MENSAGEM DO SECRETÁRIO-GERAL DA ONU
KOFI ANNAN,
POR OCASIÃO DO
DIA INTERNACIONAL CONTRA O ABUSO E O
TRÁFICO ILÍCITO DE DROGAS

26 de Junho de 2006

Fonte: Centro de Informação das Nações Unidas em Bruxelas - RUNIC

Consumir drogas ou não é uma questão de opção – uma opção que deve ser feita com conhecimento de causa. No entanto, há demasiadas pessoas no mundo que estão mal informadas sobre os efeitos potencialmente devastadores das drogas. É por esta razão que necessitamos trabalhar em prol de uma educação melhor e de uma maior sensibilização, a fim de prevenir o abuso de drogas. Necessitamos de uma orientação mais sistemática por parte dos governos. Necessitamos de exemplos melhores de casos em que os efeitos nocivos do consumo de drogas não afetam apenas os indivíduos que as consomem, mas também outras pessoas.

Precisamos levar as pessoas a compreenderem que as drogas são ilegais porque são um problema; não são um problema por serem ilegais. A droga causa problemas de saúde e mentais. Quando causam dependência, podem trazer sofrimento para os que as consomem e para as pessoas com quem eles convivem habitualmente. Quando consumidas via intravenosa, podem contribuir para a propagação de doenças mortíferas, especialmente o HIV/AIDS (VIH/SIDA). Quando produzem os seus efeitos devastadores, não respeitam limites de classe social, raça ou ocupação, nem limites geográficos.

Temos de concentrar os nossos esforços sobretudo nos jovens – através de atividades de divulgação e redes entre pares, e utilizando oportunidades como o desporto para manter os jovens ativos, saudáveis e seguros de si. Isto implica incentivar os pais a empenharem-se em desempenhar plenamente o seu papel.

Devemos também desenvolver esforços no sentido de reduzir a oferta – através da aplicação da lei e trabalhando com os países produtores com vista a oferecer aos agricultores alternativas sustentáveis à produção de culturas ilícitas. Ao fazê-lo, devemos procurar combater simultaneamente a pobreza e a oferta de droga.

Este Dia Internacional de Luta Contra o Abuso de Drogas serve para nos lembrar que todos temos uma contribuição a dar. A ONU está aqui para vos ajudar nesta luta. Armemos as pessoas da informação de que necessitam para dizer não à droga !!!


DIA INTERNACIONAL CONTRA O ABUSO E O
TRÁFICO ILÍCITO DE DROGAS

26 de Junho de 2005

Fonte: Centro de Informação das Nações Unidas em Bruxelas - RUNIC

Neste Dia Internacional da Luta contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, saudamos as milhares de pessoas que, em todo o mundo, escolheram viver de uma maneira sã e prestamos homenagem àquelas que tiveram a coragem de deixar de se drogar. Este dia é, para nós, uma ocasião para enviarmos uma mensagem positiva a todos os que consomem ou podem sentir-se tentados a consumir drogas: “Acreditem em si próprios... Façam escolhas sãs”.

Este dia é também uma ocasião para relembrarmos que cerca de 200 bilhões de pessoas continuam a consumir drogas ilegais. Por mais exóticos ou sedutores que os nomes desses produtos possam ser (craque, erva, cavalo, speed, ecstasy), não são mais do que uma via sem saída. Para aqueles que se afundam na toxicodependência, a cura pela desintoxicação é uma porta de saída. Optar por cuidar de si próprio é, não só uma prova de coragem, mas também, muitas vezes, uma forma de salvar a vida. Aqueles que não entraram na engrenagem da droga devem extrair daqui uma lição e decidir firmemente não enveredar por esse caminho.

Fazer escolhas sãs significa também optar por um modo de vida benéfico para o corpo e para o espírito, notadamente exercendo uma atividade desportiva que seja boa para a saúde e fonte de bem-estar, que desenvolva um espírito de equipe e de disciplina e que reforce a autoconfiança.

Por ocasião deste dia, afirmemos a nossa determinação coletiva de viver numa sociedade sem drogas e animemo-nos uns aos outros a optar por uma vida sã.

Portal Nosso São Paulo: Sobre esse tema, tomamos a liberdade de recomendar, também, a leitura de nosso projeto "A Pior Prisão do Mundo" (botão no canto inferior esquerdo da página principal).


26 de Junho de 2004
Fonte: UNODC

Uma das idéias falsas mais perniciosas sobre o abuso de drogas é que é um problema permanente. Na realidade, há tratamentos que resultam e permitem que as pessoas recuperem a dignidade e tenham uma vida que vale a pena ser vivida. Com a escolha do tema do Dia Internacional de Luta contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas deste ano, “Drogas: o Tratamento Resolve”, pretendeu-se corrigir essa ideia falsa e divulgar fatos baseados nos dados e investigação mais recentes e mais confiáveis.

