← VOLTAR

Professora Wanda Albertina Canutti

Educadora • Médium Espírita • Legado Doutrinário

Profª Wanda Albertina Canutti

Educadora • Médium Espírita • Legado Doutrinário

Resumo Biográfico

Médium do livro Getúlio Vargas em Dois Mundos, transmitido pelo Espírito Eça de Queirós. (clique aqui e conheça sua biografia). Veja um breve resumo do LIVRO no final dessa página.

Wanda Albertina Canutti nasceu em 18 de outubro de 1932 (e foi registrada em 18 de dezembro), na cidade de Araraquara-SP, onde realizou seus estudos desde as primeiras letras e residiu até o fim da vida.

Wanda Canutti

Filha de Nicola Canutti e Maria Verlotta Canutti, teve como irmãos Walney Canutti e Léa Fazan (Léa Waldívia Canutti Fazan), esta conhecida propagadora da Doutrina Espírita e eminente oradora, presidente da Sociedade Espírita Kardecista “O Consolador”, de Araraquara.

Wanda Canutti concluiu o curso Normal em 1950 e, de 1951 a 1964, lecionou recreação em um Parque Infantil da cidade, do qual veio a ser diretora alguns anos depois.

Em 1960, tendo sido aprovada no exame vestibular da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UNESP de Araraquara, ingressou no curso de Letras Anglo-Germânicas, estudando em concomitância com o trabalho que realizava.

Formou-se em 1963 e, no ano seguinte, começou a lecionar Português, no período noturno da recém-instalada Escola de Primeiro e Segundo Graus Professor Victor Lacorte. Nesse mesmo ano ingressou no magistério primário e escolheu vaga em uma escola pública na zona rural de Araraquara, para a qual viajava diariamente no período da manhã.

Exonerou-se do cargo que exercia anteriormente e passou a acumular essas duas últimas funções.

Em 1970 prestou concurso público para a cadeira de Português e, tendo sido aprovada, escolheu vaga na vizinha cidade de Santa Lúcia, exonerando-se do magistério primário. Foi, entretanto, na Escola Estadual de Primeiro Grau “Antônio J. de Carvalho”, de Araraquara, que veio a se aposentar em 1981.

A semente da Doutrina Espírita, que germinaria um dia, foi lançada no lar pelo seu pai, que desde cedo fazia comentários que os filhos foram interiorizando, para desabrocharem quando chegasse a hora. E a hora sempre chega, basta a disposição de estudar e trabalhar, sobretudo quando Deus, em sua bondade, faz lembrar, através do aguilhão do sofrimento, que se traz uma ferramenta de trabalho e que ela deve ser utilizada: a mediunidade.

Em 1971 foi levada ao Centro Assistencial Batuíra, onde desenvolveu sua mediunidade psicofônica e onde permaneceu até 1993, quando precisou afastar-se por motivo de saúde.

Durante muitos anos organizou bazares beneficentes para a construção de uma creche, hoje em pleno funcionamento, além de coordenar um grupo de senhoras que confeccionava trabalhos para essas ações assistenciais.

Foi nessa Casa Espírita que, pela primeira vez, em 10 de julho de 1990, recebeu psicofonicamente o Espírito que mais tarde viria a identificar-se como Eça de Queirós, quase um ano antes da conclusão do primeiro livro.

Ligada à Sociedade Espírita Kardecista “O Consolador”, dirigida por sua irmã, Léa Canutti Fazan (Léa Waldívia Canutti Fazan), executou esse trabalho mediúnico por mais de dez anos, tendo lançado treze títulos, a partir da publicação de Getúlio Vargas em Dois Mundos.

O último livro foi lançado na cidade de Araraquara-SP, em março de 2003, com o título “O Tempo”, havendo ainda outros títulos em processo de edição.

A professora Wanda Canutti, após uma existência profícua e incansável trabalho a serviço do bem, nas lides do Mestre dos Mestres de Nazaré, desencarnou em 20 de abril de 2004, por volta das 21 horas, em Araraquara-SP, após longa e dolorosa batalha contra grave enfermidade.

Temos a certeza de que foi recebida na dimensão espiritual com as honras reservadas aos vitoriosos: àqueles que conseguem renovar a si mesmos, mantendo-se nas fileiras do bem e galgando, degrau a degrau, a escala evolutiva infinita, na direção apontada por Jesus.

Mensagens do Autor Espiritual EÇA DE QUEIRÓS a Wanda Canutti

25 de Julho de 1991 - trecho da Mensagem de Eça de Queirós a Wanda Canutti, transcrita do livro “História de Muitas Histórias” - 2017:

Professora Wanda Canutti

(…) desejamos! Também nos submetemos a ordens e eu, de há muito, fizera esse pedido e aguardava um atendimento, até que ele chegou para a minha alegria.

