???

Talvez queiram entregar também a transmissão aos já DONOS da distribuição de energia elétrica neste estado, reforçando ainda mais esse HORRENDO MONOPÓLIO PRIVADO... entregar a CTEEP àqueles que já compraram a nossa saudosa CPFL, que tinha problemas, sim, mas que nos atendia 'olho-no-olho' e não pelo 'eficiente' sistema 0800/DAC/URA (todos os nossos atendentes se encontram ocupados no momento... ligue outra hora..., já que não tem nada de útil para fazer e fica reclamando...), que não nos brindava com os constantes 'mini-apagões' de agora (fruto de uma manutenção precária baseada em custos e não em qualidade). Realmente, podemos pensar que querem 'ENTREGAR' mais uma empresa paulista rentável aos tubarões do grande capital, que vampirizam o nosso SUOR e SANGUE todos os meses, com um serviço de péssima qualidade e custos absurdos...

Talvez também sirva para engordar os bolsos de 'alguns' políticos de aluguel, preocupados com a reeleição no próximo ano... e as campanhas custam muito dinheiro... mas essa história não é a mesma de RONDÔNIA ??? Talvez a diferença seja que não é denunciada pela Rede Globo... ou por outro veículo de comunicação que tenha a CORAGEM necessária... Talvez 'forças ocultas' e podero$a$ impeçam a denúncia... podemos imaginar muitas respostas, usando a nossa LIBERDADE DE PENSAR !!!

Mas nós, eleitores acomodados e incautos, continuamos a VOTAR naqueles que fazem as 'campanhas mais ricas e bonitas', naqueles que dão festas, que pagam as nossas contas de água e luz, que conseguem um ônibus para as nossas excursões, que andam de braços dados com os padres, pastores e assemelhados, que visitam as instituições de caridade nas vésperas das eleições e distribuem, generosamente, cestas básicas, agasalhos e outros itens, que nos iludem com as 'falsas promessas de emprego'... e tudo isso, neste caso, com o nosso próprio dinheiro, às custas da demissão do nosso vizinho, do nosso parente, do nosso amigo ou de nós mesmos... Não nos enganemos, privatização significa demissão. Muitos SERÃO DEMITIDOS SUMARIAMENTE PELOS NOVOS DONOS DA CTEEP, principalmente os livre-pensadores, substituídos por funcionários terceirizados, quarteirizados, 'esquartejados'..., os neo-escravos deste país, que ganharão até uma fração dos já minguados salários atuais... e isso se quiserem trabalhar... com contrato temporário... ahaaa, que maravilha !!! Senão, existirá uma fila a procura de emprego...

AZAR deles ou NOSSO ??? Talvez ganhemos novos aumentos na conta da energia... Será que isso nos afetará??? Lembremo-nos dos PEDÁGIOS??? Da própria CPFL ??? Do BANESPA ??? Da TELESP ??? Da EMBRATEL ??? etc... etc... Aos que são comerciantes, é bom lembrar de como as lojas vendiam nas épocas do pagamento dessas grandes empresas... de como o DINHEIRO circulava em nossas cidades... Agora isso não ocorre mais e as lojas estão fechando, dia-a-dia... Com certeza, a venda da CTEEP pode trazer novos prejuízos a muitos, mesmo que não sejam funcionários !!!

Este nefasto projeto, aprovado na CALADA DE DIAS CONTURBADOS para a nação, está passando desapercebido pelas pessoas, visto não merecer destaque em nenhum dos grandes jornais, rádios e TVs deste estado... Talvez a CTEEP não mereça atenção... Talvez existam outros interesses, et$c, et$c...

