PENSAMENTO DO DIA
PENSAMENTOS e FILOSOFIA

JANEIRO de 2007


www.nossosaopaulo.com.br

Voltar ao Atual
Pensamentos e Filosofia - CLICK AQUI e pesquise por outros textos ou autores em nossa Base de Dados, ou utilize o GOOGLE:

Google
 

01/Janeiro/2007:

“ UM SER FOI BRUTALMENTE ASSASSINADO ”
- ... Sabe o que ele fazia antes disso ? Protegia a sua vida ... -

“ Com o título acima, muito bem elaborado, recebemos um folheto orientativo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano - Coordenadoria do Meio Ambiente -, da cidade de Araraquara-SP, interior de São Paulo, que continua com orientações preciosíssimas:

_ " Árvores são seres que passam a vida defendendo você e sua família de agressores naturais, como os raios solares, poluição sonora e vento.

O problema é que estão sendo massacradas pela poda. Se nada for feito, em breve, elas não poderão mais protegê-lo. O clima estará comprometido e a nossa cidade mais sujeita a catástrofes naturais, como superaquecimento, vendavais e enchentes. É hora de agir, Conheça a Campanha Verde é Vida !

Por que as árvores são importantes nas cidades ?
Diminuem a poluição; protegem e direcionam o vento; protegem contra o calor e promovem sombra; regularizam a quantidade de chuvas; valorizam os imóveis e embelezam as cidades.

Então, qual é o problema ?
Muitos são os transtornos causados pelo confronto de árvores com fiações elétricas, encanamentos, iluminação, etc. Esses conflitos tendem a provocar a poda que está levando à morte centenas de plantas.

Por que a poda é prejudicial ?
As contrário do que se pensa, a poda é uma prática antiga que esgota as reservas de energia da árvore e ainda pode causar acidentes, danificando casas e carros. A situação torna-se mais grave quando é realizada a PODA DRÁSTICA, aquela na qual são retirados mais de 50% dos galhos e folhas. Isso gera, com o tempo, a MORTE POR ENFRAQUECIMENTO.

Quando a poda deve ser efetuada ?
A poda só pode ser realizada com autorização e orientação da PREFEITURA, apenas quando as árvores: encontram-se embaixo de fiação; prejudicam a iluminação pública; escondem placas de sinalização ou semáforos; interferem no imóvel sem recuo predial (espaço que separa a calçada da construção); encontram-se ainda em fase de muda, retirando-se os ramos laterais, abaixo de 1,80m.

Como fazer a poda sem prejudicar a planta ?
É preciso conhecer ferramentas e técnicas corretas, tais como: utilizar apenas TESOURA DE PODA, jamais instrumentos como facão, foice, machado, serra manual ou elétrica; só se deve podar os galhos mais finos, da grossura de um dedo, a uma distância de 1 metro da última poda; sempre deixar na planta 70% das folhas e galhos que existem, respeitando o formato natural da copa da árvore; a pode deve ser feita, preferencialmente, após a floração, no período do inverno; nunca mexer em plantas que abriguem ninhos de pássaros, abelhas, formigas, manduruvás. Em caso de troncos podres, entre em contato com a PREFEITURA....

(....)

Árvores são patrimônios públicos. Cortar, lesar, matar ou podar uma árvore é CRIME AMBIENTAL com multa em dinheiro. Por isso, denuncie quem o faz. E, em qualquer caso, entre em contato com a PREFEITURA, através da Gerência de Conservação de Áreas Verdes, pelos fones (0xx16) 3301-5029 ou 3301-5081, que é o órgão capacitado e autorizado para orientar, cortar raízes, remover, plantar ou podar árvores."

Sem sombra de dúvida, parece-nos estar defronte a uma administração que REALMENTE nutre um profundo respeito pelo meio ambiente, mormente por nossas amigas ÁRVORES, às quais devemos a nossa própria vida, visto serem exímias produtoras do oxigênio, fonte da vida animal neste planeta.

Àqueles que seguem essas linhas e os nossos artigos anteriores, pode parecer estranho essa postura... Mas, então, essa Prefeitura conta com profissionais e técnicos bastante competentes nesse mister, que conhecem a fundo a ciência da proteção ambiental e que dedicam suas vidas a este objetivo ?

Podemos responder a esta pergunta, sem pestanejar, de forma AFIRMATIVA, o que é corroborado pelo conteúdo deste folheto orientativo, que continua sendo distribuído nesta cidade há vários meses e que só pode ter sido elaborado por homens e mulheres de caráter, que conhecem e bastante o seu ofício.

Mas, então, como é que nós, deste portal, temos publicado tantas críticas às ações desta administração, mormente contra as obras e o escangalhamento da RUA CINCO ???