(essa afirmativa pode ser constatada tanto em Getúlio Vargas em dois mundos, quanto em Um amor eterno - II parte)

Quando fui informado, contorme já te passei, que encontraria um afeto antigo que poderia atender-me, e teria as condições para que esse trabalho fosse realizado, quando me deparei con-tigo, filha, podes imaginar a alegria que me tomou?

Fiquei feliz duas vezes: quando me permitiram a realização do trabalho, e quando me reservaram para ele, tu, que és e já foste muito querida ao meu espírito!

Estou muito feliz, pois a nossa tarefa está se desenrolando da forma que desejava, da forma que queria. Trabalharemos muito! Tenho, já, muitos livros prontos, e cada um tratando de assuntos espirituais, do Evangelho de JESUA, de modo diferente, para que sempre o interesse em lê-los esteja presente. É assim que deve ser, pois desejo continuar ainda por muito tempo!

A minha alegria é muito grande, o meu coração está exultante. O passado se une para uma tarefa benéfica e tão santificante! O passado que estava tão perdido no tempo, retorna! Não que dele houvesse esquecido pois, como te disse, na vida espiritual abarcamos, de uma só vez, tudo o que já vivemos, tudo o que passamos. A vida espiritual é-nos aberta, filha, e a satisfação de trabaIhar contigo é muito grande.

Eça de Queirós

Hoje não poderíamos continuar a falar do nosso livro, pois esses detalhes deveriam ser lembrados mais uma vez, para que a certeza ficasse mais firme dentro de ti. A certeza do que conversamos ontem, a autenticidade de minhas palavras, podes comprovar, se quiseres, em relação à minha pessoa, cujo nome te passei, o meu querido nome que usei naquela oportunidade e que ficou perpetuado em minhas obras, dentro não só da literatura portuguesa mas da literatura universal, o meu querido nome - Eça de Queirós!

E esse, filha, o nome com o qual assinarei os livros, é o nome com que assinarei os escritos daqui para a frente! Não tenhas receio, é esse o mais autêntico dos nomes que já te passei! Eça de Queirós, filha.

Eça de Queirós.

Eça de Queirós, aquele que te ama muito e te será eternamente agradecido por tudo o que vens fazendo para mim, para a minha alegria, para a nossa alegria!

Mais uma vez te digo, não tenhas dúvidas e sei que não as tem.

Deste pai que te abençoa, que pede sempre a Deus por ti, e que agora, ao se despedir, deixará apenas,

EÇA

NÃO SOMOS SIMPLES JOGUETES NAS MÃOS DE DEUS...: trecho da Mensagem de Eça de Queirós a Wanda Canutti - 5/Set/1992 - transcrita do livro “História de Muitas Histórias” - 2017 (págs. 119 a 125) em resposta às desconfianças sobre sua AUTORIA pelo estilo da escrita:

Que alegria, filha, envolve o meu coração, neste momento em que aqui estamos novamente para a nossa tarefa e, por isso, rogo a Deus, a Jesus, as bênçãos para o nosso trabalho. Eles que nunca nos têm faltado quando a Eles elevamos o nosso pensamento pleno das mais puras intenções, nos auxiliam, abençoam, amparam e estão conosco para que possamos "conversar" Será um solilóquio, mas muito benéfico aos nossos espíritos que se comprazem sempre desses ensejos. A vida, filha, é plena de momentos que se alternam, uns felizes, alegres, esperançosos, mas eis que, nessa alternância, outros se achegam, trazendo-nos preocupações, desgostos e receios. É a vida de encarnados pela qual todos nós passamos. A bondade de Deus se faz nessas alternâncias, trazendo, nas horas felizes, o alimento espiritual de que necessitamos, para suportarmos os embates de que ainda somos devedores. Pense sempre assim, filha! Que os momentos de alegria, de tranquIlidade, de união fraterna, são sempre o amparo e a proteção de Deus para que suportemos as nossas próprias imperfeições.

Eça de Queirós

Mas, não somos simples joguetes nas mãos de Deus, vivendo dentro dessas alternâncias, não!
Não somos marionetes manejadas!
Somos seres humanos, somos espíritos imortais e temos a nossa vontade, o nosso livre-arbÍtrio e, dentro dessas nossas possibilidades é que estão os meios que Deus nos concedeu para que melhoremos ainda mais os instantes felizes, tirando deles o máximo, dentro da beleza, da paz e dentro dos ensinamentos evangélicos. E cabe a nós, filha, de acordo com o nosso comportamento, suavizar os momentos infelizes, fazê-los diminuir, mas cabe a nós, também, aumentá-los, torná-los mais agudos e acirrados, aumentando ainda mais o nosso sofrimento.

