www.nossosaopaulo.com.br

Museu Paulista - Museu do Ipiranga


Desde 1823 houve várias tentativas para ser erguido um monumento comemorativo da Independência do Brasil. Em 1825 a Câmara Municipal de São Paulo chegou a assinalar o local exato do grito da Independência, para aí ser levantado o referido monumento. No ano de 1881 o governo provincial aprovou o projeto apresentado pelo engenheiro arquiteto italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi, sendo contratado o arquiteto Luigi Pucci para a construção; as obras foram iniciadas em 1885.

O projeto completo era de um palácio no estilo Renascença italiana, em forma de "E", com belo corpo central, precedido de nobre escadaria e pórticos, e duas alas laterais.
Em 1889 estava quase pronto o edifício, que tinha 123 metros de fachada, enobrecido por vigorosa colunata e monumental escadaria.
MUSEUO acervo do antigo "Museu Sertório", que pertencentencia ao Cel. Joaquim Sertório, existente em São Paulo, e foram adquiridos por Francisco de Paula Mayrinck, que a seguir fez doação ao Governo do Estado, em 1890.

Em 28 de Agosto de 1893, foi criado por lei o Museu Paulista, e o seu acervo inicial foram as coleções do antigo Museu Sertório; a mudança dessas coleções foi feita em 1894, para o Palácio-monumento.

A inauguração solene do Museu Paulista nesse novo edifício, ocorreu em 7 de setembro de 1895.
Ao longo do tempo foram acrescentados muitos remates decorativos e somente com o correr dos anos foi se completando o prédio do Museu. Foram colocadas duas grandes estátuas de mármore, no saguão de entrada, representando os bandeirantes Antônio Raposo Tavares e Fernão Dias Paes, trabalhos do escultor italiano Luigi Brizzolara; existindo aí , como em outras salas, obras de renomados pintores e escultores. No ano de 1907 o médico Carlos Botelho, quando Secretário da Agricultura, incumbiu o paisagista Arsênio Puttemans, de ajardinar o Parque da Independência, defronte do museu, no estilo dos jardins franceses.MUSEU

O Museu Paulista que hoje abriga grande acervo cultural localiza-se dentro do Parque da Independência, no bairro do Ipiranga e está aberto a visitação pública. Não deixe de visitá-lo, nos seguintes horários:

De terças a sexta-feiras, das 9h às 17h.
Telefone para contato e para Marcar hora : (0xx11) 6165-8007 / 6165-8035

Página Oficial: MUSEU PAULISTA - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - MUSEU DO IPIRANGA  

Portal Nosso São Paulo - www.nossosaopaulo.com.br