Pasmem, caríssimos amigos e amigas: este projeto de privatização obteve nada menos que 66 votos favoráveis do total de 90 deputados estaduais presentes à sessão. Somente os deputados do PT (23) e do PCdoB (2) votaram contra, mesmo assim, OPSSSS..., um desses deve ter votado a FAVOR, porque 90-25=65 e não 66... Solicitamos o nome do desgarrado(a) às duas lideranças (em 19/Maio-12:00h ) mas, até o momento do fechamento deste artigo (20/Maio-16:22h), não recebemos nenhuma resposta... Entendemos que esse deputado(a) não pode se beneficiar da posição dos seus partidos, passando despercebido, tem que ter a coragem de ASSUMIR o ônus do seu voto, tem que assumir claramente sua posição !!! Caso recebamos essa informação, posteriormente, estaremos adicionando-a a este boletim, caso contrário, atenção, temos mais um 'lobo escondido em pele de ovelha'...

Abaixo, para o conhecimento de todos e melhor informação, transcrevemos o artigo publicado pela redação da Assembléia Legislativa de São Paulo, bem como a relação COMPLETA dos nossos gloriosos deputados, com a região e partido que representam. Que possamos tomar as DEVIDAS PROVIDÊNCIAS nas próximas eleições estaduais !!! Não percamos a nossa memória !!! Guardemos os nomes daqueles que VENDEM as nossas empresas por razões, no mínimo DUVIDOSAS, daqueles que condenam os seus concidadãos ao desemprego, ao desespero e/ou à neo-escravidão !!!

DECLARAÇÃO IMPORTANTE: não sou funcionário nem fornecedor da CTEEP, não ganhei um CENTAVO por essa publicação, não tenho amigos nem parentes que trabalham na CTEEP nem, que eu saiba, conhecidos !!! Todavia, expresso minha solidariedade a todos, antevendo por experiência, os infames temporais que podem se abater sobre eles, suas famílias e filhos, situação por mim já vivenciada e que não desejo para meu pior inimigo !!!

( Engº Celio Franco - Biografia - 1959/***  )
Portal Nosso São Paulo - Gestor
fale com o autor

CELIO S. FRANCO, 46 anos, nascido no Araraquara-SP, engenheiro eletrônico pela USP/EESC com pós-graduação em sistemas de telecomunicações pela USP/POLI, analista de sistemas, gerente e diretor de 'extintas' indústrias de microcomputadores, consultor, engenheiro e gerente de grandes clientes da também 'extinta' TELESP S/A e, atualmente, gestor do Portal Nosso São Paulo.


Da redação da Assembléia - 18/Maio/2005:

O Plenário da Assembléia aprovou nesta quarta-feira, 18/5, em sessão ordinária presidida por Rodrigo Garcia, o PL 2/2005, que altera o controle acionário da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP). Com as galerias do plenário totalmente lotadas de sindicalistas e trabalhadores eletricitários, que protestavam contra o projeto do Governo do Estado, a matéria, salvo emendas, obteve 66 votos favoráveis do total de 90 deputados presentes à sessão.
Os deputados do PT e do PCdoB votaram contra a matéria. Foram rejeitadas as emendas propostas pelos parlamentares e os deputados da oposição ao governo declararam seu voto favorável às alterações. O deputado Romeu Tuma (PMDB) também declarou seu voto favorável às emendas apresentadas por deputados de seu partido.
O líder do governo na Casa, Edson Aparecido, entende que a aprovação indica “uma saída positiva para o Estado, para a Cesp e para a CTEEP”.
Já o líder do PT, Renato Simões, afirmou que "o partido irá contestar judicialmente todas as medidas administrativas tomadas com base na nova lei”.
O PL 2/2005 altera a Lei 9.361/96, que criou o Programa Estadual de Desestatização e dispõe sobre a Reestruturação Societária e Patrimonial do Setor Energético. Seu objetivo é permitir a alienação das ações da CTEEP que permanecem na titularidade do Estado e de outras entidades da administração estadual, visando capitalizar a Cesp.
A CTEEP é o resultado da cisão da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), que, posteriormente, incorporou a Empresa de Transmissão de Energia S/A. Por força da legislação vigente, o Estado foi obrigado a manter a propriedade da maioria do capital volante, pois na ocasião o entendimento era de que o controle da transmissão de energia deveria estar na mão do Estado para garantir a neutralidade de acesso aos demais agentes do setor.