Jesus deixou-nos o seu Evangelho e, se nos apoiarmos nele, nas horas tristes, teremos uma palavra de compreensão das nossas próprias im-perfeições, teremos o alento e a esperança que suavizam as picadas dos espinhos que encontramos em nossa existência.
O jardim é belo, as flores são multicoloridas, quebrando a monotonia; as formas são variadas e em todas elas a mão do Criador Supremo ali está Cabe a nós, filha, vermos as flores, vermos a sua beleza, sem deixarmos que nem os espinhos, nem nenhum inseto daninho nos atinja. E, se em alguma ocasião isso acontecer, se somos feridos dentro desse passeio, devemos recorrer ao jardineiro, porque ele é que está mais próximo de nós, naquele momento. E o Jardineiro Supremo sempre tem um bálsamo para as nossas dores, que se farão menores logo em seguida, e retornaremos ao nosso passeio, contemplando a beleza das flores.

Se nos recolhermos a um canto, à primeira picada, curtindo a nossa dor, deixaremos de ter o bálsamo do jardineiro que sempre tem o remédio para qualquer picada, pois ele é o conhecedor supremo do seu jardim e está sempre pronto para nos amparar, nos proteger e nos auxiliar.
Aprenda, pois, a consultar sempre o Jardineiro Maior do Universo e não se entregue às picadas que receber. Este é o conselho, filha, que sabe, tinha necessidade de ouvir.
Agora quero falar a respeito do nosso trabalho, de tudo o que temos realizado e do que, tenho a certeza, ainda realizaremos.

Muitas esperanças tenho, e não é pelo primeiro impedimento, que se formará um impasse em nossas obras. Dia virá que tudo terá um andamento normal dentro do que desejo, e espero que você também, filha, se acomode espiritualmente, sem negativismos, que as portas se abrirão, cedo ou tarde se abrirão. Já lhe disse que não escrevemos para nós e necessitados sempre os há. Se não podemos levar o nosso auxílio imediatamente como desejamos, um dia ele chegará a muitos. Não desanime e continuemos! O reconhecimento dos homens cedo ou tarde se fará. Ainda encontraremos uma solução que, aos poucos, fará com que as portas se abram. O julgamento dos homens é feito por uma ótica, o do mundo espiritual, mais aberto, mais amplo, é feito por outra. Mas sei, também. que as nossas obras estão sendo feitas para o mundo dos homens e devemos procurar enxergar pela ótica dos homens e compreendê-los.

Se aqueles a quem se dirigiu, não quiseram acreditar que se trata de Eça de Queirós, dia virá que outros acreditarão, dentro dos propósitos realizados e já largamente explicados. Aí, então, será mais fácil! Não quero que se agaste com isso, para que o nosso trabalho não seja prejudicado.
Tudo farei para que possamos prosseguir.

Eu não tenho por que me retratar, filha, nem por que me esconder, se não quiseram me acreditar! Esses mesmos que hoje me chamam de impostor, um dia compreenderão e tirarão desse fato uma lição para os seus espíritos. Não é necessário que sejamos uma cópia do que fomos, para sermos acreditados e reconhecidos! Isso só mostra que eles ainda não se encontram plenamente preparados dentro dos fenômenos espíritas, dentro dos conhecimentos espirituais, para aceitarem uma modificação.

Eu não irei me retratar , e a obra está em suas mãos, mas não desejaria que nela fosse colocado um nome que não me pertence. Sempre trabalhei com a verdade e, se tempo ainda demorar, não tem importância! Sei que a verdade, dentro dos princípios que regem o meu espírito, e dentro do que aprendi nesta minha caminhada de espírito eterno, não me permite esconder-me nem aparecer sob outro nome para que se satisfaçam e publiquem.

Quero que compreenda! Não falo por orgulho nem por vaidade de um nome que se tornou famoso, não! Se assim o fizesse, seria o inverso de tudo o que tenho feito até agora e desejado que saísse a público. São os meus propósitos, que já The coloquei. Eu tenho necessidade de mostrar ao mundo que Eça de Queirós se transformou, não por vaidade - repito - mas para mostrar que o espírito progride, se modifica, e que aquilo que era a nossa forma, o nosso estilo, em determinada época, pode se transformar, à medida que vamos nos despojando também de nossas imperfeições.

Quando me propus a esta tarefa, fiz um plano que foi submetido à apreciação de irmãos maiores que o estudaram sob todos os ângulos, e muito tempo levou até que pude obter o consentimento para realizá-la. Indicaram-me você, filha, dizendo-me que havia um afeto antigo que possuía todas as condições de me atender! Lembra-se, já lhe contei isso?

