PENSAMENTOS e NEGÓCIOS

NOVEMBRO de 2003


www.nossosaopaulo.com.br
Voltar ao Atual

03/Novembro/2003

"SER INOVADOR É ..."

"Possuir e saber utilizar ferramentas de colaboração que facilitem o relacionamento, tanto entre os departamentos de uma empresa, quanto entre empresas que façam parte de uma cadeia produtiva, agilizando os procedimentos e aumentando a produtividade; ter métricas claras para o acompanhamento de projetos e seus resultados e, antes mesmo dessa etapa, para a defesa destes projetos frente ao board da corporação; gerenciar o conhecimento disponível na empresa de forma que ele possa ser compartilhado, bem aproveitado e que não acabe sendo contabilizado no rol dos prejuízos.

Estes são alguns parâmetros que hoje determinam quando uma empresa está sendo inovadora no uso da T.I. (tecnologia da informação), aproveitando o que de melhor ela pode proporcionar em benefício, não apenas dos resultados financeiros, mas de um maior bem-estar dentro das corporações o que, sem dúvida alguma, estará refletido no que vai mais diretamente de encontro aos anseios dos acionistas e investidores."

( Stela Lachtermacher- Info. Week OUT/2003 )

04/Novembro/2003

"A ARTE DA INOVAÇÃO"

"Inovação é coisa para profissionais !
Em qualquer campo ou arte, os verdadeiros inovadores só surgem dentre aqueles que conhecem a fundo o meio em que atuam e sabem diferenciar claramente o mainstream da novidade. O risco de tentar inovar sem ter essa base de conhecimento é o de cair em pretensas inovações ou deixar de escolher a maneira ótima de se realizar uma tarefa. Em T.I. (tecnologia da informação), o argumento é especialmente válido."

( Carlos Eduardo Valim - Info. Week OUT/2003 )

05/Novembro/2003

"MÁXIMAS DA FILOSOFIA - 31"

"A vida não tem mais do que duas portas; uma de entrada, pelo nascimento; outra de saída, pela morte. Ninguém, cabendo-lhe a vez, se poderá furtar à entrada. Ninguém, desde que entrou, em lhe chegando o turno, se conseguirá evadir a saída."

( Rui Barbosa - Casa de Ruy Barbosa - 1849/1923 )

06/Novembro/2003

"MÁXIMAS DA FILOSOFIA - 31"

"Uma longa viagem começa com um único passo."

( Lao Tsé -  Filosofia Virtual - Veja em nossa Página Educação )
gentileza da Profª, Mestra em Filosofia, Cristina G. Machado de Oliveira

07/Novembro/2003

"INOVAÇÃO EM DOSES HOMEOPÁTICAS"

"Para as empresas do setor de Atacado e Comércio Exterior, as inovações em tecnologia concentram-se nos aspectos operacionais do negócio.

De acordo com o resultado das 100+ Inovadoras (Information Week/Out), um desses aspectos é a utilização de dispositivos móveis - adotados por 71,4% das companhias contra 55,5% do geral. Outro destaque na área, em 2003, foi a implementação dos sistemas de gestão ERP (Enterprise Resource Planning ), apontado por 57,1% dos entrevistados como 'importante' ou 'muito importante' nos últimos 12 meses. Atualmente, 85,7% das corporações desse segmento afirmam possuir ERP, número acima da média geral, que é 84,9%."

( do original de Thaís Aline Cerioni - Info Week - Out/2003 )

10/Novembro/2003

"MÁXIMAS DA FILOSOFIA - 32"

"O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos."

( Lao Tsé -  Filosofia Virtual - Veja em nossa Página Educação )
gentileza da Profª, Mestra em Filosofia, Cristina G. Machado de Oliveira

11/Novembro/2003

"TI A SERVIÇO DA ESTRATÉGIA"

"Atender os clientes de forma diferenciada é o que move o disputado mercado do comércio varejista. Para tanto, uma das principais missões da área de T.I. (tecnologia da informação) das empresas do setor é permitir o gerenciamento e a utilização das informações corporativas como forma de otimizar os negócios.

De acordo com o resultado do estudo "As 100 Mais Inovadoras no Uso de T.I." (Information Week), elas estão no caminho certo: os sistemas de B.I. (business intelligence) já são usados por 90,9% das empresas da área; ferramentas de 'data mining' são utilizadas por 54,5%; a gestão do conteúdo por 45,4% e sistemas de data warehouse por 72,7%."