Argumentação:

Em audiência pública realizada em 3/5, na Assembléia Legislativa, o secretário de Estado de Energia e Recursos Hídricos, Mauro Arce relatou o percurso do endividamento da Cesp desde 1995, quando, segundo ele, o então governador Mário Covas encontrou uma dívida de U$ 10 bilhões e seis obras inacabadas, o que levou à reestruturação da empresa, acontecida entre 1995 e 1997.
Os investimentos acabaram redundando em novas dívidas, que motivaram o Plano Estadual de Desestatização e desencadearam todo o processo de privatização na área de energia. “Todas as privatizações foram feitas com transferência de dívidas específicas”, explicou Arce, acrescentando, entretanto, que “nem todo resultado da privatização abateu dívidas da Cesp”.
O secretário já havia estado na Assembléia em fevereiro, quando o projeto ainda tramitava nas comissões de Constituição e Justiça, de Serviços e Obras Públicas e de Finanças e Orçamento. Na ocasião, Arce e o secretário da Fazenda, Eduardo Refinetti Guardia, explicaram que as ações da CTEEP ao se tornarem livres para ser negociadas no mercado financeiro poderiam ser aportadas ao capital da Cesp, com um valor aproximado de R$ 700 milhões. Este investimento do governo estadual teria uma contrapartida de igual valor por parte do BNDES. "Este lastro viabilizará, nos próximos três anos, o lançamento R$ 2 bilhões em debêntures conversíveis em ações", explicou Guardia.

Contraproposta

Como alternativa ao projeto do Executivo para sanear a Cesp, a bancada do PT na Assembléia apresentou, no final de março, proposta de criação de uma holding, a Companhia Paulista de Serviços Públicos de Energia e Infra-estrutura, sob controle acionário do Estado, que reuniria ações de sua propriedade e as da Sabesp, dadas como garantia da Companhia Paulista de Parcerias (CPP).
Segundo Sebastião Arcanjo (Tiãozinho do PT), um dos coordenadores do trabalho apresentado, “de imediato, a holding atenderia às exigências de garantia para o aporte de recursos do BNDES, e em nada interferiria nas atividades de nenhuma das companhias englobadas”. Arcanjo ressaltara também entre as vantagens o fato de o Estado continuar cumprindo seu papel no setor considerado estratégico.