Quando a encontrei, fiquei muito feliz, estou feliz do nosso trabalho, da sua dedicação, do seu amor. Estamos realizando o mais próximo possível dentro da minha planificação e, dentro dessa planificação, acima dos assuntos que desejava, fossem evangélicos e doutrinários, acima de você, que é o meu instrumento, tem o meu nome - o nome de Eça - que, além dos motivos já expostos, há outro ainda mais forte, que, ao chegar o mo-mento, saberá ! Por isso, eu não pretendo esconder-me sob outro nome, mas somos espíritos e dependemos dos encarnados e, dessa forma, eu dependo de você. A minha obra foi colocada em suas mãos, e se assim o desejar, terei que me conformar. Só que lhe digo - tudo se cumprirá, menos o meu objetivo primordial - mostrar ao mundo que mu-damos, mostrar também, - um outro motivo se acrescenta - que aqueles que em mim não acreditaram, têm muito que aprender em matéria de doutrina, em conhecimentos espirituais!

Perdoe-me, filha, o desabafo, mas era necessário para que possamos continuar o nosso trabalho como o vínhamos realizando até agora. Dia virá que as portas se abrirão, e, quem sabe, aqueles que se recusam hoje, não venham a se arrepender de terem retardado tantos conhecimentos, tantas palavras de alento e força, a tantos que nada compreendem, a tantos que nada possuem em verdades espirituais.

Que Jesus nos abençoe e nos dê forças para continuarmos o passeio pelo jardim imenso do Universo, eu num plano e você em outro, e que nós ambos saibamos sempre procurar o Jardineiro Divino quando algum espinho nos picar, ou algum inseto daninho queira nos molestar.

Filha, que Deus a abençoe, que a proteja, você sabe que estou sempre em sua companhia! Estamos unidos até quando Jesus nos permitir, sob as suas bênçãos, sob o seu amparo e a proteção dos amigos espirituais. Cabeça erguida! Desse pai que a ama muito, muito,

Eça, Eça, Eça.

=============

Obras Publicadas

Algumas das obras publicadas, em ordem cronológica decrescente:

História de Muitas Historias

História de Muitas Histórias

2018 • Editora EME

DE UM LONGÍNQUO 25 de novembro de 1990, quando iniciamos esta tarefa de forma mais sistemática, no nosso lar, até o dia 25 de novembro de 2003, data em que fiz questão de encerrar esta exposição, como homenagem ao dia do nascimento do querido autor espiritual, em sua existência como Eça de Queirós, completam-se treze anos.
Treze anos de um trabalho realizado com muito amor, cuja narrativa faz parte desta História de muitas bistórias, que compusemos com base nos acontecimentos vividos durante esse período.
As histórias vividas durante todos esses anos aqui estão, e poderão levar o esclarecimento a muitos, assim como o conforto das mensagens que meu mentor me passou durante o transcurso desse período - todas de ordem particular, que, no momento em que este livro for a público, tornar-se-ão públicas também.
Só espero que o leitor tenha por elas o mesmo carinho e respeito que eu tenho, e retire delas, para seu benefício, toda a alegria e bem estar que sempre me transmitiram, independente de particularismos.
Wanda A. Canutti

Tudo pela Música

Tudo pela Música

2017 • Editora EME

Para encontrar novas oportunidades e se dedicar ao grande sonho de sua vida – tornar-se exímio pianista e importante compositor –, Antonino tem que abandonar a casa e sua amada mãe, por determinação do pai. Mas como ele se comportará diante das tentações e dos desafios encontrados ao longo do caminho?

Obstinação

OBSTINAÇÃO

2016 • Editora EME

Ingrid é um espírito determinado que, na vida, age com paixão em tudo que se dispõe a realizar. Vivendo na Alemanha se dedica inteiramente a sua profissão de enfermeira, cuidando dos pacientes sob sua responsabilidade com extremado zelo, característica de sua personalidade forte e decidida.
Nesse cenário, quando explode a primeira guerra mundial, uma grande perda vem abalar profundamente esse coração ousado e destemido que se atira de corpo e alma em tudo que realiza. Incapaz de superar esse episódio, com a mesma determinação e arrojo, Ingrid envereda por um caminho perigoso cometendo atrocidades que culminariam na perda da própria vida.
Décadas mais tarde, reencarnada no brasil após longo período de preparação no mundo espiritual, ela vai ter a chance de cobrir com amor os equívocos do passado. Fortes influências espirituais e assédio constante de companheiros do passado desafiarão sua persistência, pondo à prova seu aprendizado..