Tanto quanto os leitores e leitoras, continuamos entorpecidos... Como é que uma administração pública, que conta com bons profissionais e que deveria DAR EXEMPLOS em todas as áreas, pode CONTRADIZER, nos seus atos, de forma flagrante e contundente, as suas próprias normas e palavras ??? E como surpresa adicional, nesta data fomos informados e constatamos um outro CRIME AMBIENTAL, desta feita praticado contra as árvores da PRAÇA DEFRONTE AO ESTÁDIO MUNICIPAL.... , onde outras árvores centenárias - seringueiras - foram derrubadas sob a alegação de infestação por cupins... é mais fácil derrubar do que tratar... - CLICK AQUI E VEJA AS FOTOS -. aliás, estádio este que nem é mais municipal, visto ter sido vendido a um clube de elite para ajudar no pagamento de dívidas...

Todos sabemos que vivemos num país onde grassa a impunidade, a imoralidade, a falta de ética e moral em todos os níveis e que os bons muitas vezes são subjugados pelos maus... e isso parece estar ocorrendo também aqui... Outros homens e/ou mulheres, investidos em cargos de poder, por interesses diversos e desconhecidos, decidiram DESCUMPRIR as próprias leis municipais e a Lei Federal, mandando cortar e escangalhar árvores indefesas, sob falsos pretextos... e tentando adulterar um Patrimônio Histórico...

Mas nós, homens e mulheres de bem NUNCA poderemos nos conformar com esse estado de coisas, e devemos lutar até a última gota de suor e lágrimas para modificar este triste paradigma... Na qualidade de cidadão araraquarense e de gestor deste portal, temos a consciência tranqüila de estar fazendo muito mais que a nossa parte... e estimulamos a todos a fazerem o mesmo, mormente os moradores da bela 'Morada do Sol', visto que a mídia local e regional insiste em permanecer CALADA..., isso quando não tenta justificar esses atos aos olhos e ouvidos dos incautos... !!!

Além disso, para aqueles que não acreditam muito em nossas palavras, e confiando no ditado que diz 'uma imagem vale mais do que mil palavras', estamos publicando imagens - CLICK AQUI - da devastação ocorrida na cidade de Araraquara, mormente na RUA CINCO, onde os OITÍS - frisamos mais uma vez, tombados de há muito pelo Patrimônio Histórico - foram impiedosamente e literalmente escangalhados... e onde obras que adulterarão um patrimônio histórico, podem comprometer ainda mais essas árvores...

Visto o grande poder político da atual administração, bem como informações recebidas de que modificações que devem ocorrer na Promotoria Pública Municipal para o próximo ano podem interferir no PEDIDO DE EMBARGO, bem como de APURAÇÃO e PUNIÇÃO EXEMPLAR dos CULPADOS que a ela submetemos, até agora sem respostas efetivas, estamos transmitindo e protocolando este APELO DENÚNCIA aos escritórios da ONU, para conhecimento do Secretário Geral, visto estes atos terem sido cometidos durante 2006, Ano Internacional dos Desertos e da Desertificação, que tratou especificamente deste tema. Também estamos enviando este apelo/denúncia: (1) ao MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, para que seja aberto um inquérito ou para que seja agilizada a ação proposta na promotoria local; (2) para o PALÁCIO DO PLANALTO, visto estar envolvido um Ministério Federal - das CIDADES - no financiamento desta obra pavorosa e ilegal, através de um banco federal: A CEF, e isso para que o PODER EXECUTIVO, tomando conhecimento da realidade dos fatos, possa tomar providências IMEDIATAS no sentido de fazer cessar esta obra; (3) Estamos enviando-o também, como mais um apelo, ao SENADO e à CÂMARA FEDERAL e ao GOVERNO ESTADUAL, para que alguma ação ocorra no sentido de embargar, definitivamente, esta obra, além de apurar e punir os culpados pelo crime ambiental e tentativa de crime contra o patrimônio público. (4) Além disso, a título de esclarecimento e mobilização, estamos enviando este artigo para os poderes municipais de várias cidades paulistas, para a MÍDIA NACIONAL (jornais, emissoras de TV, rádios e revistas ), estadual e regional e para milhares de cidadãos e cidadãs brasileiros.

Apelamos à todos, mormente à JUSTIÇA, para que a Prefeitura de Araraquara - e os demais envolvidos - sejam punidos pelo desrespeito às LEIS deste país e às próprias normas que essa mesma prefeitura tenta impor à nós, reles cidadãos... Isso porque acreditamos que o poder público não pode estar acima das leis, mas deve ser o primeiro a cumpri-las, dando-nos o precioso EXEMPLO, muito mais eficaz que um milhão de palavras... sejam elas escritas ou faladas... e esta é a maior lição do Grande Mestre dos Mestres, até hoje incompreendida... como as demais.

UM FELIZ 2007 A TODOS, COM MUITO VERDE e sem mais escangalhamentos !!!”

Veja também o nosso artigo: "Os Oitis e o Verbo Escangalhar !!! - click aqui "

( Eng. Celio Franco - "Biografia" - 1959/**** )
Quer dar sua opinião sobre este texto? CLICK AQUI e Fale Conosco!!!
- Desde que citada a fonte e mantido como está, esse texto pode ser livremente republicado -

 

Pensamento do Dia - Esta página mantém Pensamentos, Filosofia, Negócios e Mensagens de Otimismo. This page keeps information concerning Philosophy, Thinks and Sublime Optimism Messages.
Portal Nosso São Paulo - www.nossosaopaulo.com.br