( Thais Aline Cerioni - Information Week - Out/2003 )

12/Novembro/2003

"COLABORAÇÃO EM ALTA"

"Indústria colaborativa e integradora. É assim que também pode ser chamada a indústria automotiva e de motores. Segundo o estudo das mais inovadoras de "Information Week Brasil", a categoria se destaca pela alta adoção de sistemas de colaboração entre parceiros e clientes: 85,7% dos executivos de T.I. (tecnologia da informação) das empresas do setor responderam utilizar amplamente tais sistemas. Uma porcentagem significativa se comparada à da média geral do estudo, considerando todas as outras categorias, que foi de 52,7%. Principalmente nas companhias automobilísticas, colaboração e integração são traduzidas em iniciativas com ênfase em internet, tecnologias sem fio (wireless), VoIP (voz sobre IP) e até radiofreqüência."

( Rachel Rubin - Information Week - Out/2003 )

13/Novembro/2003

"MÁXIMAS DA FILOSOFIA - 33"

"Jamais haverá ano novo se continuarmos a copiar os erros dos anos velhos."

( Luis de Camões -  Filosofia Virtual - Veja em nossa Página Educação )
gentileza da Profª, Mestra em Filosofia, Cristina G. Machado de Oliveira

14/Novembro/2003

"MÁXIMAS DA FILOSOFIA - 34"

"A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo."

( Merleau-Ponty -  Filosofia Virtual - Veja em nossa Página Educação )
gentileza da Profª, Mestra em Filosofia, Cristina G. Machado de Oliveira

17/Novembro/2003

"A MAIORIDADE ARTÍSTICA - 1915"

"Não escrevo dissonante para ser moderno. De maneira nenhuma. O que escreve é conseqüência cósmica dos estudos que fiz, da síntese a que cheguei para espelhar uma natureza como a do Brasil. Quando procurei formar a minha cultura, guiado pelo meu próprio instinto e tirocínio, verifiquei que só poderia chegar a uma conclusão de saber consciente, pesquisando, estudando obras que, à primeira vista, nada tinham de musicais.

Assim, o meu primeiro livro foi o mapa do Brasil, o Brasil que eu palmilhei, cidade por cidade, estado por estado, floresta por floresta, perscrutando a alma de uma terra. Depois, o caráter dos homens dessa terra. Depois, as maravilhas naturais dessa terra. Prossegui, confrontando esses meus estudos com obras estrangeiras, e procurei um ponto de apoio para firmar o personalismo e a inalterabilidade das minhas idéias."

( Maestro Heitor Villa-Lobos -  1887/1959 - Resposta às Críticas  )

18/Novembro/2003

"SUPLEMENTO TECNOLÓGICO"

"Mesmo em um ambiente não muito inovador, corporações se fortalecem com projetos envolvendo Internet e Inteligência das informações.
A indústria de alimentos e bebidas, ainda conservadora sob o ponto de vista tecnológico, vai gastar bem menos em 2003 com T.I. (tecnologia da informação) do que no ano passado. Segundo o estudo das mais inovadoras de INFORMATIONWEEK BRASIL, a porcentagem média que representa o orçamento total de T.I. do setor caiu de 4,13% para 1,48% - índice que fica abaixo, também, da média geral das 220 empresas que responderam à pesquisa deste ano, de 4,97%. Outro indicativo de que essa indústria coloca o pé no freio quando o assunto é tecnologia é o fato de mais da metade (55,6%) de seus principais executivos em TI ainda não fazer parte do alto comitê executivo de suas empresas.

Apesar deste cenário, algumas corporações se destacam pelo uso que fazem da TI. É o caso da Bunge Alimentos, empresa mais inovadora da categoria segundo a pesquisa. A receita de Joanita Karoleski, CIO da corporação, para elevar a empresa ao topo desse ranking foi misturar em um só bolo soluções baseadas em internet para relacionamento com parceiros de negócios, projetos de BI (business intelligence) e de gestão do conhecimento, convergência de telecomunicações para integrar voz, dados e imagens e uma ampla plataforma - em parte desenvolvida internamente - para suportar computação móvel e aplicativos específicos de automação de serviços remotos."

( Rachel Rubin -  Info. Week Out/2003 )

19/Novembro/2003

"CONSTRUIR É COLABORAR"

"Tecnologia inteligente em benefício dos negócios. Esse é o lema das empresas do setor da Construção e Materiais de Construção, conforme aponta a pesquisa 'As 100+ Inovadoras no Uso de TI'.
Com 75% das companhias já possuindo ferramentas de BI (business intelligence), o segmento aproveitou o ano de 2003 para desenvolver e implementar sistemas que utilizam as informações corporativas para melhorar as operações."