Meu Filho

Meu Filho

2015 • Editora EME

Stella morre ao dar à luz seu primeiro filho, deixando um jovem pai desorientado e completamente revoltado por ser privado da presença física de sua tão amada e ainda jovem esposa. Inconformado, Thomas se fecha em seu mundo onde não permite nem aceita a existência do filho a quem culpa pela morte prematura de Stella, seu grande e único amor. No seu lar agora infeliz, o fruto de sua união, o pequeno William, vive e cresce abandonado pelo próprio pai, sentindo-se órfão de pai vivo e desprezado por quem deveria amá-lo e protegê-lo. Atravessando sua existência entre a revolta e a solidão, Thomas se vê, de repente, no mundo espiritual, para somente aí dar-se conta do tempo desperdiçado e do trabalho que precisará encetar para compensar a oportunidade perdida por conta de seu egoísmo. E William saberá superar todo desprezo do pai e ausência da mãe que nem sequer conheceu?

A Saga de Dois Irmãos

A Saga de DOIS Irmãos

2014 • Editora EME

Neste livro de Eça de Queirós, através da mediunidade de Wanda A. Canutti, teremos a oportunidade de acompanhar a trajetória de Miguel e Pedro, dois espíritos a caminho da evolução.
Eles renascem como irmãos, herdeiros de grande propriedade rural, com imensas responsabilidades, pois de seu trabalho depende a vida de muitos outros seres igualmente reencarnados para o aprimoramento espiritual. Porém, Pedro, tendo arraigado em seu íntimo graves defeitos de caráter, entre eles o egoísmo e o orgulho desmedidos, põe em risco todo um trabalho anterior, desenvolvido por seu tutor quando ainda se encontrava no mundo espiritual.

Acompanhemos a história desses espíritos para perceber quantos desastres e comprometimentos pode haver quando deixamos as paixões terrenas comandar nossas atitudes, e dela tiremos, para nossa vida, as melhores lições.
De retorno à Terra, como se comportará nessa nova experiência? O tempo permanecido na erraticidade terá sido suficiente para preparar esse espírito com vistas ao seu propósito de reparação?

Reparação

REPARAÇÃO

2012 • Editora EME

Uma jovem mãe, iludida com a promessa de um amor verdadeiro, abandona o lar e o marido para fugir com o vizinho. Mas a vida não segue o caminho idealizado pela paixão.
No mundo espiritual, arrependida, solicita nova encarnação, tendo a oportunidade de renascer como filha do filho que abandonara, com o objetivo de amá-lo e apoiá-lo na sua velhice.
De retorno à Terra, como se comportará nessa nova experiência? O tempo permanecido na erraticidade terá sido suficiente para preparar esse espírito com vistas ao seu propósito de reparação?

Que Amor é Esse?

Que AMOR é Esse?

2011 • Editora EME

Que amor é esse? Eis a pergunta que faremos ao final deste livro.
Que sentimento é esse que, tomando o lugar do amor, determina um comportamento malévolo, capaz de prejudicar o ser amado?
Numa trama que se passa na Europa, Antônio, ainda casado, se apaixona por Adélia. Dulce, a esposa, desencarna prematuramente e passa a influenciar a família, por não se conformar em ser substituída por Adélia que, no seu entender, rouba o amor do marido e dos filhos.
Eça de Queirós nos presenteia com mais uma história verdadeira e instrutiva, demonstrando o quanto é intensa a influência dos espíritos em nossas vidas e apresentando um desfecho completamente inesperado e surpreendente.

Renascendo do Ódio

Renascendo do ÓDIO

2010 • Editora EME

Esse livro narra a história de Luís, jovem de família rica da França imperial, e Helena, que vende flores nas ruas de Paris. A convivência na mesma casa com a família de Luís, porém, muda todo o rumo da união. Cláudio, o cunhado de Helena, passa a assediá-la insistentemente, gerando desentendimentos, a própria morte e um sério processo obsessivo, que só será resolvido por meio do auxílio de espíritos amigos. 

O Valor das Experiências

O Valor das Experiências

2009 • Editora EME

O valor das experiências nos relata várias encarnações de um mesmo espírito.
Os relacionamentos com um mesmo grupo levam esse espírito a situações inusitadas, como a insanidade mental e a ruína da família devido a uma mediunidade mal trabalhada em uma encarnação, a solidão e o processo obsessivo numa outra e o reencontro posterior num mesmo lar, dessa vez para acerto de contas.
Você vai acompanhar esses espíritos, ora encarnados, ora desencarnados, exercendo o papel de obsessores na busca por “justiça” ou o de amigos auxiliando do mundo espiritual, e perceber como os encontros e desencontros desta envolvente trama provam que a reencarnação é a oportunidade que Deus nos oferece sempre, com o objetivo de repararmos nossas faltas e caminharmos para a perfeição.