Milhões de pessoas, no mundo inteiro, são diretamente afetadas pelo problema da droga: aqueles que a consomem e as suas famílias. A sua vida é abalada, perdem a saúde, interrompem os estudos ou perdem o emprego, provocam a ruptura da sua família. Os toxicodependentes, bem como os seus familiares e amigos, precisam de saber que há uma saída para o problema da droga e que é possível obter ajuda, sob diferentes formas, em função das necessidades e da situação de cada um.

Hoje em dia, compreende-se melhor o mecanismo da dependência. Sabe-se que se trata de uma perturbação crônica e que as recaídas são freqüentes. Sabe-se que, como no caso de muitas outras perturbações crônicas, há intervenções eficazes que podem ajudar os afetados a adotar um modo de vida produtivo, evitar e reduzir problemas de saúde física e mental, melhorar as relações familiares, recuperar e conservar a tutela dos filhos e conseguir melhores condições de habitação e um emprego melhor. Também se sabe que o tratamento dos toxicodependentes é benéfico para as comunidades, na medida em que reduz a criminalidade e o risco de propagação de certas doenças infecciosas transmitidas pelo sangue, em particular a AIDS/SIDA, e que lhes permite contar com a contribuição de indivíduos e famílias mais saudáveis, mais produtivos e mais integrados.

Os decisores políticos devem ter em consideração que o tratamento dos toxicodependentes é uma medida economicamente racional, na medida em que permite não só atacar os efeitos da droga no plano da saúde e no plano social como reduzir as despesas relacionadas com os cuidados de saúde e as intervenções dos serviços sociais e da justiça penal. O Gabinete das Nações Unidas para a Droga e a Criminalidade disponibiliza, no seu site (www.unodc.org), diversas ferramentas de informação sobre o tratamento da toxicodependência.

Neste Dia Internacional de Luta contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, peço a todos que examinem e tomem em consideração os dados extremamente convincentes sobre o tratamento da toxicodependentes e os seus resultados. Quando o tratamento resolve, todos ganhamos com isso.


DIA INTERNACIONAL CONTRA O ABUSO E O
TRÁFICO ILÍCITO DE DROGAS

26 de Junho de 2003
Fonte: Centro de Informação das Nações Unidas em Portugal

Este ano, o tema do Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas - "Falemos de Drogas" - sintetiza o melhor ponto de partida para enfrentar qualquer problema: reconhecer que existe e falar abertamente sobre ele. Estima-se que 200 milhões de pessoas, em todo o mundo, consumam drogas ilícitas. Isso representa 4,7% dos habitantes do planeta com mais de 14 anos. Estes números, por si só, são suficientemente alarmantes. Mas os efeitos do uso de drogas vão muito além dos indivíduos envolvidos e causam danos incalculáveis à sociedade, em termos de saúde, sociais e econômicos, inclusive na propagação do VIH (HIV).

O tema "Falemos de drogas" sublinha a necessidade de que as crianças, as famílias, os coetâneos (pessoas de mesma idade), os professores e as comunidades falem acerca do abuso de drogas, admitam que é um problema e assumam a responsabilidade de fazer algo em relação a ele. O apoio dos pais que se preocupam com os filhos e os ouvem tem-se revelado um dos mais importantes fatores de proteção contra o uso indevido de drogas. Mas, em relação aos milhares de jovens de todo o mundo que não têm a sorte de contar com um meio familiar que os apóie, todos temos uma responsabilidade especial.

O fenômeno do abuso de drogas é, muitas vezes, uma conseqüência de problemas subjacentes ou o sintoma de um mal-estar de caráter mais geral. Por isso, é importante falar das possíveis causas deste fenômeno e não referir-se a ele apenas isoladamente. Falar sobre droga é a única maneira de romper o silêncio, o estigma e a exclusão que rodeiam os toxicodependentes e que só servem para agravar o problema. Também é indispensável falar abertamente do problema numa fase inicial, se quisermos evitar que se torne crônico.

O Dia Internacional de Luta contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, que hoje celebramos, recorda-nos que todos devemos desempenhar o papel que nos compete. O programa sobre droga do Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e a Criminalidade, dispõe de uma grande quantidade de informação útil, a que é possível se ter acesso através do seu site na Internet (www.unodc.org) e pode ajudar a todos a falar sobre as drogas.

Gentileza do Centro de Informação da ONU em Portugal


Portal Nosso São Paulo - www.nossosaopaulo.com.br