( Thais Aline Cerioni -  Info. Week Out/2003 )

20/Novembro/2003

"MÁXIMAS DA FILOSOFIA - 35"

"Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho."

( Gandhi -  Filosofia Virtual - Veja em nossa Página Educação )
gentileza da Profª, Mestra em Filosofia, Cristina G. Machado de Oliveira

21/Novembro/2003

"DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO"

"Há cerca de 40 anos, Marshall McLuhan previa que a televisão nos faria entrar na era da 'aldeia global'. Hoje, com os satélites e todos os outros meios tecnológicos que facilitam a transmissão de imagens para os quatro cantos do mundo, essa visão nunca esteve tão perto de nós. Vivemos cada vez mais numa mesma 'Sociedade da Informação', na qual a televisão, o nosso meio de comunicação mais poderoso, é um elemento fundamental (...)

(...) Na sociedade da informação, a liberdade de imprensa e o pluralismo de conteúdos podem e devem andar a par (...)"

( Kofi Annan - Secretário-Geral da ONU - Veja a íntegra em nossa Página Novidades )

24/Novembro/2003

"TI NA RAIZ DOS NEGÓCIOS"

"A adoção de sistemas para controle de métricas de negócios e relacionamento eletrônico com fornecedores movimenta a indústria de papel e celulose.

O negócio delas pode até ser papel, mas na base dos negócios das empresas do setor de Papel e Celulose há muita tecnologia. Um dos segmentos mais avançados em T.I. (tecnologia da informação), a área teve suas três principais representantes - Aracruz Celulose, Votorantim Celulose e Suzano Bahia Sul - entre as 16 empresas mais inovadoras de 2003. A pesquisa realizada mostra os avanços na produção, com 100% dos entrevistados utilizando sistemas de automação do chão de fábrica; a evolução da cadeia de suprimentos, tarefa para a qual 85,7% das empresas consultadas possuem sistemas específicos e a disseminação dos dispositivos de mão, utilizados por 71,4% delas. As ferramentas de colaboração entre parceiros e clientes também são importantes no segmento. Uma iniciativa que merece destaque é o Pakprint, e-marketplace setorial onde, desde 2002, fornecedores e clientes negociam por meio de transações diretas entre seus ERPs (enterprise resource planning - sistemas integrados de gestão).

O Ano de 2003 foi marcado por duas tendências, ambas associadas á tecnologia de business intelligence (BI): a criação de data warehouses e a implementação de sistemas de métricas de negócios."

( Thais Aline Cerioni -  Info. Week Out/2003 )

25/Novembro/2003

"MÁXIMAS DA FILOSOFIA - 36"

"Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens."

( Pitágoras -  Filosofia Virtual - Veja em nossa Página Educação )
gentileza da Profª, Mestra em Filosofia, Cristina G. Machado de Oliveira

26/Novembro/2003

"MOBILIDADE É A ORDEM"

"Equipes de venda equipadas com PDAs e Notebooks são regra na indústria farmacêutica, que abusa das transações eletrônicas em busca da eficiência.

Um dos mais disputados mercados para as ferramentas de inteligência competitiva e mobilidade é a indústria farmacêutica. Afinal de contas, o modelo de operação das empresas do setor é fortemente apoiado em uma ampla força de vendas dispersa, com muitos profissionais trabalhando grande parte de seu dia fora do escritório. Para atender esse time, é fundamental adotar soluções de segurança, equipamentos portáteis e sistemas que ofereçam aos vendedores informações de qualidade sobre cada um de seus clientes."

( Alexandre Scaglia - Info Week - Out/2003 )

27/Novembro/2003

"ADITIVOS DE INTELIGÊNCIA"

"Os altos índices na adoção de ferramentas de B.I. (business intelligence) e de integração da cadeia de suprimentos, impulsionaram as empresas da indústria química e petroquímica para o topo da lista das Cem mais Inovadoras de 2003 (Information Week).

Entre as razões para tal desempenho estão os altos índices na adoção de Sistemas Supply Chain (SCM, ou gerenciamento da cadeia de suprimentos), de software de Gestão do Conhecimento e de ferramentas de Business Intelligence. "

( Alexandre Scaglia - Info Week - Out/2003 )

28/Novembro/2003

"MÁXIMAS DA FILOSOFIA - 37"

"Se é a razão que faz o homem, é o sentimento que o conduz."

( Rousseau - Jean Jacques Rosseau - Biografia - 1712 /1778 )
gentileza da Profª, Mestra em Filosofia, Cristina G. Machado de Oliveira

Voltar ao Atual
Portal Nosso São Paulo - www.nossosaopaulo.com.br