Amor e Sacrificio

Amor e Sacrifício

2008 • Editora EME

Como nos contos em que Reis, Rainhas, Príncipes e Princesas vivem num Reino muito distante, sob a proteção de uma Fada madrinha, sempre solícita para socorrê-los, neste romance vamos acompanhar a história de um monarca, bondoso e preocupado com os familiares (a rainha e duas lindas filhas) e com os destinos do Reino, uma vez que seu matrimônio não fora agraciado com o nascimento de um filho para sucedê-lo. Nesse ambiente palaciano, surgiu, belo e imponente, o príncipe Fernando Contini, que, vindo de um país vizinho, imediatamente preencheu o vazio do coração de ambas as irmãs.
A história segue, então, em sequência de momentos alegres, festivos, de expectativa e de desespero para a jovem princesinha Margarida, que movida por puro sentimento altruísta, se sacrifica para que a irmã possa ser feliz e para que o Reino de seu pai não seja prejudicado. E o leitor é convidado a partilhar as aventuras (e desventuras) dessa personagem corajosa e extremamente abnegada que, por isso mesmo, pôde contar com o auxílio do Pai Celestial que a todos socorre, muito embora, cada um receba o benefício de Seu amparo, segundo o merecimento próprio.

Sempre é Tempo

Sempre é Tempo

2007 • Editora EME

Romance que aborda o uso do livre-arbítrio e as escolhas que conduzem ao progresso espiritual ou ao sofrimento, conforme a conduta adotada. Esta história mostra a utilização do livre-arbítrio na forma de conduzir as nossas vidas. Sim, escolhemos o caminho a seguir. Somos livres para optar pelo Bem, pelo progresso espiritual, atendendo ao princípio da Evolução, ou pelo mal, estacionando ou retardando o próprio progresso. A boa vontade, o esforço próprio, a disciplina, o cumprimento do dever, que imprimimos as nossas vidas, nos harmonizam com as leis divinas trazendo equilíbrio e paz. Já a acomodação, o ócio, a irresponsabilidade, a busca do prazer pela gratificação dos sentidos trazem a dor e o sofrimento.

Feixe de Luz

Feixe de Luz

2006 • Editora EME

Mensagens e reflexões que funcionam como verdadeiro archote a iluminar as estradas da vida terrena. "Diante das atribulações da vida cotidiana, muitas são as vezes em que nos sentimos perdidos, sem saber o que fazer ou para onde ir. Nesses momentos, sentimos a necessidade de algo que nos ilumine o caminho, guiando-nos os passos. É esta exatamente a proposta de "Feixe de Luz", livro repleto de mensagens, exemplos e conselhos edificantes, que certamente funcionarão como verdadeiro archote a nos clarear as áridas estradas da vida terrena. As palavras do Cristo ecoam por entre as páginas desta obra, para que nos lembremos sempre de que seus ensinamentos não devem ser guardados apenas na memória, mas sim no coração, modulando nossas atitudes e postura perante a vida terrena.

Obrigado Maria

Obrigado Maria

2006 • Editora EME

História tocante sobre fé, resignação e força moral diante das provas da existência. "Somente grandes almas são capazes de grandes gestos. Apenas a fé e a crença em um Deus justo e misericordioso conseguem transformar as criaturas, dando-lhes força moral suficiente para enfrentar com dignidade e resignação as provas de uma encarnação cheia de dissabores e sofrimentos. Maria foi essa alma doce, que, apesar de todos os reveses, manteve-se firme e serena, legando-nos uma história verdadeira, pontilhada de bons exemplos, nos quais poderemos nos inspirar para a aceitação dos nossos próprios problemas nesta escola chamada Terra."

A Usura

A Usura

2005 • Editora EME

Dois enredos que refletem sobre o uso do dinheiro, o equilíbrio entre necessidade, desperdício e apego material. "Um Tema para Duas Histórias". Saibamos, pois, como administrar o dinheiro, se formos aquinhoados com ele na nossa existência terrena, para que não só estejamos bem diande de Deus, mas dando o exemplo benéfico daqueles que conosco convivem - nem tanta usura nem tanto desperdício..

