A
INCLUSÃO DIGITAL COMEÇA AQUI:** DESARMAMENTO **
- Dr. Içami Tiba -
Sou Tiba, psiquiatra, psicodramatista e educador. Mais do que com armas, é com conhecimento que se pode fazer uma reviravolta neste país, que sobrevive, apesar da falta de ética de parte grande dos nossos governantes. Não é possível que o povo brasileiro seja mobilizado a ir às urnas neste plebiscito - cujo sentido é ainda discutível - num momento político de comprovados e vergonhosos "mensalões" e "mensalinhos", demonstrativos de que boa parte dos políticos brasileiros visam mais o seu próprio bem do que o cumprimento com honra, ética e sensatez, dos cargos para os quais foram eleitos.
Me revolta um governo que promove um plebiscito, fingindo querer ouvir o povo, mas com uma pergunta capciosa. Por que não perguntar se o brasileiro gostaria de ver sua mulher e filhos estuprados e sua casa arrebentada porque os "maus elementos" estavam armados e ele desarmado? Qual a diferença que existe entre tais "maus elementos" que nos assaltam, armados com armas de fogo, e outros que tendo o poder nas mãos, nos assaltam com uma caneta, nos tirando quase três meses de cada ano trabalhado para lhes sustentar, enquanto a nossa família praticamente passa fome?
O mau está no espírito das pessoas e não nos que elas têm nas mãos. Morre-se também, em números assustadores, em acidentes de automóvel. Não seria o caso também de se fazer um plebiscito para proibição da vendade carros e combustíveis? Tudo dependeria de comose direciona a pergunta à
população: Você é contra as pessoas continuarem morrendo ou matando por atropelamentos e acidentes de automóvel ? Então vote a favor da proibição da comercialização de carros e combustíveis. O que me deixa indignado neste país é a absoluta de falta de transparência das autoridades. Manobras e campanhas são realizadas para ocultar a falta de ética de nossos governantes - e nenhum país sobrevive à falta de ética, com ou sem arma de fogo...
Me preocupa, ainda, saber quem será o grande beneficiário de mais este gasto com este plebiscito. Muito mais útil e correto seria utilizar esta importante verba para a educação. Dos grandes problemas deste país não destacamos somente a falta de estudos, cultura e educação, mas também o mal uso econômico e ético que as elites políticas fazem deste povo. O povo brasileiro tem bom coração. É um povo tão carente, necessitado e crédulo que bastam algumas palavras bem ditas, que mexam com a sua emoção, basta que recebam chaveirinhos, camisetas e bonés, que dentro do contexto de falta de consciência política que impera, seja facilmente manipulado, em detrimento de sua própria dignidade e condição de vida.
O governo, através de uma inteligente manobra de massas, mais uma vez vende ao povo a idéia que são as armas de fogo as culpadas pela violência e, numa eficiente estratégia de marketing, "mata dois coelhos com uma cajadada só": a) demonstra estar adotando providências contra a criminalidade; e b) esconde sua ineficiência e incapacidade de lidar com a situação da violência desmedida que se encontra nosso país;
Mais que isso, o governo afasta de si a responsabilidade e a transfere ao povo, através de uma pergunta simpática à primeira vista, e pela qual já vem fazendo uma campanha oculta há muito tempo. Assim, no futuro, quando a violência e criminalidade não diminuírem, sempre restará a resposta da elite política de que a vontade do povo foi cumprida...
Mais uma vez, com a experiência de educador que tenho, reforço: Não são esses tipos de medidas populistas que farão efeito. Somente os livros, a educação a longo prazo, e a ética - palavra em falta no vocabulário de nossos políticos - é que poderão mudar esse Brasil.
(
Dr. Içami Tiba -Biografia
- 1942/*** )
Quer dar sua opinião
sobre este texto? CLICK
AQUI e Fale Conosco!!!
DR. IÇAMI TIBA: médico psiquiatra, professor, escritor, psicodramatista, palestrante e educador