Fonte: Assembléia Legislativa de São Paulo


DEPUTADOS ESTADUAIS - BASE ELEITORAL - PARTIDOS

Adilson Barroso Oliveira - Barrinha - PSC
Adriano Diogo - Capital - PT
Afanasio Jazadji - Grande São Paulo - PFL
Alberto 'Turco Loco' Hiar - São Paulo e região - PSDB
Aldo Demarchi - Rio Claro e região - PFL
Ana do Carmo - Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra - PT
Ana Maria Martins Soares - Capital - PC do B
Analice Fernandes - Taboão da Serra - PSDB
Antonio Mentor - Americana e região, Região Mogiana, São Paulo - PT
Antonio Salim Curiati - São Paulo e região - PP
Arnaldo Jardim - Jaú e região, Ribeirão Preto e região, São Paulo, Vale do Ribeira - PPS
Arthur Alves Pinto - Capital - PL
Baleia Rossi - Ribeirão Preto - PMDB
Beth Sahão - Catanduva - PT
Campos Machado - Capital, Interior - PTB
Cândido Vaccarezza - Capital, Grande São Paulo - PT
Carlinhos Almeida - São José dos Campos e região - PT
Carlos Neder Adolescente - Grande São Paulo, São Paulo - PT
Célia Leão - Campinas - PSDB
Celino Cardoso - Freguesia do Ó, São Pedro e região, Vila Brasilândia - PSDB
Conte Lopes - Capital, Grande São Paulo - PP
Coronel Ubiratan - Capital - PTB
Donisete Pereira Braga - ABC, Mauá - PT
Doutora Havanir Nimtz - Capital - PSDB
Doutora Maria Almeida - Capital - PFL
Edmir Chedid - Circuito das Águas, Região Bragantina - PFL
Edson Aparecido - Interior, São Paulo - PSDB
Edson Ferrarini - Capital, Interior - PTB
Edson Gomes - Andradina, Fernandopólis, Ilha Solteira, Jales, Pereira Barreto - PFL
Eli Corrêa Filho - São Paulo e região - PFL
Enio Tatto - Capital - PT
Fausto Figueira - Santos - PT
Geraldo 'Bispo Gê' Tenuta - Capital - PTB
Geraldo Lopes - Capital - PMDB
Geraldo Vinholi - Catanduva, Itápolis, Penápolis - PDT
Giba Marson - ABC - PV
Gilson de Souza - Franca - PFL
Hamilton Pereira - Sorocaba e região - PT
Ítalo Cardoso - Capital - PT
João Carlos Caramez - Capital, Região Oeste da Grande São Paulo - PSDB
Jonas Donizette - Campinas e região - PSB
Jorge Caruso - Capital - Zona Sul, Interior - PMDB
José Bittencourt - ABC - PTB
José Caldini Crespo - Sorocaba e região - PFL
José Carlos Stangarlini - São Paulo e região - PSDB
José Dílson - ABC - PDT
José Zico Prado - Capital - Zona Leste - PT
Luis Carlos Gondim - Mogi das Cruzes e região - PL
Marcelo Bueno - Baixada Santista, Litoral Norte, Litoral Sul, Vale do Ribeira - PTB
Maria Lúcia Amary - Região Sudeste do Estado, Sorocaba - PSDB
Maria Lúcia Prandi - Baixada Santista, Capital - PT
Mário Reali - Diadema - PT
Mauro Bragato - Presidente Prudente e região - PSDB
Mauro Menuchi - Jundiaí - PT
Milton Flávio - Botucatu e região - PSDB
Milton Vieira - Ribeirão Preto e região - PFL
Nivaldo Santana - Capital - Zona Norte, Capital - Zona Oeste - PC do B
Orlando Morando - ABC - PL
Padre Afonso Lobato - Taubaté - PV
Palmiro Mennucci - Estado de São Paulo - PPS
Paschoal Thomeu - Zona Leste, Capital - Zona Norte, Guarulhos - PTB
Paulo Sérgio - Guarulhos - PV
Pedro Tobias - Bauru e região - PSDB
Rafael Silva - Ribeirão Preto e região - PSB
Renato Simões - Campinas e região - PT
Ricardo Castilho - Penápolis - PV
Ricardo Trípoli - Capital - PSDB
Roberto Alves - Litoral, Serra da Mantiqueira, São José dos Campos, Vale do Paraíba - PTB
Roberto Engler - Franca e região - PSDB
Roberto Felício - Estado de São Paulo - PT
Roberto Morais - Piracicaba e região, São Paulo - PPS
Rodolfo Costa e Silva - São Paulo e região - PSDB
Rodrigo Garcia - Estado de São Paulo - PFL
Rogério Nogueira - Indaiatuba - PDT
Romeu Tuma - Baixada Santista, Grande São Paulo, São Paulo, Vale do Ribeira - PMDB
Roque Barbiere - Região Noroeste do Estado - PTB
Rosmary Corrêa - Capital - PSDB
Said Mourad - Capital - PFL
Sebastião Almeida - Guarulhos - PT
Sebastião Arcanjo 'Tiãozinho' - Campinas e região, São Paulo - PT
Sebastião Machado 'Tiãozinho da Farmácia' - Atibaia e região - PV
Sidney Beraldo - São João da Boa Vista e região - PSDB
Simão Pedro - Capital - PT
Souza Santos - Campinas e região, Sorocaba e região - PL
Valdomiro Lopes - São José do Rio Preto - PSB
Vanderlei Macris - Americana - PSDB
Vanderlei Siraque - Grande ABC - PT
Vaz de Lima - São José do Rio Preto e região - PSDB
Vicente Cândido - Capital - PT
Vinícius Camarinha - Marília e região - PSB
Vitor Sapienza - Capital - PPS
Wagner Salustiano - Capital - PSDB
Waldir Agnello - Capital - PTB
Zuza Abdul Massih - Marília e região - PRP