Medida Drástica

Medida Drástica

2005 • Editora EME

Romance profundo sobre responsabilidade espiritual, consciência e redenção através da dor educativa. Medidas mais drásticas precisam ser tomadas em favor de espíritos que falham diversas encarnações. Um basta definitivo precisa ser dado àquela vida de promessas não cumpridas, de propósitos não realizados. E, com essas medidas, uma encarnação de dificuldades é sempre solicitada ou imposta, durante a qual muito sofrimento deve ser suportado. Todavia, é através dele que a redenção se fará. Uma ação praticada em poucos minutos, de tão grave, pode acarretar problemas que transpõem muitas encarnações para serem dirimidas. Foi exatamente o que aconteceu a Flávio, que se defrontará com imensas dificuldades em suas próximas existências para ressarcir débitos contraídos em virtude de sua ambição desmedida, aliada ao pouco empenho empreendido para permanecer no caminho da honestidade e da retidão. Sem ter orientação religiosa segura e sem crer na imortalidade, muitos espíritos, ao retornarem à Terra, sucumbem em seus propósitos, esquecendo-se completamente dos compromissos assumidos. Deus, sendo justiça e misericórdia infinitas, jamais castiga qualquer um de seus filhos. Porém, em todos os espíritos acha-se embutido um juiz implacável, julgando e sentenciando cada ato praticado - a consciência. Assim, para esses espíritos, apenas uma MEDIDA DRÁSTICA os levará de volta ao reequilíbrio e ao progresso espiritual.

Mariana ou Marie Anne

Mariana ou Marie Anne

2004 • Editora EME

Retrato sensível da natureza humana e do destino espiritual após o desencarne. Este novo romance, psicografado por Wanda A. Canutti, expõe a natureza humana sem retoques, com as virtudes e imperfeições que as almas carregam em si e que vão determinar para elas, após o decesso do corpo físico, a sua nova morada no mundo dos Espíritos.

O Tempo

O Tempo

2004 • Editora EME

Reflexão sobre compromissos espirituais assumidos antes da reencarnação e as escolhas feitas na vida terrena. Antes de mergulhar no corpo físico, todos nós, com a assistência dos Amigos Espirituais, nos comprometemos a viver de um modo que possamos mais rapidamente progredir. Afinal - todos temos que evoluir.... Todavia, uma vez na Terra, muitas vezes não encaminhamos nossos passos no sentido da redenção. Apesar até do auxílio dos que reencarnam para nos ajudar, negligenciamos e, assim, retardamos a nossa felicidade. Em síntese, é o que viveu Virgínia, a mesma Amarílis, que aparece neste romance... (Prof. Celso Martins)

Almas a Caminho da Redenção

Almas a Caminho da Redenção

2004 • Editora EME

Drama familiar que evidencia as consequências morais das ilusões e da cobiça. Almas a Caminho da Redenção conta a história de uma família muito bem constituída, cujas bases, solidificadas no amor; no respeito mútuo e na consistência financeira, nada parecia abalar. Entretanto, um de seus membros, atraído pelas ilusões da vida, vê-se envolvido por alguém, cuja cobiça não mede conseqüências, gerando uma situação de muita dificuldade dentro daquele lar. Entidades infelizes que se prestam a serviços menos nobres para satisfazerem os desejos dos que as ocntratam, ali se instalaram, desarmonizando toda a paz familiar. Vejam como a Doutrina Espírita, através dos orientadores encarnados e dos abnegados benfeitores espirituais dá solução para o caso, reencaminhando todos os envolvidos para a redenção de si mesmos.

O Amor Sempre Vence

O Amor Sempre Vence

2003 • Editora EME

Romance envolvente onde, apesar das paixões e conflitos, o amor verdadeiro prevalece. Quem era aquela jovem que se aproximou de Thiago, enquanto pintava placidamente às margens do rio Sena, em Paris, pedindo-lhe que pintasse o seu retrato ? Ele, que vivia com dificuldades e viera a Paris para aperfeiçoar a sua arte, imaginou que uma oportunidade promissora chegara à sua vida plena de dificuldades. No entanto, aquela aproximação foi o ponto de partida para trágicas situações que ele teve que enfrentar depois, em meio a uma paixão avassaladora e um amor puro e verdadeiro. Sentimentos nobres e elevados fazem parte deste romance, bem como atitudes de sagacidade e de falta de escrúpulos, o desagravo e a vingança. Mas, diante de DEUS e do pensamento cristão, 'o amor sempre vence'.

O Bem e o Mal

O Bem e o Mal

Mar/2003 • Editora EME

Este é um romance que traz à reflexão um tema bastante polêmico e muito importante - a homossexualidade. Não podemos dizer que esse seja um problema atual porque sempre existiu. Entretanto, agora, pela ruptura dos tabus que o mantinham velado, a liberalidade que conquistou é grande. Todavia, qual o pensamento da Doutrina Espírita em relação a ele ? Como os seus postulados consideram aqueles que envergam uma condição dúbia entre a masculinidade aparente e a feminilidade de fato ? A leitura deste livro trará essas respostas e muito mais ...

A Camponesa da Casa de Pedra

A Camponesa da Casa de Pedra

2002 • Editora EME

As paredes daquela mansão aterrorizavam Isabel, sua nova proprietária, como se olhos invisíveis a vigiassem de dentro das escuras pedras. Esse é o 'pano-de-fundo' onde se desenrola este romance, cujo conteúdo nos convida a refletir sobre os verdadeiros valores que devemos cultivar e as conseqüências do apego exagerado às coisas materiais.

Elos do Passado

Elos do Passado

2002 • Editora EME

Mostra o reencontro de algumas almas comprometidas entre si por atitudes infelizes em existências pregressas e, dentre elas, a história de dois irmãos. Eles contam com a companhia de Alice, irmã abnegada e altruísta, que se sacrifica por eles. É um livro composto dentro dos fundamentos espíritas, sem nenhuma distorção. O linguajar é simples, direto e objetivo. O enredo não poderia ser mais envolvente. "Há pessoas semelhantes à vela, que se consome para alumiar o caminho alheio". - é exatamento o caso de Alice, segundo Celso Martins.

Em Nome de DEUS

Em Nome de DEUS

2001 • Editora EME

Um Episódio da Inquisição Este livro, embora ambientado na época da Inquisição, aborda um tema sempre atual - o assédio sexual. Com clareza e elegância, o Espírito de Eça de Queirós denuncia uma situação bastante comum nos meios religiosos que exigem de seus seguidores o celibato: o homossexualismo. É um romance cativante, que vai prender o leitor do princípio ao fim, característica, aliás, comum a todos os romances ditados pelo escritor português à médium Wanda A. Canutti.

O Preço da Vingança

O Preço da Vingança

2001 • Editora EME

Narra a história de dois irmãos que, em desagravo ao que consideraram um ato de impiedade cometido contra seus familiares, engendram, mesmo depois da reparação, um plano cruel de vingança. Porém, como toda vingança tem seu preço, ao colocá-lo em prática, gerou graves conseqüências tanto para eles mesmos quanto para os entes que amavam, além de toda a carga de sofrimentos que foram obrigados a suportar pelo remorso que lhes atormentava a consciência.

Foco de Luz

Foco de Luz

2001 • Editora EME

Os Centros Espíritas, quando servem de ponto-de-encontro com as Forças Superiores, transformam-se em Focos de Luz que irradiam na diração de todos aqueles que os procuram. Espécie de universidades do espírito, em que as leis eternas são estudadas com liberdade de pensamento, fazem luzes e articulam orientações seguras para o futuro do Espírito. Este livro, como cada Centro Espírita, também é um foco de luz, levando o conhecimento e o bem-estar aos leitores.

Rastros do Vício

Rastros do Vício

2000 • Editora EME

O escritor demonstra, como Espírito que retorna para uma nova obra, a sua preocupação com os seres da Terra, especialmente nas fases de transição e lutas onde os vícios e as paixões parecem sufocar os encarnados. Este é um romance que aborda as conseqüências do vício e instrui para uma nova vida, trazendo um apelo para os envolvidos, esclarecendo pais e educadores sobre o magno problema, do qual ninguém está imune.

Um Amor Eterno

Um Amor Eterno

2000 • Editora EME

Segundo palavras do autor espiritual, o romance conta a trajetória de dois Espíritos ligados por um amor fraterno muito intenso. Mas que, mesmo com esse amor ou até por causa dele, nem sempre agiram de modo agradável a Deus e, na busca de favores e da satisfação de desejos pessoais, não hesitaram em trabalhar prejudicando, ofendendo e, com isso, comprometendo-se.

Depende de Nós

Depende de Nós

1999 • Editora EME

Uma história atual, relatando a morte prematura de um garoto e seu retorno no mesmo lar, onde passa a recordar sua última encarnação. O encontro com pessoas que conviveram com ele e seu envolvimento faz renascer lances da vida pregressa, com fatos autênticos de identificação, tendo no acontecimento a participação de personalidades espíritas que pesquisam a mediunidade e os fenômenos de recordações de vidas passadas.

Getúlio Vargas em Dois Mundos

Getúlio Vargas em Dois Mundos

1998 • Editora EME

Obra psicografada pelo Espírito Eça de Queirós, abordando fatos históricos e o retorno espiritual de Getúlio Vargas. Uma obra que percorre importantes e polêmicos fatos da História, ocorridos na época em que Vargas foi presidente do Brasil. Descreve, também, seu retorno ao plano Espiritual pelas portas do suicídio. Ditada pelo Espírito Eça de Queirós, a obra surpreende o leitor mais familiarizado com a extensa obra deste autor enquanto encarnado.